Propinas UE (2024/2025)
3500.00 €Plano de Estudos para 2024/2025
Unidades curriculares | Créditos | |
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Liderar a Transformação Digital e a Inovação
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Python para Análise de Dados
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Realidade Virtual e Aumentada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Sistemas IoT e Edge Computing
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Transformação Digital na Prática
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Agilidade Organizacional
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aplicações IA e IoT
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Aprendizagem Profunda Aplicada
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Inovação Processual
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Tecnologia de Registo Distribuído
6.0 ECTS
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Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Liderar a Transformação Digital e a Inovação
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Descrever e contrastar teorias sobre processos de liderança e de inovação organizacional
OA2 - Conhecer e avaliar criticamente os processos psicossociais que condicionam a liderança e a inovação nas organizações.
OA3 - Aplicar métodos e técnicas para diagnosticar e intervir nos principais problemas relacionados com transformação digital e a inovação nas organizações.
PC1. Abordagem introdutória aos conceitos de digitalização e plataformas digitais
PC2. Os principais drivers das disrupções da digitalização nas organizações
PC3. Inovação e mudança na dinâmica das organizações
PC4. Liderança de equipas e da inovação nas organizações.
PC5.Processos psicossociais na liderança e implementação de uma estratégia de transformação digital
PC6.Transformação digital em vários sectores
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Westerman, G., Bonnet, D., McAffe, A. (2014). Leading digital: turning technology into business transformation. Boston: Harvard Business Review Press
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Vuchkovski, D., Zalaznik, M., Mitręga, M., & Pfajfar, G.(2023). A look at the future of work: The digital transformation of teams from conventional to virtual. Journal of Business Research, 163.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Salas, E., Goodwin, G. F. & Burke, C. S. (Eds.). (2009). Team effectiveness in complex organizations. Cross-disciplinary perspectives and approaches. NY: Psychology Press.
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Kim, W. C., & Mauborgne, R. (2005). Blue Ocean Strategy: How to Create Uncontested Market Space and Make the Competition Irrelevant. Boston, MA: Harvard Business School
Authors: .
Reference: null
Year: .
Title: Cobb, A. T. (2012). Leading project teams: The basics of project management and team leadership. Thousand Oaks: SagePublications, Inc.
Authors: .
Reference: null
Year: 2012
Title: Bresciani, S., Ferraris, A., Romano, M., Santoro, G., (2021). Human Resource Management and Digitalisation, Digital Transformation Management for Agile Organizations. Emerald.
Authors: .
Reference: null
Year: 2021
Python para Análise de Dados
OA1: Compreender os princípios e conceitos de análise de dados.
OA2: Aplicar técnicas de manipulação e limpeza de dados para preparar datasets para análise.
OA3: Avaliar os desafios e as oportunidades da análise de dados.
OA4: Explorar estudos de casos de sucesso e melhores práticas de análise de dados.
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico para avaliar o impacto da análise de dados.
OA6: Aplicar bibliotecas e ferramentas Python para manipulação, visualização e análise eficazes de dados.
OA7: Aplicar técnicas de visualização de dados apropriadas para comunicar conhecimentos.
OA8: Aplicar algoritmos de aprendizagem automática para análise de dados e análise preditiva.
OA9: Avaliar o desempenho de modelos de aprendizagem automática utilizando métricas específicas do domínio.
OA10: Demonstrar considerações éticas na análise de dados, privacidade
OA10: Demonstrar considerações éticas na análise de dados de saúde, privacidade.
PC1. Introdução à análise de dados: Conceitos chave e importância.
PC2. Tecnologias e Tendências: IoT, Big Data, IA, ML, Cloud Computing.
PC3. Manipulação e limpeza de dados: Técnicas de pré-processamento de dados.
PC4. Análise Exploratória de Dados: Análise e visualização de dados.
PC5. Seleção e engenharia de características: Métodos de seleção de características relevantes.
PC6. Algoritmos de Aprendizagem Automática: Modelos de classificação e regressão na análise de dados.
PC7. Avaliação de modelos e métricas de desempenho: Avaliação da eficácia de modelos.
PC8. Visualização de dados: Comunicar os conhecimentos de forma eficaz.
PC9. Considerações éticas: Privacidade, segurança e tratamento responsável de dados em análises.
