Acreditações

Propinas UE (2025/2026)
Propinas fora da UE (2025/2026)
O Mestrado está estruturado em 2 anos letivos. No primeiro ano, o plano de estudo combina unidades curriculares obrigatórias e optativas, sendo o segundo ano dedicado à dissertação ou projeto, cuja elaboração é apoiada e acompanhada por Seminários ao longo de todo o ano.
Plano de Estudos para 2025/2026
Unidades curriculares | Créditos | |
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1º Ano | ||
Estatística e Análise de Dados
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Direito do Trabalho e Relações Laborais
6.0 ECTS
|
Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Temas e Fontes de Investigação em Economia
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Economia dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Gestão dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Comportamento Organizacional
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Estágio de 2º Ciclo
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Optativas | 6.0 |
2º Ano | ||
Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
6.0 ECTS
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Parte Escolar > Unidades Curriculares Obrigatórias | 6.0 |
Trabalho de Projecto em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
54.0 ECTS
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Trabalho Final | 54.0 |
Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
54.0 ECTS
|
Trabalho Final | 54.0 |
Estatística e Análise de Dados
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Conhecer e aplicar os principais conceitos de estatística
2. Conhecer e aplicar os principais métodos de estatística descritiva e inferencial.
3. Analisar dados em SPSS
1. Introdução à Estatística e Análise de Dados
2. Introdução ao SPSS
3. Estatística Descritiva
3.1 Estatística Descritiva Univariada
3.2. Estatística Descritiva Bivariada
4. Inferência estatística
4.1 Estimação pontual e por intervalos de confiança
4.2 Teste de hipóteses paramétricos
4.3. Testes de hipóteses não paramétricos
5. Resolução de casos práticos em SPSS
Opções de avaliação, periódica: teste (60%-nota mín.8) e trabalho de grupo (40%-nota mín.10) ou exame com parte prática em SPSS (100%). Serão aprovados aqueles que, após ponderação, tenham nota mínima de 10. Os alunos que não obtiverem avaliação positiva, ou que pretendam melhorar a nota, podem realizar o exame de 2ª época (100%). A nota mínima de passagem é 10.
BibliografiaAndy Field, Discovering statistics using IBM SPSS statistics., 2018, Sage,
João Marôco, Análise Estatística com o SPSS Statistics.: 7ª edição. ReportNumber, Lda., 2018, 7ª edição. ReportNumber, Lda.,
J. J.Castro Pinto, & J.J.Dias Curto, Estatística para Economia e Gestão, 2014, 3ª ed., Editora Sílabo, Lisboa.,
J.P.Coelho, L. M.Cunha & I. L.. Martins, Inferência estatística com utilização do SPSS e G* power., 2008, Edições Sílabo.,
Raul M. Laureano, Testes de Hipóteses com o SPSS, 2013, 2ª ed.,Editora Sílabo, Lisboa.,
Laureano, R., & Botelho, M. D. C., SPSS- O meu manual de consulta rápida, 2017, 3ª ed.Edições Sílabo, Lisboa,
Temas Críticos em Políticas de Recursos Humanos
No final desta UC, cada estudante deverá ser capaz de:
OA1 - Explicar a natureza contemporânea da GRH e a sua expressão em políticas e práticas
OA2 - Defender com base no conhecimento da GRH a sua importância estratégica na criação de valor
OA3 - Integrar os desafios colocados pela modernidade à GRH
CP1. Tendências na GRH
CP2. Uma visão integrada de RH
CP2.1 Gestão estratégica de RH
CP2.2 Gestão de RH estratégicos
CP3. Desafios da modernidade
CP3.1 GRH e as novas formas organizacionais
CP3.2. Gestão da diversidade
CP3.3. Equilíbrios trabalho / não trabalho
CP3.4. GRH e tecnologia
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo com relatório escrito e debate em turma (50%) e 2) estudo de caso escrito individual (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10.
A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.
Armstrong, M. & Taylor S. (2020). Armstrong’s Handbook of Human Resource Management Practice (15ª ed.). Kogan Page.
Beardwell, J. & Thompson, A. (2017). Human Resource Management: A Contemporary Approach (8ª ed.). Harlow: Pearson.
Pereira, V., Hadjielias, E., Christofi, M., & Vrontis, D. (2023). A systematic literature review on the impact of artificial intelligence on workplace outcomes: A multi-process perspective. Human Resource Management Review, 33(1), 100857.
Triana, M. D. C., Gu, P., Chapa, O., Richard, O., & Colella, A. (2021). Sixty years of discrimination and diversity research in human resource management: A review with suggestions for future research directions. Human Resource Management, 60(1), 145-204.
