O Seminário visa estimular a partilha e discussão científicas em torno da arquitetura associada a práticas espirituais centradas na procura do ermo e na vivência da solidão. Pretende-se privilegiar uma abordagem multidisciplinar, cruzando os diversos saberes e perspetivas – a História, a Arquitetura, a Arquitetura Paisagística, o Património Cultural, História da Arte, entre outros –, conjugada com uma perspetiva comparatista a partir de casos semelhantes conduzidos em outras geografias do sul mediterrânico, nomeadamente em Espanha e Itália.
Entrada livre com inscrição
http://dinamiacetiul.wixsite.com/home/arquiteturas-da-alma
Descrição
A procura do ermo como espaço e possibilidade de uma mais radical vivência religiosa acompanha e marca o desenvolvimento da cultura ocidental, nas múltiplas possibilidades que desde cedo encerrou, desde a reclusão voluntária ou a vida eremítica ao enquadramento da vida solitária em formas mais comunitárias. A procura da solidão e o eremitismo permaneceram e marcaram os principais momentos de crise e renovação do mundo ocidental ao longo de toda a Idade Média e mesmo nos alvores da Modernidade. Este fenómeno também deixou uma quantidade considerável de testemunhos em Portugal, desde os eremitas dos séculos XI e XII estudados por José Mattoso ao movimento eremítico em torno da comunidade de São Paulo da Serra de Ossa, já em finais do século XIV, ou as emparedadas ou reclusas e, mais tarde, as beatas ou beguinas que florescem no interior ou nas imediações das cidades. Todos eles influenciaram e acompanharam tanto o desenvolvimento da cidade como da paisagem periurbana, com uma particular importância na transformação de áreas territorialmente mais isoladas ou periféricas.
O 1º Seminário Internacional Arquiteturas da Alma: a Construção do Ermo dentro e fora da Cidade pretende promover o estudo e a discussão científicos em torno da arquitetura associada a práticas espirituais centradas na procura do ermo e na vivência da solidão. Privilegiar-se-á tanto uma abordagem multidisciplinar, no cruzamento entre os diversos saberes e olhares - entre a história, a arquitetura, a arquitetura paisagística, o estudo do património cultural, a história da arte, entre outros –, como uma perspetiva comparatista, a partir de estudos similares conduzidos em outras geografias do sul mediterrânico.
Áreas temáticas:
- As experiências espirituais dentro e fora da cidade
- Espacialidades do eremitismo
- O levantamento digital como instrumento de análise do ermo
- A salvaguarda e a criação de (novas) materialidades
*Integrado na investigação doutoral de Rolando Volzone (DINÂMIA’CET – ISCTE-IUL), sobre Arquiteturas da Alma. Proposta de Valorização da Arquitetura e Paisagem Eremítica no Alentejo dos séculos XII-XVI financiada pela FCT (SFRH/BD/111796/2015)