Notícias

Iscte • 13 dez 2013
Prémio AICA para Professora Ana Vaz Milheiro

A Professora Ana Vaz Milheiro foi distinguida pela secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA) com o prémio AICA pela obra "Nos Trópicos Sem Le Corbusier" (Relógio de Água, 2012). O prémio distingue obras inéditas, escritas em português e publicadas originalmente em Portugal.

 Em comunicado, o júri explica que “o livro de Ana Vaz Milheiro agrega um conjunto de ensaios críticos pioneiros sobre um objecto histórico que importava abordar: o trabalho dos gabinetes de projecto coloniais na África sob dominação portuguesa durante o Estado Novo”, sublinhando “a qualidade e o rigor da informação” da obra.

Para além da publicação deste livro, a Professora Ana Vaz Milheiro comissaria ainda uma exposição na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, centrada na mesma temática. A exposição "África – Visões do Gabinete de Urbanização Colonial (1944-1974)" encerra o projeto de investigação “Os Gabinetes Coloniais de Urbanização – Cultura e Prática Arquitetónica”, financiado pela FCT e no qual uma equipa de investigadores do ISCTE-IUL participou.

A exposição conta ainda com maquetes realizadas por alunos do Mestrado Integrado em Arquitetura do ISCTE-IUL.



Voltar ao topo