Zhou, Y., Cheng, Y., Zou, Y., & Liu, G. (2021). e-HRM: A meta-analysis of the antecedents, consequences, and cross-national moderators. Human Resource Management Review, 100862.
É identificada bibliografia complementar para cada conteúdo programático no plano de aulas disponibilizado no início das aulas. / A specific set of complementary references will be identified in the class plan made available at the beginning of the classes.
Direito do Trabalho e Relações Laborais
No final do período curricular desta UC, o aluno deverá:
1. Conhecer o objeto e âmbito de aplicação do direito do trabalho.
2. Identificar, interpretar e aplicar as normas laborais com relevância na gestão de recursos humanos.
3. Ser capaz de celebrar um contrato de trabalho nos seus vários aspetos, utilizando as flexibilidades legais permitidas.
4. Identificar a melhor forma de promover a suspensão e/ou cessação de um contrato de trabalho.
5. Apoiar um processo de negociação coletiva, comparando e construindo o seu conteúdo, agindo de forma ética e comunicando as suas escolhas de forma clara aos parceiros sociais.
6. Escolher a via apropriada de resolução dos conflitos coletivos de trabalho
1. Objeto e âmbito do direito do trabalho
2. O contrato de trabalho como chave da aplicação do direito do trabalho e como instrumento de recrutamento para a empresa
3. A natureza do trabalho exigível ao trabalhador
4. O local de trabalho
5. Os parâmetros da gestão dos tempos de trabalho
6. O quadro normativo da política salarial na empresa
7. As grandes descontinuidades da realização do trabalho
8. Os instrumentos de eliminação de efetivos
9. Os fenómenos coletivos laborais
10. A negociação coletiva
11. O quadro normativo da gestão dos conflitos coletivos de trabalho.
Época Normal:
Os alunos que optem pela avaliação ao longo do semestre, terão de ter:
a) - Uma assiduidade mínima de 2/3 das aulas e participação nas discussões dos casos práticos analisados em sede de aula - 20% da nota final;
b-) Um mini-teste escrito individual -20%.
b-) Um exame final escrito individual, -60% da nota final e nota mínima igual ou superior a 8 valores.
Obterão aprovação na UC, os alunos que obtiverem uma nota final maior ou igual a 10 valores.
Época de Recurso:
- Que não se apresentaram ou não obtiveram aprovação na 1ª Época.
- Que pretendam fazer melhoria de nota.
António Monteiro Fernandes, "Direito do Trabalho", 22º Edição, 2023, editora Almedina
Código do Trabalho atualizado (não anotado) à escolha do aluno
Temas e Fontes de Investigação em Economia
1. Identificar temas económicos da atualidade e potenciais problemáticas de investigação no domínio do emprego e dos recursos humanos
2. Compreender as especificidades da investigação relacionada com o emprego e os recursos humanos
3. Selecionar referências bibliográficas relevantes e principais revistas científicas da especialidade
4. Analisar criticamente um artigo científico
5. Compreender a natureza específica de um artigo científico
6. Distinguir as fontes de informação estatística em função da temática em estudo
7. Compreender as principais diferenças entre as abordagens metodológicas quantitativas e as abordagens metodológicas qualitativas
8. Formular um projeto de investigação
1. Composição de um artigo científico
2. Pesquisa e exploração de artigos científicos no domínio do emprego e dos recursos humanos
3. Pesquisa e exploração de outras fontes bibliográficas relacionadas com emprego e os recursos humanos
4. Exploração de bases de dados nacionais e internacionais
5. Metodologias de investigação científica: abordagens metodológicas quantitativas e abordagens metodológicas qualitativas
6. Desenho de pesquisa e construção de um projeto de investigação
Avaliação ao Longo do Semestre:
Teste: 50%
Trabalho (Grupo ou Individual) e Apresentação: 50%
Nota mínima de 8 Valores no Teste e no Trabalho
Aprovação pressupõe uma média igual ou superior a 9,5 valores
Avaliação por Exame:
Exame (1ª Época) ou Exame (2ª Época): 100%
Aprovação pressupõe uma nota igual ou superior a 9,5 valores
Day, R.A. e Gastel, B. (2006), How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
Mukhopadhyay, S. e Gupta, R.K. (2014), Survey of Qualitative Research Methodology in Strategy Research and Implication for Indian Researchers, Vision: The Journal of Business Perspective, 18 (2): 109-123.
Onwuegbuzie, A.J. e Leech, N.L. (2005), On Becoming a Pragmatic Researcher: The Importance of Combining Quantitative and Qualitative Research Methodologies, International Journal of Social Research Methodology, 8 (5): 375-387.
