Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
---|---|---|
Equipas de Alto Desempenho
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Estratégia, Portfolio e Programas
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Fundamentos de Gestão de Projectos
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão de Benefícios
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Liderança e Comunicação Organizacional
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Metodologias Ágeis
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Negociação e Gestão de Stakeholders
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Técnicas de Gestão de Contratos e Fornecedores
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Tópicos Avançados e Investigação em Gestão de Projetos
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Análise da Performance Financeira
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Financiamento de Projectos
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Preparação para A Certificação Pmp
6.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Técnicas de Gestão de Risco
3.0 ECTS
|
Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Técnicas de Monitorização, Controlo e Encerramento de Projetos
3.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 3.0 |
Gestão da Mudança
3.0 ECTS
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Optativas | 3.0 |
Projeto de Intervenção Social
3.0 ECTS
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Optativas | 3.0 |
Equipas de Alto Desempenho
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Conhecer os princípios de alto desempenho;
2. Compreender o ciclo de projeto e o ciclo de desempenho das equipas
3. Identificar os processos críticos das equipas que promovem o alto desempenho
4. Desenvolver intervenções em equipa para potenciar o alto desempenho..
CP1. A Gestão de Programas e Projetos: O papel das equipas
- Definição de equipa e eficácia de equipa
- As equipas de alto desempenho
CP2 . Ciclo do projeto e ciclo do trabalho em equipa de alto desempenho
- Processos de transição
- Processos de ação
- Processos interpessoais
CP3. Intervenções em equipa para aumentar o desempenho
1. Trabalho de grupo - Peso na classificação final: 50%
2. Exame - Peso na classificação final: 50%
A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.
Title: Thompson, L. (2017). Making the team: A guide for managers (6th Edition). New Jersey: Pearson Education
Salas,E., Goodwin,G., & Burke,C. (2009). Team effectiveness in complex organizations. New York:Psychology Press.
O'Neill, T., & Salas, E. (2018). Creating high performance teamwork in organizations. Human Resource Management Review, 28 (4), 325 - 331. Doi: 10.1016/j.hrmr.2017.09.001
Authors:
Reference:
Year:
Title: Santos, C. M., Passos, A. M., Uitdewilligen, S., & Nübold, A. (2016). Shared temporal cognitions as substitute for temporal leadership: An analysis of their effects on temporal conflict and team performance. The Leadership Quarterly. doi:10.1016/j.leaqua.2015.12.002
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Marques-Quinteiro, P., Abrantes, A., Costa, P., Curral, L., Graça, A. M., Passos, A. M., & Santos, C. M. (2020). Trabalho em equipa em Portugal: Uma década de progresso. Psicologia, 34(1), 24-42. doi:10.17575/psicologia.v34i1.1468
Maynard, M. T., Kennedy, D. M., Sommer, S. A., & Passos, A. M. (2015). Team Cohesion: A Theoretical Consideration of Its Reciprocal Relationships within the Team Adaptation Nomological Network. In E. Salas, W. B. Vessey, & A. X. Estrada (Eds.), Research on Managing Groups and Teams, 17, 83-111. doi:10.1108/s1534-085620150000017005
Costa, P. L., Passos, A. M., & Bakker, A. (2014). Team work engagement: A model of emergence. Journal of Occupational and Organizational Psychology, 87 (2), 414-436. DOI:10.1111/joop.12057
Abrantes, A. C. M., Passos, A. M., Cunha, M. P., Santos, C. M. (2018). Bringing team improvisation to team adaptation: The combined role of shared temporal cognitions and team learning behaviors fostering team performance. Journal of Business Research, 84, 59-71. doi: 10.1016/j.jbusres.2017.11.005.
Authors:
Reference:
Year:
Estratégia, Portfolio e Programas
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Conhecer as principais práticas para criar uma estrutura de governança
2. Conhecer as principais práticas para implementar ou aprimorar a governança de portfólios, programas e projetos
1. principais práticas para criar uma estrutura de governança
2. principais práticas para implementar ou aprimorar a governança de portfólios, programas e projetos
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: Governance of Portfolios, Programs, and Projects: A Practice Guide (2016).
