Notícias

Institucional • 03 jan 2023
Iscte melhora o desempenho no ranking ambiental Greenmetric

Em ano marcado pelos investimentos em sustentabilidade, o Iscte registou:

  • Práticas de sustentabilidade na realização de eventos
  • Redução dos consumos (energia, água, papel…) por pessoa
  • Aumento de postos de carregamento de veículos elétricos

Começamos o ano com boas notícias! O Iscte - Instituto Universitário de Lisboa está de novo no grupo das universidades com maior investimento na área da sustentabilidade, segundo o UI GreenMetric, um ranking que classifica as universidades quanto ao seu desempenho ambiental.

O Iscte posicionou-se no 390º lugar, entre mais de 1000 instituições, e melhorou a sua pontuação recuperando o 3º lugar nacional, no conjunto das 7 universidades portuguesas participantes. Em primeiro lugar deste ranking está novamente a Wageningen University & Research (Países Baixos).

Este ano o ranking incluiu novas questões, nomeadamente em relação às adaptações do campus a pessoas com necessidades específicas - no qual o Iscte obtive pontuação máxima - e outras relativas à dimensão social e cultural da sustentabilidade.

O Iscte destaca-se na categoria Educação e Investigação devido à forte presença da sustentabilidade no ensino e na realização de eventos e iniciativas nesta área. Ao nível do campus, evidenciou-se na área de Gestão de Resíduos e Energia e Clima e nas iniciativas para incentivar a redução do uso individual de automóvel. Estes resultados dizem respeito ao desempenho em 2021. O contexto da pandemia, ao mesmo tempo que forçou a redução do consumo ético, influenciou a regressão de outros indicadores, como a utilização de plásticos de uso único ou a utilização do automóvel. No ano transato aprofundou-se a aposta em algumas destas áreas.

2022 foi também de vários investimentos na sustentabilidade do campus. Há mais lugares de estacionamento para bicicletas (dentro e fora do parque de estacionamento) e postos de carregamento para veículos elétricos, e realizaram-se vários eventos de promoção de mobilidade sustentável, como o inquérito à comunidade e workshops de incentivo à mobilidade ciclável. Foi ainda o ano em que o trabalho concertado entre serviços resultou numa candidatura a financiamento para a transição energética do campus (programa ECO.AP2030). Isto ao mesmo tempo que continuam a destacar-se resultados monitorizados na diminuição dos consumos por pessoa, face a 2019.

Também na construção do novo edifício do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologias (CVTT Iscte) foi atribuído o Pré-Certificado Energético com classificação máxima (A+), que evidencia as boas práticas de sustentabilidade de arquitetura, uma das nossas áreas de formação.

Vamos, pois, trabalhar para que o ensino e a investigação do Iscte continuem a capacitar para comportamentos mais sustentáveis, seja ao nível da gestão do campus, ou na missão, mais alargada, de interação com a sociedade.


Sobre o GreenMetric

O UI GreenMetric World University Rankings pretende avaliar o compromisso das Universidades com a criação de um campo sustentável. Para isso utiliza indicadores de desempenho nas seguintes áreas: ambiente e infraestrutura (15%), energia e mudanças climáticas (21%), gestão de resíduos (18%), água (10%), transportes (18%) e educação e investigação (18%). Este ranking teve a primeira edição em 2010 e tem como principal objetivo sensibilizar as Instituições de Ensino Superior para a importância da criação de campus sustentáveis. Em 2022, participaram 1050 universidades, das quais 7 portuguesas.

Ranking completo: https://greenmetric.ui.ac.id/rankings/overall-rankings-2021

Metodologia detalhada: https://greenmetric.ui.ac.id/about/methodology

Informação sobre o posicionamento do ISCTE-IUL noutros rankings internacionais:

www.iscte-iul.pt/conteudos/iscteiul/qualidade/acreditacoes-rankings/1178/rankings

Voltar ao topo