Punch, K.F. (2006), Developing Effective Research Proposals, London, SAGE, 2nd Edition.
Quivy, R. e Campenhoudt, L.V. (2005), Manual de Investigação em Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
White, L. (2005), Writes of Passage: Writing an Empirical Journal Article, Journal of Marriage and Family, 67 (4): 791-798.
Não aplicável.
Economia dos Recursos Humanos
No final da UC o estudante deverá:
OA1 Compreender os principais modelos teóricos usados pelos economistas para descrever o funcionamento do MT, nomeadamente na explicação da quantidade e qualidade do emprego e do desemprego
OA2 Conhecer e usar conceitos e indicadores necessários no estudo do MT
OA3 Descrever as principais dinâmicas recentes do MT português
OA4 Avaliar criticamente os principais modelos teóricos, apresentando vantagens e limitações e explorando as relações com a evidência empírica
OA5 Analisar os principais desafios contemporâneos
1. Emprego e desemprego: conceitos e dinâmicas recentes
CP1 - Conceitos e indicadores de emprego e desemprego
CP2 - Tendências recentes de emprego e desemprego
2. Emprego e desemprego: Quadros teóricos
CP3 - O modelo neoclássico do mercado de trabalho e suas aplicações
CP4 - O modelo keynesiano: crescimento e emprego e as controvérsias acerca da luta contra o desemprego na EU
3. Trabalho e emprego numa perspectiva institucionalista
CP5 - Mercados de trabalho internos, segmentação do mercado de trabalho
4. Os desafios da transição digital e da transição ecológica
CP6 - Efeitos da evolução tecnológica e da transição digital no trabalho e no emprego
Avaliação ao longo do semestre: Nota = [Frequência]*60% +[apresentação e disucssão em sala de aula]*40%
A apresentação aborda um tema proposto pelo docente. Pede-se a recolha e a análise de bibliografia.
A frequência tem uma nota mínima eliminatória de oito (8) valores.
Avaliação por exame: Os alunos também podem optar por exame final (100%)
1. Caderno de textos com extractos dos seguintes manuais:
- Borjas, George (2010, 5ª ed): Labor Economics, MacGraw-Hill, Boston.
- Smith Stephen (2003, 2ª ed): Labour Economics, Routledge, London.
2. Lopes, Helena (2019): Apontamentos Módulo1. (Disponível no e-learning).
3. MTSS (2016): Livro Branco das Relações Laborais, Lisboa, MTSS.
4. Banco de Portugal (2015): O mercado de trabalho português e a grande recessão, in Boletim Económico, Lisboa-Banco de Portugal, pp.77-100
Helena Lopes e João Ceejeira (coord.), Economia do Trabalho - Mercados e Instituições, 2023, Almedina,
- Autor, D. (2022): The labor market impacts of technological change, NBER Working-Paper 30074.
- Carvalho da Silva, M; Hespanha, P.; Caldas, J (ed) (2017): Trabalho e polìticas de emprego, Oservatório das Crises e Alternativas, Coimbra:CES.
- Centeno Mário (2013): O trabalho - Uma visão de mercado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- European Commission: (2019): Employment and social developments in Europe Report ? 2019; Office for official publications of the European Communities, Luxembourg.
- Lopes, H. (2020): Financialisation, work and labour relations, in Santos A. and Teles, N., Financialisation in the European periphery, London: Routledge pp. 85-102.
- Lopes, H..; Lagoa, S.; Santos, A. (2019): Work conditions and financial difficulties in post-crisis Europe: Utility versus quality of working life, Economic and Labour Relations Review, 30 (1): 39-58.
- Ribeiro Mendes, Fernando (2011): Segurança Social: O futuro hipotecado, Lisboa: Fundação Francisco Manuel dos Santos.
- Santos Bob and Fernandes Sofia (2015): Internal devaluation and unemployment: the case of Portugal, Policy Paper 154, Jacques Delors Institute
Sites Internet :
- http://europa.eu.int; http://epp.eurostat.cec.eu.int; www.gep.mtss.gov.pt; www.oecd.org; www.ine.pt; www.bportugal.pt; www.ilo.org/lisbon
Gestão dos Recursos Humanos
OA1. Compreender as principais dinâmcas associadas à génese, mudança e efeitos dos sistemas de RH;
OA2. Compreender quais os aspetos críticos na atração, seleção, gestão do talento e desenvolvimento de RH;
OA3. Compreender a gestão do desempenho e recompensas, avaliando criticamente a sua avaliação e implementação;
OA4. Discutir criticamente os novos desafios na GRH.