PC10. Tendências futuras: Tecnologias emergentes e seu impacto na análise de dados
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Hands-On Exploratory Data Analysis with Python
Authors: Suresh Kumar Mukhiya, Usman Ahmed (2020) Publisher(s): Packt Publishing
Reference: ISBN: 9781789537253
Year: 2020
Title: Python Data Science Handbook: Essential Tools for Working with Data
Authors: 1st Edition by Jake VanderPlas
Reference: ISBN 10 1491912057
Year: -
Title: Python Data Analysis
Authors: Third Edition by Avinash Navlani, Armando Fandango, Ivan Idris (2021) Publisher(s): Packt Publishing
Reference: ISBN: 9781789955248
Year: 2021
Title: Python for Data Analysis
Authors: 2nd Edition by Wes McKinney (2017) ,Publisher(s): O'Reilly Media, Inc.
Reference: ISBN: 9781491957660
Year: 2017
Realidade Virtual e Aumentada
OA1 Conhecer os conceitos, modelos, estado da arte e principais aplicações em RV, RA, RE, na resolução de problemas atuais, através da investigação e análise crítica de fontes da literatura
OA2 Compreender as tecnologias chave: RV (canais de entrada/saída); RA (recolha de dados do ambiente real e interpretação, visualização 3D e interação pessoa-máquina)
OA3 Compreender princípios matemáticos básicos dos sistemas e algoritmos de Computação Gráfica 3D: representação de modelos geométricos e hierárquicos 3D (malhas de polígonos, grafos de cena), sua visualização realista e em tempo real (cadeia de transformação e visualização 3D, cálculo de visibilidade, iluminação local e global, mapeamento de texturas)
OA4 Saber aplicar modelação 3D e desenvolvimento de apps RV, RA em ambientes Unity, UnReal, ARCore, ARKit, Hololens, EON Reality, Open XR
OA5 Conceber experiências laboratoriais: 1RV + 1RA
OA6 Explorar criatividade, inovação, pensamento crítico, autoaprendizagem, revisão por pares, trabalho em equipa, expressão escrita e oral
PC1 Realidade Virtual, RV: Definição. Modelo. RV imersiva e não imersiva. Evolução histórica. Aplicações
PC2 Tecnologias chave para RV: Canal de saída: projeção, ecrãs, estereoscopia, áudio 3D e atualização, novos canais (cheiro, gosto). Canal de entrada: seguimento, interfaces multimodais (fala, gesto, movimento, toque e tato), interfaces hápticas e vestibulares
PC3 Computação Gráfica 3D: Definições e conceitos. Modelação Geométrica 3D. Visualização 3D. Câmara virtual. Hierarquia de objetos gráficos. Grafo de cena. Luz e côr. Iluminação e sombreamento. Sombras. de texturas
PC4 CG distribuída em RV. C5 Laboratório RV
PC5 Realidade Aumentada, RA: Definição. Modelo. Realidade Mista. Realidade Estendida, RE. Evolução histórica. Aplicações
PC6 Tecnologias chave para RA: Recolha de dados do ambiente real e interpretação, visualização de objetos virtuais registados em 3D, interação pessoa-máquina (Interfaces tangíveis e Interação multimodal)
PC7 Laboratório RA
PC8 Tendências atuais e futuras de RV, RA e RE
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Complete Virtual Reality and Augmented Reality Development with Unity: Leverage the power of Unity and become a pro at creating mixed reality applications
Authors: Jesse Glover, Jonathan Linowes
Reference: ISBN-10: 1838648186
Year: 2019
Title: ”Computer Graphics and Virtual Environments: From Realism to Real-Time”, Mel Slater, 2002, Addison Wesley
Authors: Slater, M., Steed, A., Chrysanthou, Y.
Reference: ISBN: 0-201-62420-6
Year: 2002
Title: 3D User Interfaces: Theory and Practice (2nd Edition), Addison-Wesley Professional
Authors: Joseph J. LaViola Jr., Ernst Kruijff, Ryan P. McMahan, Doug Bowman, Ivan P. Poupyrev (2017)
Reference: ISBN-10: 0134034325
Year: 2017
Title: Computer Graphics: Principles and Practice (3rd Edition). Addison-Wesley.
Authors: Hughes, John, van Dam, Andries, McGuire, Morgan, Sklar, David, Foley, James D., Feiner, Steven K., Akeley, Kurt
Reference: ISBN-13: 978-0133511079.
Year: 2014
Sistemas IoT e Edge Computing
OA1: Compreender os princípios e conceitos dos sistemas de IoT e Edge Computing.
OA2: Desenvolver sistemas de IoT e Edge Computing
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades sistemas de IoT e Edge Computing.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e boas práticas sistemas de IoT e Edge Computing.
OA5: Avaliar o impacto sistemas de IoT e Edge Computing em diferentes setores.
