Notícias
Site Trajectórias Residenciais, do Dinâmia-CET, estuda mobilidade na Área Metropolitana de Lisboa
Trajectória Residenciais é como se chama o site (
www.trajectorias-residenciais.com) que resulta de um projecto pioneiro em Portugal e desenvolvido por uma equipa de investigadores do centro de investigação DINÂMIA-CET, do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa e que será lançado a 4 de Março às 10:30 horas na sala B201 do Edifício II do ISCTE-IUL.
Ao mesmo tempo que divulga ciência, o site Trajectórias Residenciais convida os cidadãos, que vivam ou tenham vivido na AML, a participar de forma criativa na construção do conhecimento sobre a sociedade portuguesa e no final devolve a cada participante a sua própria história residencial, um resultado que utilizador poderá publicar no seu mural do Facebook.
Através de um interface apelativo e de grande usabilidade, os participantes poderão traçar, no mapa, um perfil gráfico da sua mobilidade habitacional; adicionar imagens e informações sobre a sua casa; distinguir os pontos fracos ou fortes da rua onde viveu, ou contar as histórias que marcaram as suas vidas.
Os mais novos também são convidados a participar. Para eles foi criado o Trajectoriazinhas onde poderão desenhar a suas casas e escrever uma redacção sobre os locais onde viveram.
O
Trajectórias Residenciais é um projecto pioneiro em Portugal, que se destaca pela inovação do processo de recolha de informação para estudo, mas também porque divulga ciência ao mesmo tempo de retribui a informação à sociedade.
Sobre o projecto’ Trajectórias Residenciais e Metropolização: continuidades e mudanças na Área Metropolitana de Lisboa. Este projecto é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, e tem como objectivo principal o estudo das trajectórias residenciais dos habitantes da Área Metropolitana de Lisboa (AML), nascidos entre 1935-1985. Todavia, e dada a necessidade de aprofundar o conhecimento sobre as transformações em curso que poderão estar na base de uma reestruturação das lógicas da metropolização contemporânea, os investigadores pretendem, dar destaque à análise das gerações mais novas: indivíduos nascidos entre 1965-1985 e cuja entrada na vida adulta e provável autonomia habitacional terá ocorrido já depois da adesão à União Europeia, período de emergência dos principais indicadores de modernidade.
Visite o site do Centro de Investigação
Dinâmia-CET