CP1. Introdução à GRH
-Da gestão administrativa à gestão estratégica de RH
-Teorias de GRH
CP2. Recrutamento e Seleção
- Planeamento e definição de funções
- Atração, recrutamento e seleção
- Socialização e ajustamento
CP3. Formação e Desenvolvimento
- Gestão da formação e desenvolvimento de RH
- Gestão do talento e a definição de carreiras
CP4. Gestão do Desempenho e recompensas
- Tipos de desempenho (e indicadores)
- Métodos de avaliação
- Estratégias de recompensas e relação com o desempenho
- Definição de políticas remunerativas
CP5. Desafios atuais na GRH
- Sustentabilidade e práticas verdes na GRH
- Transformação digital
1- Avaliação ao longo do semestre é composta por 2 momentos: Trabalho grupo (50%) + Trabalho individual (50%).
Será necessário uma assiduidade (e pontualidade) igual ou > a 2/3.
2 - Avaliação por exame
Ao não entregarem um dos trabalhos, ou menos de 9 val. na avaliação de qualquer dos trabalhos ou mais de 1/3 de absentismo serão excluídos da avaliação ao longo do semestre.
O exame conta 100% da nota final.
Ferreira, A., et al. (2015). GRH para Gestores. RH Editora
Garavan, T., et al (2021). Training and organisational performance: A meta?analysis of temporal, institutional and organisational context moderators. Human Resource Management Journal, 31(1), 93-119.
Kirkpatrick, I., & Hoque, K. (2021). Human resource professionals and the adoption and effectiveness of high?performance work practices. Human Resource Management Journal.
Kroon, B. (2021). Evidence Based HRM: What (do) we know about people in workplaces. Open Press TiU
McDonnell, A., et al (2017). Talent management: a systematic review and future prospects. European Journal of International Management, 11(1), pp.86-128.
Noe, Hollenbeck, Gerhart, & Wright (2020). Human Resource Management: Gaining a Competitive Advantage. McGraw Hill
Wang, M., & Wanberg, C. R. (2017). 100 years of applied psychology research on individual careers: From career management to retirement. Journal of Applied Psychology, 102(3), 546-563
Blom, R., Kruyen, P., Van der Heidjen, & Thiel, S. (2018). One HRM Fits All? A Meta- Analysis of the Effects of HRM Practices in the Public, Semipublic, and Private Sector. Review of Public Personnel Administration , published online
Boxall, P. & Purcell (2016). Strategy and Human Resource Management. Palgrave.
Duarte, H. & Lopes, D. (2018) Career stages and occupations impacts on workers motivations. International Journal of Manpower, 39 (5), 746-763.
Cropanzano, R., Anthony, E., Daniels, S. & Hall A,. (2017). Social Exchange Theory: A Critical Review with Theoretical Remedies. Academy of Management Annals 11(1), 479-516.
Katou, A. A., et al (2021). Line manager implementation and employee HR attributions mediating mechanisms in the HRM system?Organizational performance relationship: A multilevel and multipath study. Human Resource Management Journal, 31(3), 775-795.
Iqbal, M. Z., Akbar, S. & Budhwar, P. (2015), Effectiveness of Performance Appraisal. International Journal of Management Reviews, 17: 510-533.
Jiang K. & Messersmith J. (2017): On the shoulders of giants: a meta- review of strategic human resource management, The International Journal of Human Resource Management, Published online
Marin-Garcia, J. & Tomas, J. (2016). Deconstructing AMO framework: A systematic review. OmniaScience 12 (4), 1040-1087.
O'Connor, E.P. & Crowley-Henry, M. (2017) Exploring the Relationship Between Exclusive Talent Management, Perceived Organizational Justice and Employee Engagement: Bridging the Literature. Journal of Business Ethics , Published online.
Saridakis, George & Lai, Yanqing & Cooper, Cary. (2016). Exploring the relationship between HRM and firm performance: A meta-analysis of longitudinal studies. Human Resource Management Review. Published online
Comportamento Organizacional
No final da UC, cada estudante deverá ser capaz de:
OA1 -Explicar a dinâmica dos processos políticos nas organizações e desenvolver competências de gestão política.