Authors:
Reference:
Year:
Title: Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Fundamentos de Gestão de Projectos
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Saber identificar qual a melhor estrutura organizacional de acordo com o modelo de negócio
2. Saber usar na prática as técnicas principais de gestão de um projeto ao nível da iniciação, planeamento, execução, controlo e encerramento
3. Saber adaptar as técnicas de gestão de projeto às circunstâncias e contexto em que este decorre
1. Contexto da Gestão de Projetos
2. Gestão de Stakeholders
3. Produtos vs Projetos
4. Áreas de Conhecimento
5. Principais Competências
6. Estruturas Tipo Project Management Office
7. Project Charter
8. Recolha de Requisitos
9. Definição do Âmbito
10. Dependências, Equipa, Prazo e Orçamento
11. Resolução de Sobrecargas
12. Otimização do Plano
13. Definição de Baseline
14. Monitorização e Controlo baseado em EVM
15. Lições Aprendidas
1. Trabalho de grupo
Peso na classificação final: 50%
2. Avaliação individual
Peso na classificação final: 50%
A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente.
Title: - Miguel, A.(2009).Gestão Moderna de Projetos. FCA. 8ª Edição Atualizada
- Kernzer, A (2020).Project Management: A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Controlling. Wiley Edition
- PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição
Authors:
Reference:
Year:
Gestão de Benefícios
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Saber definir um problema de negócio
2. Saber interpretar e avaliar uma iniciativa de forma estratégica
3. Saber aplicar as principais técnicas de captura, modelação e estimação de benefícios
1. Contexto da Gestão de Benefícios
2. Formulação do Projeto
3. Alinhamento Estratégico
4. Estimativa Benefícios
4.1 Plano de Informação
4.2 Modelação Paramétrica
4.3 Recolha de Dados
4.4 Análise de Sensibilidade
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição
Pereira, L. (2014). Como Criar Riqueza - A competência do gestor na economia real, 1ª Edição, Editora Bnomics
Authors:
Reference:
Year:
Title: Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Liderança e Comunicação Organizacional
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá ser capaz de compreender os conceitos para:
OE 1 - Analisar a equipa quanto à fase da de desenvolvimento da equipa, as personalidades, e motivações.
OE 2 - Compreender os diferentes estilos de liderança
OE 3 - Saber dar feedback de forma impactante
Teamanalysis
- Ferramenta 1: Fases de desenvolvimento de uma equipa
- Ferramenta 2: Diferentes personalidades numa equipa
- Ferramenta 3: Os 11 elementos da motivação
Leadership
- Ferramenta 1: Liderança situacional
- Ferramenta 2: Liderança transformacional
Comunicação
- Regras do feedback
- Processo de avaliação
Avaliação: Normal (ou 1.ª Época) e de Recurso (ou 2.ª Época).
Os alunos que optem pela avaliação contínua, terão de ter uma assiduidade mínima de 80% e serão avaliados através de:
a. um trabalho escrito final elaborado em equipa de max. 6 pessoas (com ponderação de 20% na nota final).
b. um teste final individual (com ponderação de 80% na nota final e cuja nota mínima terá de ser igual ou superior a 10 valores);
Aprovam a UC, oquem obtiver a nota final maior ou igual a 10 valores.
Title: - PM Institute: PMBOK Guide, 6th Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Rohrich, Oliver: 11 elementos da motivação (2012)
- Malachowsky, Samuel: Project Team Leadership and Communication (2018)
- Madsen, Susanne: The Power of Project Leadership: 7 Keys to Help You Transform from Project Manager to Project Leader (2019)
- Hynes, Geraldine: Project Communication from Start to Finish: The Dynamics of Organizational Success (2019)
Authors:
Reference:
Year:
Metodologias Ágeis
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Conhecer a mentalidade, valores e princípios do Manifesto Ágil. Abrange também os conceitos de trabalho definível e de alta incerteza, e a correlação entre o lean, o método Kanban e abordagens ágeis.
2. Conhecer os vários ciclos de vida discutidos no guia prático e cubra os filtros de adequação, as diretrizes de adaptação e as combinações comuns de abordagens.
3. Saber como criar um ambiente ágil. Foco em fatores críticos a serem considerados ao criar um ambiente ágil, como liderança de funcionários e composição da equipa.
4. Saber como entregar num ambiente ágil. Foco em como organizar uma equipa e práticas comuns que a equipa pode usar para entregar valor regularmente.
