O mestrado em Informática e Gestão tem a duração de dois anos, correspondentes à obtenção de 120 créditos ECTS, repartidos entre: 48 em unidades curriculares obrigatórias, 24 em optativas, 6 em optativas livres e 42 na dissertação ou trabalho de projeto.
As optativas indicadas serão disponibilizadas em horário pós-laboral, podendo o estudante escolher as unidades curriculares recomendadas ou outras ajustáveis ao seu horário.
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos |
---|
Optativas recomendadas
O plano de estudos atual do Mestrado em Informática e Gestão (MIG) permite aos estudantes saírem graduados com uma especialização em uma de duas áreas possíveis: Tecnologias de Transformação Digital ou Ciência de Dados.
Para que um estudante possa ter uma destas especializações terá de se inscrever, usando as unidades curriculares (UC) optativas, a 4 UC específicas. Só se concluir com sucesso as 4 UC dessa área é que poderá ter a especialização.
A abertura das UC optativas, e consequentemente as especializações, está sujeita à escolha das UC por um número suficiente de estudantes. É importante também ter em consideração que há limitações ao número de inscritos por UC.
Tecnologias de Transformação Digital:
03691 | Blockchain
03557 | Gestão de Processos de Negócio
02674 | Tecnologias e Sistemas Cloud
04401 | Tecnologias Disruptivas
04412 | Transformação Digital
03579 | Internet das Coisas para Cidades Inteligentes
03746 | Laboratório de Internet das Coisas
Ciência de Dados:
03363 | Inteligência Computacional e Otimização
02864 | Algoritmos para Big Data
02870 | Text Mining
03209 | Fundamentos de Ciência de Dados
Objetivos
O Mestrado em Informática e Gestão (MIG) visa dotar os participantes de competências integradas em SI organizacionais, utilizando as metodologias, tecnologias e princípios de gestão mais adequados e atuais. Pretende dotar os alunos de competências científicas e metodológicas de nível correspondente ao 2.º ciclo, nos domínios tecnológico e de gestão.
Ao frequentarem este mestrado os alunos terão a possibilidade de aprofundar conhecimentos sobre as principais temáticas requeridas e usadas pelo mercado de trabalho no que diz respeito à governação e gestão das tecnologias de informação em prol do negócio. Agile, scrum, DevOps, gestão de projetos, governação das TI, gestão de serviços de TI, BPMN, otimização de processos, data science, ITIL, COBIT, serão alguns dos principais temas abordados.
O MIG oferece um ciclo de estudos subsequente aos licenciados em Informática e Gestão de Empresas bem como aos licenciados de outras instituições que nos procurem. O MIG pretende também afirmar-se como uma alternativa para licenciados que tenham seguido um plano de 3 anos, e que procurem um processo de formação-aprendizagem segundo padrões de elevado nível de exigência e orientação para os resultados.
Os estudantes do mestrado em Informática e Gestão devem ser capazes de: comunicar eficazmente por escrito; comunicar eficazmente oralmente; desenvolver pensamento crítico; demonstrar elevado conhecimento técnico nas áreas essenciais da informática e da gestão, com relevância para os sistemas de informação de gestão; demonstrar competências específicas para trabalhos de diagnóstico, síntese e investigação.
Estes objetivos de aprendizagem são operacionalizados através dos objetivos específicos de cada unidade curricular, devidamente especificados na respetiva FUC, e com uma correspondência direta com pelo menos um dos objetivos de aprendizagem do curso.
A medição do seu grau de cumprimento é realizada em cada unidade curricular, na respetiva FUC, da qual constam as metodologias de avaliação utilizadas em cada objetivo específico.
Dissertação / Trabalho de Projeto
Pretende-se com esta UC terminal do MIG que o mestrando desenvolva e demonstre capacidades de trabalho autónomo, planeando, investigando, sistematizando, desenvolvendo, escrevendo (sob a forma de uma dissertação) e apresentando o seu trabalho de iniciação à atividade científica em torno de um tema bem delimitado, para permitir o seu tratamento em profundidade. O trabalho será orientado por um doutor ou especialista de reconhecido mérito que, entre outras coisas, ajudará o candidato na escolha da metodologia de investigação mais adequada. Se o tema escolhido for pluridisciplinar, é possível existir um coorientador(a) por forma a cobrir de forma adequada as áreas científicas envolvidas. Esta UC culmina com a defesa da dissertação elaborada, numa prova pública perante um júri nomeado para o efeito.
O Iscte encoraja fortemente a redação das dissertações em língua inglesa, não só porque isso promove a sua divulgação internacional, através da disponibilização no repositório institucional, como também facilita a produção de artigos científicos baseados nos resultados da investigação descrita na dissertação. A aceitação para publicação de um tal artigo num evento ou revista internacional com revisão pelos pares científicos, antes da defesa, é um fator que influenciará positivamente a classificação final obtida nesta UC. Chama-se a atenção que a nota da dissertação conta para quase metade da média final do mestrado, pois que essa média é calculada com base nas classificações ponderadas pelos créditos da totalidade das UCs realizadas no âmbito do MIG.
Embora se privilegie a opção de “dissertação”, dado que permite uma boa introdução ao mundo da investigação, que é a principal forja do conhecimento em todo o mundo, o mestrando poderá optar pela realização de um “trabalho de projeto” de cariz inovador, totalizando os mesmos créditos que uma dissertação, cuja elaboração deve ser ancorada numa metodologia de desenvolvimento bem identificada e cujo relatório, que também será sujeito a uma defesa pública perante um júri, deverá obedecer aos mesmos requisitos de qualidade que uma dissertação. O trabalho de projeto terá tipicamente uma natureza mais aplicada que uma dissertação e poderá ser desenvolvido no âmbito de um centro de investigação ligado à ISTA, sob orientação de um dos seus investigadores, ou então conduzido numa empresa, tipicamente orientado por um professor do DCTI ou IBS e coorientado por um especialista de reconhecido mérito dessa mesma empresa.