OA2 -Descrever as principais teorias sobre liderança e identificar a sua adequação ao contexto grupal e organizacional
OA3 -Explicar os principais modelos de motivação nas organizações
OA4 -Descrever e contrastar os conceitos de clima e cultura organizacional
OA5 -Integrar os níveis individual, grupal e organizacional na análise das organizações
CP1 Introdução
-Comportamento organizacional: conceito, objeto, método e níveis de análise
CP2 Módulo A - Poder e comportamento organizacional político
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do poder
-Jogos de poder e a análise estratégica do poder
-Configurações organizacionais políticas
CP3 Módulo B - Liderança
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da liderança
-Abordagens funcionalistas versus abordagens genéticas
-Fronteiras conceptuais e problemáticas afins
CP4 Módulo C - Motivação
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo da motivação
-Modelo teóricos motivacionais
-Transposição dos modelos para a prática profissional
CP5 Módulo D - Clima e cultura organizacionais
-Aspetos conceptuais e metodológicos do estudo do clima e cultura
-Perspectivas de abordagem do clima e da cultura
-Modelos tipológicos de clima e de cultura
A avaliação ao longo do semestre tem duas componentes: 1) trabalho de grupo com debate (50%) e 2) teste escrito individual (50%). A nota do trabalho de grupo resulta da média de uma apresentação oral (50%) e um relatório escrito (50%). A avaliação ao longo do semestre implica uma presença não inferior a 2/3 do número de aulas. A aprovação implica um mínimo de 8 valores em ambos os instrumentos de avaliação e uma média final não inferior a 10.
A avaliação final é realizada por meio de um único instrumento: exame escrito individual (100%). A aprovação na UC é concedida com pelo menos 10 valores neste instrumento.
Buchanan, D. & Badham, R. (2020). Power, politics and organizational change. Sage
Caetano, A., Neves, J. & Ferreira, J.M.C. (2020). Psicossociologia das organizações: Fundamentos e aplicações. Lisboa: Sílabo
Robbins, S. & Judge, T. (2018). The essentials of Organizational Behavior. 14ª ed., Harlow: Pearson.
Schedlitzki, D., Larsson, M., Carroll, B., Bligh, M., & Epitropaki, O. (2023). The SAGE handbook of leadership. Sage.
Ferris, G. & Treadway, D. (2017). Politics in organizations: Theory and research considerations. New York: Routledge.
Gagne, M. (2014). Oxford handbook of work engagement, motivation, and self-determination theory. Oxford University Press.
Neves, J.G. (2000). Clima organizacional, cultura organizacional e gestão de recursos humanos. Lisboa, RH Editora.
Ramalho, N. (2020). Poder e comportamento político. In A. Caetano. J. Neves, & J.M. -Ferreira (eds). Psicossociologia das Organizações: Fundamentos e aplicações, (413-433). Lisboa: Sílabo.
Ryan, R. & Deci. E. (2017). Self-determination theory. New York: Guilford.
Schneider, B. & Barbera, K. (2014). Oxford Handbook of Organizational climate and culture, Oxford: Oxford University Press.
Wesche, J. S., & Sonderegger, A. (2019). When computers take the lead: the automation of leadership. Computers in human Behavior, 101, 197-209.
Whetten & Cameron, K. (2023). Developing management skills (10 ed). Boston: Pearson.
Zhu, J., Song, L., Zhu, L., & Johnson, R. (2019). Visualizing the landscape and evolution of leadership research. Leadership Quarterly, 30(2), 215-232.
Metodologias Qualitativas de Investigação em Recursos Humanos
O aluno que complete com sucesso esta Unidade Curricular será capaz de:
OA1- Compreender e identificar os limites e potencialidades de uma variedade de métodos de pesquisa qualitativa.
OA2- Identificar diferentes estratégias de recolha e diferentes métodos de tratamento de dados qualitativos.
OA3 - Planear, executar e reportar entrevistas e análise de conteúdo.
CP1- Características das metodologias qualitativas na investigação científica
CP2- Os métodos qualitativos de recolha de dados: entrevistas individuais e de grupo, grupos focais, análise documental
CP3- Os métodos qualitativos de análise de dados
CP4- Qualidade e reporte dos estudos qualitativos
Avaliação ao longo do semestre:
- Trabalho de Grupo: 40%.
- Teste individual: 60%. Para aprovação os alunos devem ter nota mínima de 8 valores no teste..
Avaliação por exame:
- Exame: 100%
Saunders, M., Lewis, P. & Thornill, A. (2019). Research methods for business students. Upper Saddle River: Prentice Hall.
Rousseau, D. & Barends, E. (2011). Becoming an evidence -based HR practitioner. Human Resource Management Journal, 21 (3), 221-235.
Lincoln,Y.S., & Guba, E.G. (1985). Naturalistic Inquiry. Newbury Park: Sage.
Flick, U. (2018). Designing qualitative research. Sage.
Flick, U. (2018). An introduction to qualitative research. sage.