PC1 - Introdução aos sistemas IoT e aos paradigmas da Edge Computing;
PC2 - Camada de sensores e configuração de Arduíno;
PC3 - Camada de comunicação com ênfase em LoRa;
PC4 - Integração Cloud + IoT + Edge Infrastructures;
PC5 Introdução à camada intermédia para Edge Cloud e Lightweight Container Middleware para Arquiteturas;
PC6 - Gestão de dados e análise preditiva para suporte ao desenvolvimento de aplicações no Edge; PC7 - Aplicações em Saúde, Transportes e cidades inteligentes;
PC8 - Design aplicado a cidades inteligentes.
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Internet of Things - Principles and Paradigms
Authors: Rajkumar Buyya and Amir Vahid Dastjerdi, Morgan Kaufmann, 1st edition, May 2016
Reference: ISBN: 978-0128053959
Year: 2016
Title: IoT Fundamentals: Networking Technologies, Protocols, and Use Cases for the Internet of Things, Cisco Press, 2017
Authors: .
Reference: null
Year: 2017
Title: Prasant Kumar Pattnaik and Rajib Mall. Fundamentals of Mobile Computing, Wiley 2015;
Authors: .
Reference: null
Year: .
Title: Adrian McEwen and Hakim Cassimally. Designing the Internet of Things 1st Edition, Wiley
Authors: -
Reference: null
Year: 2014
Title: Samuel Greengard, The Internet of Things
Authors: The MIT Press Essential Knowledge series
Reference: null
Year: 2015
Title: The Internet of Things: Enabling Technologies, Platforms, and Use Cases
Authors: Pethuru Raj and Anupama C. Raman (CRC Press)
Reference: null
Year: -
Title: Fog and Edge Computing: Principles and Paradigms
Authors: Rajkumar Buyya (Editor), Satish Narayana Srirama (Editor), Wiley
Reference: null
Year: 2019
Transformação Digital na Prática
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 - Analisar as principais teorias e boas praticas para implementar a transformação digital
OA2 - Entender o contexto favorável à transformação digital
OA3 - Aplicar as principais ferramentas em casos reais
PC1 - Principais teorias para a transformação Digital
PC2 - Principais modelos de referência para a transformação Digital
PC3 - Principais casos de estudo exemplificativos da transformação Digital
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Sunil Gupta, Digital Strategy: A Guide to Reimagining your Business, Harvard Business Review Press, Boston, Massachusetts, 2018 "
Authors: -
Reference: null
Year: 2018
Title: ISACA, COBIT 2019 Framework: Introduction and Methodology, USA, 2018
Authors: -
Reference: null
Year: 2018
Title: Neil Perkin and Peter Abraham, Building the Agile Business Through Digital Transformation, Kogan Paga Limited, London, 2017
Authors: -
Reference: null
Year: 2017
Title: Thomas M. Siebel, Digital Transformation, RosetaBooks, New York, 2019
Authors: .
Reference: null
Year: 2019
Agilidade Organizacional
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1 Saber estabelecer uma visão comum e sentido comum nas organizações
OA2 Saber como potenciar equipas e cultura
OA3 Saber como acelerar a capacidade de entrega e de aprendizagem
OA4 Saber como aumentar produtividade e engagement
PC1: Paradigma antigo: organizações como máquinas
PC2: Novo paradigma: organizações como organismos vivos mutantes
PC3: Sentido estratégico embebido em toda a organização
PC4: Networking para potenciar as equipas
PC5: Rápida tomada de decisão e ciclos de aprendizagem
PC6: Equipas dinâmicas potenciam cultura
PC7:Produtividade baseada em tecnologia
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Kahl, J., De Klerk, S., & Whiteoak, J. (2023). Managing empowerment: Adjusting organisational units’ autonomy to achieve corporate agility. Journal of Organizational Effectiveness: People and Performance, 10(4), 527–545. https://doi.org/10.1108/JOEPP-05-2022-0126"
Authors: -
Reference: null
Year: 2023
Title: Guo, R., Yin, H., & Liu, X. (2023). Coopetition, organizational agility, and innovation performance in digital new ventures. Industrial Marketing Management, 111, 143–157. https://doi.org/10.1016/j.indmarman.2023.04.003
Authors: -
Reference: null
Year: 2023
Title: "Amling, A. (2022). Organizational Velocity: Turbocharge Your Business to Stay Ahead of the Curve. Business Expert Press
Authors: -
Reference: null
Year: 2022
Aplicações IA e IoT
OA1: Compreender os princípios e conceitos da aplicação dos sistemas de IoT as áreas da saúde, indústria, cidades, transportes, energia e agricultura designadas como Smart.
OA2: Analisar as implicações da aplicação dos sistemas de IoT as áreas da saúde, indústria, cidades, transportes, energia e agricultura. nas organizações e na sociedade.
