Notícias
Docentes, investigadores e estudantes da área de Serviço Social, nacionais e estrangeiros, partilham conhecimento e experiências, entre 17 e 21 de setembro, no 5.º Fórum Internacional “Sustentabilidade, Inovação e Participação”, que assinala 10 anos de Serviço Social no ISCTE-IUL.
Para Jorge Ferreira, diretor do Doutoramento em Serviço Social no ISCTE-IUL, a importância desta área de conhecimento e da necessidade de formação de nível superior “está na sociedade como um todo, de uma forma integrada, muito ligada com o bem-estar social e a qualidade de vida das pessoas”.
Identificar o Serviço Social apenas com tarefas assistenciais é demasiado redutor. A potencialidade desta área de formação está em “capacitar quer os profissionais, quer os investigadores, quer os professores para se envolverem também num debate aprofundado sobre a adaptação das políticas públicas e sociais”, explica aquele docente.
Em 2008 foi criado o Mestrado em Serviço Social no ISCTE-IUL e é essa data que se comemora neste 5.º Fórum. No primeiro dia (17 de setembro), é abordado “O Serviço Social em conversa com as Organizações”. Participaram representantes da UNICEF, do UNHCR-ACNUR, da OIT, da OMS, do Banco Mundial, da TMI Healthcare UK, do Comité dos Direitos Civis e Políticos das Nações Unidas, da CARITAS, da AMI e da Associação ZERO.
Cada dia é dedicado a um dos ciclos de formação nesta área científica: Mestrado, Doutoramento e Licenciatura. No último dia, 21 de setembro, o tema é “Internacionalização: Redes e Parcerias”. O programa completo está disponível em aqui.