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Científica. Lisboa: Monitor.
Creswell, J. W., & Creswell, J. D. (2021). Projeto de pesquisa-: Métodos qualitativo, quantitativo e misto. Penso Editora.
Cassell, C., Cunliffe, A. L., & Grandy, G. (Eds.). (2018). The SAGE handbook of qualitative business and management research methods. Sage.
Bauer, M.W., & Gaskell, G. (Eds) (2000). Qualitative researching with text, image and sound. London: Sage.
Anderson, V. (2009/2019). Research Methods in Human Resource Management. London: CIPD.
Vala, J. (1986). Análise de conteúdo. In Silva, A. A. & Pinto, J. M. (Eds.). Metodologia das Ciências Sociais (pp. 101-128). Porto: Afrontamento.
Leedy, P. D., & Ormrod, J. E. (2020). Practical research: Planning and design. Pearson. One Lake Street, Upper Saddle River, New Jersey 07458.
Krippendorff, K. (2011). Computing Krippendorff's Alpha-Reliability. Retrieved from https://repository.upenn.edu/asc_papers/43
Krippendorff, K. (2004/2018). Content analysis: an introduction to its methodology. Thousand Oaks: Sage.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1992). O Inquérito. Teoria e Prática. Oeiras: Celta Editora.
Denzin, N.K., & Lincoln, Y.S. (2006). O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens (2ª ed.). Porto Alegre: Artmed
Cassell, C., & Symon, G. (Eds). (2004). Essential Guide to Qualitative Methods in Organizational Research: a Practical Guide. London: Sage
Estágio de 2º Ciclo
Os objetivos de aprendizagem do Estágio são adaptados a cada estágio e à organização onde o mesmo é desenvolvido. De forma geral, os objetivos são:
OA1. Adquirir competências técnicas associadas a métodos e técnicas para a ação no âmbito de organizações de natureza diversa (empresas, organismos públicos, organizações sem fins lucrativos) relacionadas com os objetivos gerais e de aprendizagem do mestrado;
OA2. Desenvolver, no âmbito de organizações, competências de investigação e investigação-ação relacionadas com o mestrado;
OA3. Construir indicadores de registo e avaliação da prática profissional;
OA4. Elaborar um relatório de estágio que revele reflexão analítica do trabalho realizado em contexto profissional.
1. Temática e problema de estágio
2. Plano de estágio
3. Quadro teórico e metodológico
4. Avaliação
5. Relatório
A avalização final é da responsabilidade do orientador interno de estágio, tendo em conta a avaliação do orientador externo, o relatório e a sua apresentação/discussão.
O relatório de estágio que o aluno deve entregar diretamente ao orientador interno, tem um limite máximo de 15 páginas (5000 palavras) em formato A4 (excluindo anexos e referências).
O relatório deve integrar os seguintes aspetos:
a) Introdução;
b) Objetivos do estágio
c) Plano de trabalho do estagiário e enquadramento na organização
d) Resultados do estágio (Atividades realizadas, Produtos do trabalho, Grau de cumprimento do plano de trabalho)
e) Reflexão sobre a aprendizagem realizada com relevância para a problemática do mestrado, fazendo um balanço crítico e teoricamente fundamentado do estágio
f) Lições aprendidas (fatores de sucesso, obstáculos encontrados)
g) Conclusões e recomendações
h) Referências
O relatório final para avaliação deverá ser entregue ao orientador interno no calendário de avaliação definido anualmente.
A apresentação/discussão do relatório é realizada perante o orientador interno e o coordenador da UC Estágio de 2º Ciclo (Economia Política).
Nesta unidade curricular não há possibilidade de fazer exame final nem possibilidade de melhoria de nota.
Cameron, C., Freudenberg, B., & Brimble, M. (2013). Making economics real—The economics internship. International Review of Economics Education, 13, 10-25.
Maertz Jr, C. P., Stoeberl, P. A., & Marks, J. (2014). Building successful internships: lessons from the research for interns, schools, and employers. Career Development International, 19(1), 123-142.
Mruk, C., & Moor, J. (2020). Succeeding at Your Internship: A Handbook Written for and with Students. Bowling Green State University.
Reeher, G. & Mariani, M. (2002), The Insider's Guide To Political Internships: What To Do Once You're In The Door, Nova Iorque: Basic Books.
Stewart, A., Owens, R., O'Higgins, N., & Hewitt, A. (Eds.). (2021). Internships, employability and the search for decent work experience. Edward Elgar Publishing.