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades da aplicação dos sistemas de IoT as áreas da saúde, indústria, cidades, transportes, energia e agricultura.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e melhores práticas da aplicação dos sistemas de IoT as áreas da saúde, indústria, cidades, transportes, energia e agricultura.
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico e análise para avaliar o impacto da aplicação dos sistemas de IoT as áreas da saúde, indústria, cidades, transportes, energia e agricultura. em diferentes setores.
PC1. Introdução IoT - Definição e conceitos-chave
PC2. Smart Energy - Aplicações IoT na energia, casos de estudo
PC3. Smart Cities - Aplicações de IoT nas cidades inteligentes, casos de estudo
PC4. Smart Industry - Aplicações de IoT na Indústria, casos de estudo
PC5. Smart Agriculture - Aplicações de IoT na agricultura, casos de estudo
PC6. Smart Health - Aplicações de IoT na saúde, casos de estudo
PC7. Smart Mobility - Aplicações de IoT nos transportes, casos de estudo
PC8. Trabalho Aplicado
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: AI and IoT Technology and Applications for Smart Healthcare Systems (Advances in Computational Collective Intelligence)
Authors: 1st Edition by Alex Khang (Editor)
Reference: Publisher : Auerbach Publications; 1st edition (May 15, 2024) ISBN-10 : 1032684909 ISBN-13 : 978-1032684901
Year: 2024
Title: Intelligence of Things: AI-IoT Based Critical-Applications and Innovations (AIoT Innovation)
Authors: Edition by Fadi Al-Turjman (Editor), Anand Nayyar (Editor), Ajantha Devi (Editor), Piyush Kumar Shukla (Editor)
Reference: 1st ed. 2021, Publisher : Springer; 1st ed. 2021 edition (October 29, 2021) ISBN-10 : 3030827992; ISBN-13 : 978-3030827991
Year: 2021
Title: Tutoriais e documentação das bibliotecas OpenCV e Tensorflow
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Learning OpenCV 4 with Python 3
Authors: Joseph Howse, Joe Minichino
Reference: 3rd Edition, , Packt Publishing
Year: 2020
Title: Deep Learning
Authors: I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville
Reference: MIT Press
Year: 2016
Title: Feature Extraction and Image Processing for Computer Vision
Authors: M. Nixon e Alberto Aguado
Reference: 4th Edition, , Academic Press
Year: 2019
Aprendizagem Profunda Aplicada
OA1: Compreensão Teórica: Explicar os fundamentos teóricos da aprendizagem profunda, incluindo RN, backpropagation e técnicas de otimização.
Descrever arquiteturas populares de RN, como CNNs, RNNs, LSTMs e GANs.
OA2: Aplicação Prática: Implementar e treinar modelos de aprendizagem profunda utilizando frameworks como TensorFlow, Keras, OpenCV e PyTorch.
Aplicar técnicas de deep learning a problemas específicos em visão computacional (e.g., reconhecimento de imagem), processamento de linguagem natural e IA generativa
OA3: Análise e Avaliação:
Avaliar a performance dos modelos de aprendizagem profunda utilizando métricas apropriadas.
Identificar e resolver problemas de overfitting, underfitting e outras questões relacionadas ao treinamento de modelos.
OA4: Projeto e Implementação:
Desenvolver projetos aplicados que utilizem aprendizagem profunda para resolver problemas práticos. Integrar técnicas de IA generativa em projetos, como redes Generative Adversarial Networks (GANs) e transformadores.
PC1 Representação e operações em imagens
PC2 Extração de características de imagem
PC3 Introdução à aprendizagem automática
PC4 Redes neuronais clássicas
PC5 Redes neuronais convolucionais
PC6 Transferência de conhecimento
PC7 Redes Neuronais Recorrentes (RNNs) e LSTMs para processamento sequencial.
PC8 Generative Adversarial Networks (GANs)
PC9 Arquiteturas de redes para deteção e identificação de objetos
PC10 Arquiteturas de redes para geração automática de conteúdos
PC11 Projeto Aplicado
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Generative Deep Learning - Teaching Machines To Paint, Write, Compose, And Play
Authors: de David Foster Editor: O'Reilly Media
Reference: ISBN: 9781098134181
Year: -
Title: Generative AI with Python and TensorFlow 2: Create images, text, and music with VAEs, GANs, LSTMs, Transformer models.
