ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.
ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.
Fundado em 1982, o Departamento de Antropologia do Iscte é desde então referência destacada no Ensino e na Investigação em Antropologia em Portugal, oferecendo formação em vários graus: Licenciatura, cursos de Pós-graduação, Mestrado e dois Programas de Doutoramento.
A investigação dos membros do Departamento e dos seus estudantes pós-graduados é enquadrada em dois centros de Investigação: o Centro em Rede de Investigação em Antropologia (CRIA), um inovador centro interuniversitário de investigação em Antropologia, congregando o Iscte, a NOVA FCSH, e as Universidades de Coimbra e do Minho; e o Centro de Estudos Internacionais (CEI-Iscte).
O Departamento de Antropologia está ligado por protocolos de colaboração a várias instituições científicas e universitárias nacionais e internacionais. Através do Programa Erasmus+, o Departamento de Antropologia mantém um ativo intercâmbio de estudantes e docentes, oferecendo várias disciplinas em língua inglesa.
O Departamento de Antropologia integra dezasseis professores doutorados, e, atualmente, desenvolvem-se no seu quadro, em associação com os Centos de Investigação, investigações em várias regiões do mundo, em múltiplas e diferentes áreas, teóricas e aplicadas, da Antropologia.
O Departamento de Economia Política privilegia uma atenção contínua aos desafios colocados pela realidade económica contemporânea a nível nacional, europeu e global e promove a articulação contínua entre a produção de conhecimento e o ensino. A centralidade da relação entre as questões económicas e jurídicas nas sociedades contemporâneas constitui um elemento central da sua identidade.
Os membros do Departamento de Economia Política desenvolvem a sua actividade docente principalmente na licenciatura em Economia, tendo tido um papel central na respectiva criação. Participam também no Mestrado e no Programa Doutoral em Economia, nos Mestrados oferecidos pelo Departamento de Economia Política (Direito das Empresas, Política e Gestão de Recursos Humanos, Estudos de Desenvolvimento, Economia e Políticas Públicas, Economia Social e Solidária, Economia Monetária e Financeira) assim como em Mestrados oferecidos por outras Escolas do Iscte.
O Departamento de Economia Política é constituído por quinze doutorados em Economia, quatro doutorados em Direito e seis outros docentes que colaboram na área jurídica.
Os membros do Departamento desenvolvem a sua actividade em áreas científicas diversas:
O Departamento promove ativamente a investigação científica e a sua difusão ao nível nacional e internacional. A maioria dos membros desenvolve essas actividades no quadro do centro de investigação Dinamia'CET (Centro de Estudos sobre a Mudança Socioeconómica e o Território). Este centro de investigação do Iscte está avaliado como “Excelente” pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT). O Dinâmia'CET orienta-se por princípios de inovação na produção de conhecimento e valoriza a diversidade da sua composição interdisciplinar.