-
Seminário de Investigação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
Espera-se o desenvolvimento das seguintes competências:
- Conhecimento e compreensão da natureza da actividade científica;
- Conhecimento e compreensão da forma como se desenvolve a investigação e a concepção de artigos científicos;
- Conhecimento e compreensão dos principais tipos de dissertação de 2º ciclo;
- Capacidade de formular hipóteses ou teorias explicativas para fenómenos e comportamentos de variáveis relevantes;
- Capacidade de utilizar dados empíricos para testar a validade de hipóteses ou teorias;
- Capacidade de elaborar argumentos fundamentados teórica, lógica e factualmente e de os comunicar a outrem;
- Capacidade de estudo e de pesquisa pessoal com autonomia;
- Capacidade e motivação para aprender ao longo da vida.
1. Metodologia e procedimentos da investigação científica Apresentação das principais etapas da pesquisa científica, das várias estratégias de investigação e dos seus requisitos teóricos, metodológicos e técnicos
2. Metodologia e procedimentos da investigação científica. Exemplos
3. Requisitos da escrita académica e da redacção da dissertação
Indicações relativas à escrita académica e à redacção de artigos ou outros trabalhos académicos
4. Seminários de apresentação e discussão nas aulas dos projectos de dissertação
Elaboração de um projecto de dissertação (aproximadamente 3000 palavras) a entregar até janeiro. A última versão do projecto tem de ter uma nota mínima de 10 para que o estudante possa prosseguir para a dissertação.
Nota Final = (Nota atribuída ao projecto pelo coordenador do seminário depois de consultado o orientador da dissertação) *80% + (Nota da apresentação oral na aula do projecto de dissertação)*20%
- Goldschmidt, G., & Matthews, B. (2022). Formulating design research questions: A framework. Design Studies, 78, 101062.
- Gomes, J. e F. Cesário (2014): Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, Lisboa: Escolar Editora.
- Gauthier, Benoit (2003), Investigação social - da problemática à análise de dados, Loures: Lusociência.
- Punch, F. Keith. (2008). Developing effective research proposals, Sage Publications.
- Quivy, R. e Van Campenhoudt, L. (2008), Manual de investigação em ciências sociais, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995).
Quivy, R. e Van Campenhoudt, L., Manual de investigação em ciências sociais, 2008, Lisboa: Gradiva (2ª edição original: 1995).,
Punch, F. Keith, Developing effective research proposals, 2008, Sage Publications,
Gauthier, Benoit, Investigação social - da problemática à análise de dados, 2003, Loures: Lusociência.,
Goldschmidt, G., & Matthews, B, Formulating design research questions: A framework., 2022, Design Studies, 78, 101062,
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Gomes, J. e F. Cesário, Investigação em gestão de recursos humanos - Um guia de boas práticas, 2014, Lisboa: Escolar Editora,
Trabalho de Projecto em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
1.Identificar e selecionar referências teóricas relevantes para a temática em estudo
2.Identificar e formular um problema pertinente para a investigação científica
3.Elaborar uma revisão de literatura relevante
4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas
5.Desenhar instrumentos de recolha de informação ou seleccionar e descrever base de dados disponíveis
6.Argumentar e discutir criticamente sobre os pontos fortes e fracos do projecto de pesquisa
7.Comunicar por escrito e oralmente o projecto de pesquisa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão de um projecto de investigação que conduza á conclusão do Mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento do projecto:
1.Estrutura geral do projecto e composição de cada parte
2.Redacção do enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre hipóteses de pesquisa, metodologia e estratégia empírica
4.Redacção do projecto de pesquisa
5.Discussão dos instrumentos de recolha de informação ou apresentação e discussão dos dados disponíveis
6.Desenho da pesquisa empírica a desenvolver
7.Preparação para a defesa do trabalho de projecto
O trabalho de projecto deverá ser defendido em provas públicas onde serão avaliadas as competências técnicas, redacção, apresentação e discussão.
BibliografiaQuivy, Raymond e Campenhoudt, Luc Van (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Punch, Keith F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.