Authors: by Joseph Babcock and Raghav Bali. Packt Publishing (April 30, 2021)
Reference: ISBN-10 : 1800200889
Year: 2021
Title: Tutoriais e documentação das bibliotecas OpenCV e Tensorflow
Authors: -
Reference: null
Year: -
Title: Learning OpenCV 4 with Python 3
Authors: 3rd Edition, Joseph Howse, Joe Minichino, Packt Publishing
Reference: null
Year: 2020
Title: Deep Learning
Authors: I. Goodsfellow, Y. Bengio e A. Courville, MIT Press, 2016
Reference: null
Year: 2016
Title: Feature Extraction and Image Processing for Computer Vision
Authors: 4th Edition, M. Nixon e Alberto Aguado, Academic Press
Reference: null
Year: 2019
Inovação Processual
O estudante que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1-Aplicar BPMN para modelar processos de negócio
OA2 - Aplicar técnicas de análise processual para identificar problemas
OA3 -Aplicar heurísticas de redesenho para otimizar e promover inovação
OA4 - Aprender a modelar processos
OA5 - Aprender a analisar processos
OA6 - Aprender a redesenhar processos
PC1 - Linguagem BPMN
PC2 - Técnicas de análise de processos
PC3 - Heurísticas de redesenho
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Business Process Management: Practical Guidelines to Successful Implementations 5th Edition
Authors: John Jeston
Reference: null
Year: 2022
Title: Business Process Management Cases: Digital Innovation and Business Transformation in Practice
Authors: J., Brocke and J., Mendling
Reference: null
Year: 2017
Title: Fundamentals of Business Process Management
Authors: Dumas, M., La Rosa, M., Mendling, J., Reijers, H.
Reference: null
Year: 2018
Tecnologia de Registo Distribuído
OA1: Compreender os princípios e conceitos de blockchain.
OA2: Analisar as implicações de blockchain nas organizações e na sociedade.
OA3: Identificar os principais desafios e oportunidades de blockchain.
OA4: Explorar casos de estudo de sucesso e melhores práticas de blockchain em setor publico e empresas
OA5: Desenvolver competências de pensamento crítico e análise para avaliar o impacto de blockchain em diferentes setores.
PC1. Introdução à Blockchain: Compreender os Fundamentos, O que é Blockchain? Benefícios e desafios da adoção de Blockchain
PC2. Comparação de Blockchains: principais características e capacidades, Cadeias de blocos públicas vs. Privadas, Comparando plataformas de blockchain, Mecanismos de segurança e consenso, Interoperabilidade e normas
PC3. Blockchain no sector público: Melhoria das aplicações governamentais, Casos de utilização do blockchain no sector público, Considerações legais e regulamentares, Desafios e considerações sobre a implementação
PC4. Aplicações empresariais de Blockchain: inovação e eficiência, Visão geral da tecnologia Blockchain, Blockchain nas empresas: Principais benefícios, Casos de uso específicos do setor, Plataformas e consórcios de cadeias de blocos empresariais
PC5. (DAOs): Governação e Tokenomics em Blockchain, Modelos de Governação Descentralizada, Tokenomics: Incentivar a participação, Considerações legais e regulamentares
Entrega de 10 tarefas, respondendo aos critérios de cada solicitação do docente, com o peso de 50% da nota final e classificação mínima de 8,5 valores. As tarefas incluem atividades, desenvolvidas individualmente ou em grupo, nas sessões síncronas e em sessões assíncronas agendadas pelo docente, bem como intervenções em fóruns de discussão mediados.
- Projeto de aplicação previamente estabelecido pelo docente e respetiva discussão oral em grupo, com o peso de 50% na nota final e classificação mínima de 8,5 valores.
A média final terá de ser igual ou superior a 9,5 valores.
De acordo com o Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos e Competências do Iscte, esta UC é classificada como UC de projeto, pelo que não contempla avaliação por exame.
Title: Digital Gold: Bitcoin and the Inside Story of the Misfits and Millionaires Trying to Reinvent Money
Authors: Nathaniel Popper
Reference: Publisher: Harper Paperbacks; Reprint edition (May 24, 2016),ISBN-10: 006236250X
Year: 2016
Title: Blockchain Basics: A Non-Technical Introduction in 25 Steps from Paperback,
Authors: Daniel Drescher
Reference: Publisher: Apress; 1st ed. edition (Mar. 16, 2017), ISBN-10: 1484226038;
Year: 2017
Title: Blockchain Basics
Authors: Daniel Drescher
Reference: APress, ISBN-10 1484226038
Year: -
Title: Blockchain Revolution: How the Technology Behind Bitcoin and Other Cryptocurrencies Is Changing the World
Authors: Don Tapscott, Alex Tapscott (201&)
Reference: Penguin, ISBN 110198015X, 9781101980156
Year: -