5. Conhecer as considerações organizacionais sobre a agilidade do projeto que exploram os fatores organizacionais que afetam o uso de práticas ágeis, como cultura, prontidão, práticas comerciais e o papel de um escritório de gerenciamento de projetos (PMO).
1. Uma introdução ao ágile
2. Seleção de Ciclo de Vida
3. Criar um ambiente ágil
4. Entregar num Ambiente Ágil
5. Considerações Organizacionais para a Agilidade do Projeto
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: The PMI Guide to Agile Practice Guide - First Edition
Authors:
Reference:
Year:
Title: Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017
Authors:
Reference:
Year:
Negociação e Gestão de Stakeholders
1. Compreender os conceitos de negociação e gestão de conflitos com stakeholders no contexto organizacional;
2. Compreender os elementos base de uma negociação e utilizá-los adequadamente em contextos negociais;
3. Compreender e saber gerir o dilema de conquista de valor versus criação de valor;
4. Saber gerir negociações com stakeholders numa perspetiva win-win.
1. Negociação e gestão de conflitos com stakeholders: principais conceitos e questões
2. Elementos chave de uma negociação
3. Abordagem Estratégica para a negociação
4. Principais passos Negociais.
1. Exame: Peso na classificação final: 50%
2. Trabalho de grupo: Peso na classificação final : 50%
A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em todos os componentes.
Title: - Materiais das aulas.
- "Todos Podemos Negociar Bem! Conceitos, estratégias e exemplos práticos de gestores de sucesso", 2ª edição, Pedro Fontes Falcão, Top Books, 2017
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Petkeviciute, N, & Streimikiene, D. 2014. Sustainable agreements during inter-cultural negotiation. Transformation in Business & Economics, 13.3: 21-35
- "The mind and heart of the Negotiator", Leigh Thompson, 6th edition, 2015, Pearson
- "Getting to Yes with Yourself: And Other Worthy Opponents", Ury, 2015, Harper One
Authors:
Reference:
Year:
Técnicas de Gestão de Contratos e Fornecedores
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Saber preparar um pedido de proposta
2. Saber avaliar propostas e fornecedores
3. Saber gerir um contrato, reclamações e alterações
4. Saber auditar um contrato
1. Análise de Make or Buy
2. Tipos de contratos e de âmbitos
3. Planeamento do processo de gestão de compras
4. Técnicas de avaliação de propostas
5. Técnicas de negociação de contratos
6. Contratos e transferência de risco
7. Gestão de conflitos e reclamações
8. Gestão de alterações ao âmbito
9. Administração dos contratos
10. Auditoria e lições aprendidas
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periodica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: -- Fleming, Q. (2013). Project Procurement Management: Contracting, Subcontracting, Teaming. Fmc Press
-- PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.
Authors:
Reference:
Year:
Tópicos Avançados e Investigação em Gestão de Projetos
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Conhecer as principais limitações, problemáticas e tendências do corpo de conhecimento da gestão de projetos
2. Saber pesquisar, enquadrar e documentar o estado da arte de áreas de conhecimento na gestão de projetos
3. Saber pesquisar e enquadrar tendências sobre o futuro da gestão de projetos
4. Conhecer as principais metodologias de pesquisa e investigação em gestão de projetos
1. Limitações e problemáticas da atualidade da gestão de projetos
2. Tendências e perspetivas sobre o futuro da gestão de projetos
3. Principais metodologias de investigação em gestão de projetos
A avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho em grupo sobre o estado da arte do conhecimento científico sobre um subdomínio da gestão de projetos, com a ponderação de 80%
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores
Alternativamente pode ser feito exame final, de 1.ª ou de 2.ª época, que representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: - Ron Basu, 2016. Managing Projects in Research and Development. Routledge
- Pamela Schindler, 2018. Business Research Methods, 13th Edition. McGraw-Hill Education
Authors:
Reference:
Year:
Title: - Project Management Institute, 2017. A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute.
Authors:
Reference:
Year:
Análise da Performance Financeira
OA1. Conhecer os conceitos de análise do valor financeiro, presente e futuro;
OA2. Saber orientar a informação financeira para os gestores, em particular o modelo de contabilidade de gestão;
OA3. Saber selecionar os modelos mais adequados para apurar resultados por segmentos das entidades;
OA4. Saber desenvolver uma lógica multidimensional na preparação e divulgação da informação financeira.