Day, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos
Dissertação em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos
O/a aluno(a) que complete com sucesso esta UC deverá ser capaz de:
OA1.Identificar, selecionar e analisar referências teóricas relevantes para a temática em estudo
OA2.Identificar e formular uma problemática para a investigação científica;
OA3.Compor uma revisão de literatura relevante
OA4.Desenhar a estratégia empírica e explicar opções metodológicas
OA5.Propor e realizar a análise empírica com recurso a ferramentas específicas
OA6.Comunicar e discutir por escrito e oralmente os resultados da pesquisa
OA7.Argumentar e discutir criticamente os pontos fortes e fracos da pesquisa
A natureza da UC não permite definir um programa com matérias concretas. No essencial, procura-se aplicar as competências já adquiridas para alcançar o objectivo final de conclusão da dissertação de mestrado. Deste modo, a UC assenta no trabalho desenvolvido a nível individual e apresentado ao longo das sessões de supervisão. Todavia, a UC incide sobre algumas das matérias relevantes para o desenvolvimento da dissertação:
1.Estrutura da dissertação e composição de cada parte;
2.Enquadramento teórico e problemática
3.Articulação entre a componente teórica e empírica;
4.Articulação entre hipóteses de pesquisa, sua operacionalização e análise empírica
5.Apresentação dos dados e resultados
6.Discussão e conclusões
7.Preparação para a defesa
Esta UC não tem sistema de avaliação próprio. A avaliação consiste na entrega da dissertação de mestrado, que deverá ser defendida em provas públicas onde serão avaliadas as componentes teórica e técnica, o estudo empírico, a forma do trabalho escrito e a apresentação e defesa pública.
BibliografiaDay, R.A. and Gastel, B. (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper, Cambridge, Cambridge University Press, 6th Edition.
Punch, K. F. (2009) Developing Effective Research Proposals, SAGE Publications.
Quivy, Raymond, e Campenhoudt, L.V. (2005) Manual de Investigação nas Ciências Sociais, Lisboa, Gradiva.
Revistas especializadas em Economia dos Recursos Humanos enas várias áreas disciplinares que consituem a Gestão dos Recursos Humanos.
Optativas recomendadas
O funcionamento das unidades curriculares optativas está sujeito a um n.º mínimo de inscrições.
1.º semestre
01017 | Planeamento e Desenvolvimento de Competências (ECSH | Econ)
2.º semestre
M8679 | Mudança Organizacional e Recursos Humanos (ECSH | Psi)
Objetivos
O MPDRH foi criado em 1991 para colmatar a necessidade de produtos formativos que permitissem uma abordagem multidisciplinar e integrada ao nível da formulação das políticas de recursos humanos. Oferece formação teórica e prática para aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências para equacionar políticas públicas de emprego e gestão dos recursos humanos.
Proporciona-se a gestores, quadros e técnicos da administração pública e outros profissionais, um espaço de atualização e permuta de conhecimentos e experiências, dotando-os de quadros teóricos e instrumentos de definição e implementação de políticas de desenvolvimento dos recursos humanos.
Aos jovens licenciados, faculta uma formação complementar que os qualifique e credencie, melhorando a sua inserção e empregabilidade em atividades técnicas, de gestão e/ou de investigação relacionadas com o desenvolvimento dos recursos humanos.
- Conhecer a envolvente macroeconómica nacional e internacional de modo a otimizar a articulação entre as políticas públicas e as opções das empresas;
- Conhecer os constrangimentos institucionais que influenciam as decisões de gestão dos recursos humanos;
- Conceber e aplicar instrumentos apropriados de intervenção para o desenvolvimento dos recursos humanos nas organizações;
- Construir trabalhos de pesquisa e de análise relativos às principais funções da GRH;
- Comunicar, oralmente e por escrito, as suas análises e conclusões junto de públicos variados;
- Ter capacidade de aprendizagem ao longo da vida numa perspetiva de atitude proactiva face à formação e à aquisição de novas competências.
Cada um destes conhecimentos e competências operacionalizam-se em objetivos concretos nas UCs que compõem o plano de estudos. O modo de avaliação destes objetivos encontra-se descrito nas práticas de avaliação das UCs, práticas bastante diversificadas.
Dissertação / Trabalho de Projeto
O mestrado implica a realização de uma dissertação de âmbito predominantemente científico, ou a realização de um trabalho de projeto aplicado, inovador, correspondentes a 54 créditos.
A dissertação consiste num trabalho de investigação sobre um tópico da área de conhecimento do Mestrado, devendo contribuir para o enriquecimento do conhecimento científico e/ou empírico sobre a problemática escolhida. O trabalho de projeto assume a forma de um projeto aplicado que visa a utilização dos conhecimentos adquiridos para a resolução de um problema específico, numa organização real ou fictícia.
A elaboração da dissertação ou do trabalho de projeto é orientada por doutor ou por especialista de reconhecido mérito e tanto a dissertação como o projeto é objeto de apreciação e discussão pública, perante um júri nomeado para o efeito.
Aos estudantes que obtenham aproveitamento em todas as unidades curriculares do primeiro ano é atribuído o Diploma de Estudos Pós-Graduados de 2.º ciclo em Políticas de Desenvolvimento dos Recursos Humanos.
Acreditações
