Mestrado

Acreditações

A3ES logo

Ver mais

Acreditado
6 Anos
30 jul 2019
Registo DGES
Registo inicial R/A-Cr 26/2019 de 05-09-2019
Registo de alteração

Propinas UE (2025/2026)

1.ºAno 4000.00 €
2.ºAno 1800.00 €
Candidatar
Leccionado em Português
Tipo de ensino Presencial

Plano de Estudos para 2025/2026

1º Ano
Estratégia e Reporte
6.0 ECTS
Análise de Dados Exploratória
6.0 ECTS
Métodos Analíticos em Big Data
6.0 ECTS
Aplicações de Business Analytics
6.0 ECTS
Análise Preditiva
6.0 ECTS
Gestão de Bases de Dados
6.0 ECTS
Análise Prescritiva
6.0 ECTS
Análise de Dados Não Estruturados
6.0 ECTS
Seminário em Business Analytics
6.0 ECTS
2º Ano
Seminário de Investigação em Business Analytics
6.0 ECTS
Trabalho de Projeto em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS
Dissertação em Métodos Analíticos para Gestão
42.0 ECTS

Optativas recomendadas

Objetivos

 O Mestrado em Business Analytics tem como objetivo último formar profissionais com a capacidade de desenvolver e responder a problemas de gestão de negócios que requeiram o conhecimento de instrumentos analíticos de gestão, baseados em três grandes áreas de conhecimento, Gestão, Estatística e Tecnologias da Informação.

 O Mestrado visa dotar os estudantes da capacidade de conhecer os instrumentos analíticos e saber recomendá-los e usá-los em ambientes científicos e/ou profissionais, permitindo desenvolver soluções de negócio centradas na análise. Tem, pois, como objetivo primordial introduzir conceitos, teorias, metodologias e modelos das diferentes áreas do business analytics e aplicá-los em contexto real, numa perspetiva project-based learning, que visa, igualmente, aproximar os estudantes dos profissionais e da realidade empresarial.

 Adicionalmente, visa dotar os estudantes da capacidade de interpretar corretamente os resultados analíticos e de comunicar adequadamente, escrita e oralmente, as soluções analíticas propostas e os conhecimentos e os raciocínios, por vezes complexos, a elas subjacentes para a resolução de problemas de negócio.

No final do Mestrado em Business Analytics os estudantes terão adquirido as seguintes competências e atingido os seguintes objetivos de aprendizagem:

1) Capacidade de comunicação escrita com impacto e eficácia numa envolvente empresarial, nomeadamente:

1.1) Produzir um documento escrito bem estruturado

1.2) Identificar de modo claro um tema e comunicar as mensagens chave num documento escrito

1.3) expressar de modo claro a ligação entre os argumentos teóricos e os aspetos práticos dentro de um documento escrito

1.4) Resumir de modo eficaz ideias e conclusões dentro do um documento escrito


2) Capacidade de comunicação oral com impacto numa envolvente empresarial, nomeadamente:

2.1) Selecionar o formato adequado para uma determinada apresentação

2.2) Demonstrar confiança de que a comunicação foi bem preparada

2.3) Desenvolver e efetuar apresentações com impacto


3) Capacidade para agir de modo ético, com responsabilidade corporativa e sustentável, nomeadamente:

3.1) identificar e discutir o leque de desafios que envolvem a responsabilidade corporativa e/ou a sustentabilidade

3.2) reconhecer e refletir criticamente sobre dilemas éticos


4) Capacidade de pensar de modo crítico, nomeadamente:

4.1) Selecionar e interpretar dados e referências relevantes de fontes académicas e não académicas

4.2) Analisar questões de forma eficaz, levando à formulação de conclusões ou soluções bem fundamentadas


5) Capacidade para trabalhar em equipa e relacionar-se com outras pessoas, nomeadamente:

5.1) Organizar e distribuir tarefas entre os membros do grupo, a fim de atingir os objetivos de uma forma eficiente e eficaz

5.2) Mostrar vontade de ouvir os outros e demonstrar curiosidade sobre o que as pessoas estão a dizer e a experienciar

5.3) Programar as tarefas para cumprir os prazos estabelecidos


6) Ser competente em Business Analytics, nomeadamente:

6.1) Aplicar criticamente os conceitos e as metodologias da análise empresarial

6.2) Aplicar técnicas estatísticas ou de aprendizagem automática para analisar dados empresariais

6.3) Interpretar resultados/soluções analíticas e identificar linhas de ação apropriadas para um problema empresarial

6.4) Selecionar as ferramentas informáticas e os pacotes estatísticos e analíticos apropriados, de código aberto ou comerciais, adequados a diversas análises empresariais

6.5) Utilizar e aplicar os conhecimentos e as competências adquiridas para identificar, modelar e resolver problemas de decisão, em situações novas ou desconhecidas, utilizando dados.

Candidatar
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...