Notícias

Internacional • 28 nov 2023
Iscte assina Declaração para o Desenvolvimento do Serviço Social e Ação Humanitária no século XXI
Legenda: Paulo Pedroso, Diretor INOVHUMRE; Antonio López Peláez, UNED-ICSW; Jorge M. Ferreira, Iscte; Sangmok Suh, Presidente do ICSW; Annamaria Campanini, Presidente do IASSW; Joachim Mumba, Presidente do IFSW.
Legenda: Paulo Pedroso, Diretor INOVHUMRE; Antonio López Peláez, UNED-ICSW; Jorge M. Ferreira, Iscte; Sangmok Suh, Presidente do ICSW; Annamaria Campanini, Presidente do IASSW; Joachim Mumba, Presidente do IFSW.Fotografia: Hugo Alexandre Cruz / Iscte Flickr Iscte: https://www.flickr.com/photos/iscteiul/53337625873/in/album-72177720312648901/


A Declaração de Lisboa para o Desenvolvimento do Serviço Social e Ação Humanitária no século XXI foi assinada a 16 de novembro de 2023, em Lisboa, no Iscte. Um marco importante que visa fomentar o reforço da ajuda humanitária, a melhoria das competências e habilidades dos assistentes sociais, o desenho de novos programas de formação, e a necessidade de apostar na participação e co-design como estratégias para melhorar a inclusão social.

«A emergência social em tempos de estado de emergência assume duas dimensões de Intervenção de Emergência Social: Situações de emergência em cenários de exceção e Situações de emergência para pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade social. Sensibilizar para a necessidade de implementar planos de formação avançada inovadores que proponham novas abordagens e metodologias de ensino, aprendizagem e investigação, baseadas em evidências da prática interdisciplinar e interprofissional. Aumentar as linhas de financiamento para a investigação social aplicada. Inclusão do Serviço Social e da Ação Humanitária na Agenda Europeia como uma prioridade de formação e investigação

Jorge Ferreira | Professor no Iscte, subdiretor do departamento de Ciência Política e Políticas Públicas, diretor da Licenciatura Serviço social, investigador no CIES-Iscte.

Esta iniciativa teve lugar no âmbito da Escola de Inverno Iscte em Ação Humanitária, resultado do projeto INOVHUMRE, coordenado pelo Iscte e desenvolvido em parceria com diversas instituições da Turquia (Hacettepe Universitesi, Sened Derneği e Sosyal Hizmet Uzmanları Derneği Ankara Şubesi), Espanha (Universidad Nacional de Educacion a Distância – UNED e Magtel Foundation), Portugal (Instituto Marques de Valle Flor), Colômbia (Icesi University) e Brasil (Fundacao Getulio Vargas).

«A Escola de Inverno de Ação Humanitária pretendeu pôr em trabalho conjunto dois projetos Erasmus+ coordenados pelo Iscte que chegam ao fim em simultâneo. Foram duas experiências de cooperação pluricontinental, trocando saberes entre Europa, África, Médio Oriente e América Latina. Forma também oportunidade de aproximar o pensamento da ação humanitária dos contextos em que decorrem grandes intervenções e há grandes preocupações. O nosso trabalho esteve focado em dois temas. Procurámos reforçar o ensino de ação humanitária numa intensa proximidade entre o Iscte e cinco universidades de Cabo Verde e Moçambique. Trouxemos para o centro do debate o tema da avaliação de programas. E, claro, foi uma oportunidade para estudantes, professores e profissionais vindos de oito países diferentes pensarem o futuro a partir desta experiência, finalmente juntos e ao vivo, após os anos da pandemia que tornaram um desafio conduzir estes projetos e conduzir a parceria.»

Paulo Pedroso | Professor no Iscte, investigador no CIES-Iscte, coordenador do projeto INOVHumRe Innovation in Humanitarian Response.

A declaração pode ser consultada aqui.

Fonte: https://icsw.org/


Voltar ao topo