ATENÇÃO: Esta página foi traduzida automaticamente pelo Google Translate. Isto pode ter consequências inesperadas no conteúdo apresentado e, portanto, não nos responsabilizamos pelo resultado dessa tradução automática.


ATTENTION: this page has been automatically translated by Google Translate. This can have unexpected consequences and, therefore, we do not take responsibility for the result of that automatic translation.

menu
menu close

Ferramentas para ensino à distância

O Iscte dispõe de um conjunto de ferramentas destinadas ao ensino não presencial.

Descreve-se de seguida cada uma das ferramentas.

Em caso de dúvidas de utilização, contacte através do Portal de Serviços.

English version


Zoom Colibri


A videoconferência compreende um conjunto de tecnologias de comunicação interativa, que permitem a colaboração simultânea entre dois ou mais locais, através da transmissão de vídeo e áudio.

A videoconferência é adequada a todas as situações de colaboração em tempo real em que dois ou mais participantes se encontrem separados geograficamente.

Diversas atividades podem obter vantagens desta tecnologia:

· Reuniões de trabalho de projetos nacionais ou internacionais;

· Apresentações de trabalhos de final de curso;

· Reuniões de júri (mestrados ou doutoramentos);

· Eventos com participação de plateia remota;

· Eventos com orador em local remoto;

· Aulas à distância.

O Iscte possui atualmente duas salas dotadas com equipamento de videoconferência H.323.


O Iscte faculta aos seus docentes e estudantes o acesso à ferramenta de videoconferência Zoom (via FCCN). Esta ferramenta permite a realização de eventos (reuniões, aulas, etc...) com vários participantes em simultâneo, a partir de um computador, smartphone ou tablet. A ferramenta permite que a sessão seja moderada, dispondo de mecanismos simples para a interação docente-estudante.


Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.


Plataforma de e-learning (Moodle)


O Iscte disponibiliza a toda a comunidade académica uma plataforma de gestão de ensino e de aprendizagem (plataforma de e-learning), que permite a gestão e distribuição de conteúdos académicos, bem como outras funcionalidades de comunicação e avaliação, entrega de trabalhos aos docentes com deteção de plágio, entre outras, complementando as atividades desenvolvidas presencialmente.

Esta ferramenta pode suportar modelos pedagógicos desenvolvidos num ambiente de trabalho tecnologicamente avançado, o que permite uma forte interação entre o(s) docente(s) e estudante(s), promovendo a aprendizagem cooperativa como metodologia na aquisição e avaliação de conhecimentos. Na plataforma de e-learning (Moodle) podem e devem ser disponibilizados os materiais de apoio às diferentes UC.


Para aceder a este serviço, clique aqui.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.

Em caso de dificuldade contacte-nos.


Fénix+


O serviço Fénix+ permite aos utentes certificados - alunos, docentes, investigadores e funcionários e candidatos - do Iscte utilizar diversos serviços e funcionalidades de forma a simplificar o quotidiano de todos aqueles que estudam ou trabalham.

O Fénix+ disponibiliza aos seus utilizadores funcionalidades como por exemplo, assiduidade de alunos, gestão de sumários, lançamento de notas, candidaturas, horários, inscrições, propinas, reserva de salas, entre outras.

Para aceder e saber mais sobre este serviço, clique aqui.

Página de apoio ao serviço, disponível aqui.


VPN


É possível aceder a partir de casa aos recursos do Iscte através de VPN (Virtual Private Networking), estabelecendo uma ligação segura em túnel entre o computador pessoal e a rede do Iscte.

Ao estabelecer uma ligação privada virtual (VPN), o computador de casa comporta-se como se estivesse ligado fisicamente ao Iscte. Dessa forma, pode aceder a serviços cuja subscrição depende de os acessos serem realizados usando um endereço IP atribuído ao Iscte.

Entre esses serviços encontra-se o acesso ao conteúdo de muitas publicações científicas pesquisáveis através do serviço b-on (da FCCN) e a várias bases de dados.

Pode ainda aceder a outros serviços, como desktop remoto, através da configuração da VPN do Iscte.

Para mais informações consulte o site dos SIIC aqui.