1. Introdução à informação financeira para a Gestão;
2. Performance financeira global: principais indicadores de análise económica e financeira;
3. Análise de valor com base nos resultados residuais;
4. Geração de valor futuro: avaliação pelos cash-flows e pelo MVA;
5. Performance financeira por segmentos: a lógica da absorção de custos
6. Contabilidade analítica para a gestão: a análise da contribuição por segmentos: o EVA
7. O custeio baseado nas atividades (CBA)
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: J.A.Rodrigues e António Borges - Contabilidade e Finanças para a Gestão, coleção Áreas Editora 5ª Edição, 2014
Analisar a Performance Financeira - Uma visão multidimensional, coleção Áreas Global, Lisboa, ÁREAS Ed., 2013.
Jordan, H., J.C.Neves, e J.A.Rodrigues. O Controlo de Gestão - ao Serviço da Estratégia e dos Gestores, 10ª Ed. Lisboa, ÁREAS Ed., 2015.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Kenneth A. Merchant & Wim A. Van der Stede, Management Control Systems -Performance Measurement, Evaluation and Incentives, 2ª Ed. Prentice Hall, 2007.
Anthony, R.N., Management Control Systems,12ª Ed. Homewood, III.: McGraw-Hill, 2007.
Authors:
Reference:
Year:
Financiamento de Projectos
No final desta UC, o aluno deverá ter aprendido:
1. As metodologias de avaliação de projectos de investimento
2. Os diferentes tipos de projecto de investimento
3. O impacto da decisão de financiamento em projectos de investimento
1. Valor financeiro do tempo: Actualização e capitalização; Taxas de juro nominais e efetivas
2. Critérios de avaliação de projectos de investimento: Payback, VAL, TIR, IR e Breakeven
3. O FCFF: componentes, origens e significado
4. Os diferentes tipos de projecto de investimento
5. Avaliação de projectos: Métodos WACC e APV
6. Análise de Sensibilidade, Risco e Opções Reais
7. O impacto da decisão de financiamento em projectos de investimento
8. Fontes de Financiamento
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 30%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 70% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: 2.Brealey, Myers e Allen - Princípios de Finanças Empresariais. McGraw Hill
1.Gomes Mota, A. e Custódio, C., "Finanças da Empresa"
Livros:
2. "A Decisão de Investimento"
1. "O Valor Financeiro do Tempo"
Textos de Apoio:
Authors:
Reference:
Year:
Title: Berk, J. and DeMarzo, P. - Corporate Finance
Damodaran - Corporate Finance. Wiley
Authors:
Reference:
Year:
Preparação para A Certificação Pmp
1. Obter um entendimento profundo e integrado sobre a framework do PMBOK(R) Guide
2. Conhecer e compreender o modelo de certificação do PMI
3. Capacitar e desenvolver uma preparação profunda e consistente para a certificação
1. Modelo de certificação do PMI
2. Ciclo de Vida do Projeto e Organização
3. Grupo de Processos da Gestão de Projeto
4. Gestão da Integração
5. Gestão da Âmbito
6. Gestão da Tempo
7. Gestão da Custo
8. Gestão da Qualidade
9. Gestão da Comunicação
10. Gestão de Recursos Humanos
11. Gestão de Risco
12. Gestão de Compras e Aquisições
13. Gestão de Stakeholders
14. Simulação de Exame de Certificação
1. Trabalho de grupo
Peso na classificação final: 50%
2. Exame
Peso na classificação final: 50%
A aprovação é obtida com o mínimo de 10 valores em cada componente
Title: PMI, (2017), A Guide to the Project Management Body of Knowledge, 6ª Edição, Project Management Institute.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Mulcahy, Rita (2017). PMP Exam Prep, 9th Edition.
Authors:
Reference:
Year:
Técnicas de Gestão de Risco
− Saber identificar e avaliar os riscos de projetos usando as melhores técnicas e práticas da indústria;
− Saber traçar planos eficazes de resposta aos riscos de projetos;
− Saber monitorizar de forma eficaz os riscos durante todo o ciclo de vida dos projetos.
