Notícias

Divulgação Científica • 16 out 2018
Lisboa recebe conferência que desenha o futuro da Antropologia

Nos dias 26 e 27 de outubro, o Museu do Oriente e o ISCTE-IUL acolhem a 6ª edição da conferência internacional “Why the World Needs Anthropologists” que explora o tema “Desenhar o Futuro”.

Esta conferência destaca o campo emergente da Antropologia do Design e as oportunidades que surgem a partir dele. Reunindo especialistas de ambas as áreas, o encontro foca-se na importância da abordagem interdisciplinar e colaborativa nestas disciplinas, discutida na sua vertente aplicada.

“A Antropologia do Design é uma área recente, uma disciplina orientada para a resolução de problemas de forma criativa, e que combina pesquisa etnográfica, teorias antropológicas, uma visão sistémica com métodos do design”, refere Laura Korčulanin, membro da comissão organizadora do evento. “Esta área, tal como a antropologia aplicada noutros domínios, é essencial para o mundo que estamos a enfrentar”.

Organizada pela EASA Applied Anthropology Network, em colaboração com o CRIA-Centro em Rede de Investigação em Antropologia, a UNIDCOM – Unidade de Investigação em Design e Comunicação, a Associação Portuguesa de Antropologia e o ICS - Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, a conferência reúne especialistas das áreas da antropologia e do design e conta com mais de 400 participantes vindos de todo o mundo.

Why the World Needs Anthropologists: Designing the Future (WWNA’18) procura dar resposta à dinâmica do mundo atual e reflete a necessidade de mais antropólogos para estimular ideias e soluções informadas baseadas na investigação, tendo em conta o seu contexto histórico e sociocultural.

“O mundo precisa de antropólogas e antropólogos porque o mundo precisa de saber imaginar e ver que outros mundos são possíveis, refere Miguel Vale de Almeida, diretor do departamento de Antropologia do ISCTE-IUL e um dos oradores nacionais do evento. “São possíveis porque eles existiram, eles existem, e estes mudarão inexoravelmente com a História, como sempre mudaram. A antropologia - unindo no seu método a busca da objetividade científica a um conhecimento humanista produzido em conjunto com as pessoas e comunidades estudadas - ajuda a tornar o estranho em familiar e, talvez sobretudo, o familiar em estranho.”

O primeiro dia da conferência realiza-se no Museu do Oriente e conta com as palestras de Anna Kirah, Alisse Waterston, José Manuel dos Santos, Sarah Pink e Jamer Hunt, oradores principais deste encontro; no átrio principal do Museu, encontram-se os Design Hotspots dos patrocinadores e parceiros desta iniciativa, promovendo o encontro e diálogo entre palestrantes e participantes.

O segundo dia da conferência tem lugar no ISCTE-IUL, com apresentações PechaKucha no período da manhã, 12 workshops no período da tarde, e uma sessão plenária de encerramento no final do dia. A festa de encerramento ocorre na Fábrica do Braço de Prata.

Para mais informação consulte:
Website da conferência: https://www.applied-anthropology.com/
Evento Facebook: https://www.facebook.com/events/165885477401790/

Voltar ao topo