A Psicologia da Saúde estuda as variáveis psicológicas que influenciam a saúde e doença e tem uma presença cada vez mais importante nas ciências da saúde. As teorias e a investigação da Psicologia Social têm muito a oferecer neste domínio e o Mestrado em Psicologia Social da Saúde irá equipá-lo com os instrumentos e os conhecimentos necessários para analisar o comportamento humano, promovendo a interação social e a saúde.
Veja a Sessão de Abertura.
O que se aprende no Mestrado em Psicologia Social da Saúde?
Este mestrado que conjuga conhecimentos de Psicologia Social, Comunitária, Clínica e da Saúde, proporcionando um programa inovador e muito prático, onde os alunos beneficiam da proximidade com projetos de investigação nacionais e internacionais. Pretende-se uma abordagem inovadora, introduzindo-se aqui o conceito de Saúde Digital como central na nossa sociedade em rede. Procura-se a sensibilização para a utilização das tecnologias como forma de diagnóstico e intervenção em contextos de saúde.
Parte-se de teorias recentes de diferentes ramos da Psicologia aplicadas aos domínios da promoção da saúde e da adaptação à doença para aprender a:
O mestrado aposta no desenvolvimento de competências práticas, pelo que inclui diversos workshops (ex: condução de grupos de apoio; desenvolvimento de aplicações e uso das redes sociais).
Também vai aprender a usar e desenvolver métodos de investigação de ponta através da participação em projetos em curso focados em questões como género e saúde, envelhecimento ativo, educação em saúde, prevenção de stress.
As dissertações de mestrado dedicam-se a temas tão diversos como:
Algumas das teses foram já publicadas em dois livros intitulados Psicologia Social da Saúde e editados pela Sílabo em 2014 e 2016.
Quem é o corpo docente?
O corpo docente é extremamente qualificado e tem grande experiência de pesquisa neste domínio, como são as professoras Sibila Marques, Luisa Lima, Sónia Bernardes, ou Marta Matos. O curso conta ainda com a colaboração de docentes da Escola de Tecnologias e Arquitetura, Gestão e Sociologia do Iscte que abordam em específico os conteúdos relativos à Saúde Digital.
Os alunos beneficiam da proximidade com os investigadores e com os projetos em curso na Unidade de Investigação (CIS-IUL) e no Laboratório (LAPSO-IUL). O curso tem ainda colaborações regulares de docentes e investigadores de prestigiadas instituições estrangeiras de ensino superior, como a Universidad de Barcelona (Espanha), a Université Paris Descartes (França), a Universidade de Maastrich (Holanda) ou a University of Bath (Reino Unido).
Atividades associadas ao Mestrado
O Mestrado em Psicologia Social da Saúde organiza todos os anos um Encontro, onde promove o diálogo entre a academia e os profissionais (ver o programa do segundo encontro do Mestrado e da Conferência "Um Mundo em Mudança: Desafios para a Psicologia Comunitária e da Saúde"). Além disso, o Mestrado acolheu em Janeiro de 2016 o Congresso Nacional de Psicologia da Saúde, que contou com as seguintes conferências:
O plano de estudos do curso é compatível com a formação específica de Psicólogos.
Direção
Informações Gerais