− Fundamentos da gestão de risco em projetos (PMBOK(R) Guide e ISO 31000)
− Riscos e oportunidades
− Categorias e fontes de risco
− Plano de gestão de riscos
− Identificação dos riscos
− Avaliação qualitativa dos riscos
− Avaliação quantitativa dos riscos: EMV, Árvores de Decisão, Estimativa dos 3 pontos, PERT, Simulação Monte Carlo
− Planos de resposta aos riscos
− Monitorização e controlo dos riscos
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação perioidca exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: PMI-RMP Exam Prep Study Guide, Apr 12, 2017, by Belinda Fremouw and Kathryn Gunn
Practice Standard for Project Risk Management, Jun 1, 2009 by Project Management Institute
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Chapman & Ward, Project Risk Management, Wiley & Sons, 2005.International Standards Organization, ISO 31000 - Risk Management-Principles and Guidelines, 20016.
Wanner, Roland, Project Risk Management: The Most Important Methods and Tools for Successful Projects, Proconis, 2013 (also available in Kindle Edition)
Authors:
Reference:
Year:
Técnicas de Monitorização, Controlo e Encerramento de Projetos
No final da Unidade Curricular os alunos aprovados deverão ser capazes de:
1. Descrever os diversos aspectos dos processos de monitorização e controlo de um projecto.
2. Aplicar a técnica do Earned Value Management (EVM).
3. Descrever o modo de implementação dos processos de controlo de um projecto.
4. Efectuar a gestão das alterações de âmbito
5. Efectuar a análise do desempenho, tomada de decisão e comunicação
6. Planear e conduzir as medidas preventivas e correctivas até ao encerramento
7. Descrever os diversos aspectos dos processos de encerramento de um projecto.
1. Princípios da monitorização e controlo
2. A técnica de Earned Value Management (EVM)
3. Implementação dos processos de controlo
4. Gestão das alterações de âmbito
5. Comunicação do desempenho do projeto
6. Encerramento de um projeto
7. Lições aprendidas
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periodica.
Title: Kerzner, Harold. (2016). Project Management, A Systems Approach to Planning, Scheduling, and Control, 12th edition, John Wiley & Sons, Inc., N.Y.
Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Title: Planning, Scheduling, Monitoring and Control: The Practical Project Management of Time, Cost and RiskJul 17, 2015 by Paul Kidston
Dinsmore, Paul C.; Cabanis-Brewin, Jeannette (Editors). (2014). The AMA Handbook of Project Management, 4th ed. AMACOM. New York
Authors:
Reference:
Year:
Gestão da Mudança
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Identificar e contabilizar os elementos de mudança dentro de um projeto ou plano de programa
2. Criar estratégias claras e poderosas para orientar o desenvolvimento organizacional
3. Executar estratégias de forma confiável e eficaz.
1. Mudança organizacional de três diferentes perspectivas de gestão: portfólio, programa e projeto.
2. Técnicas práticas para projetar, criar, implementar e sustentar com sucesso a mudança organizacional.
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação contínua exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 50%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 50% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação contínua.
Title: Managing Change in Organizations: A Practice Guide (2013).
Authors:
Reference:
Year:
Title: Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK® Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year:
Projeto de Intervenção Social
Os alunos deverão ser capazes de:
1. Compreender o contexto da gestão de organizações sem fins lucrativos
2. Demonstrar a aplicação da aquisição de conhecimentos do curso numa simulação de gestão de projetos numa organização sem fins lucrativos
1. Contexto da Gestão de gestão de organizações sem fins lucrativos Alinhamento Estratégico
2. Projeto
Sem prejuízo do estrito cumprimento do regulamento do programa, a avaliação periódica exige a presença mínima em 60% das aulas e inclui a realização de:
- Um trabalho, que poderá ser de grupo, com a ponderação de 80%;
- Uma prova individual, com a ponderação de 20% e uma nota mínima de 10 valores.
Alternativamente o exame final, à semelhança da 2ª época, representará 100% da nota final obtida, desconsiderando a componente de avaliação periódica.
Title: Guião para a elaboração de Projetos Sociais elaborado pelo docente
Pereira, L. (2012). A gestão de conhecimento em projetos. FCA. 1.ª Edição
Pereira, L. (2014). Como Criar Riqueza ? A competência do gestor na economia real, 1ª Edição, Editora Bnomics
Authors:
Reference:
Year:
Title: Project Management Institute, A Guide to the Project Management Body of Knowledge (PMBOK(R) Guide), Sixth Edition, Project Management Institute, 2017.
Authors:
Reference:
Year: