Título
Floresta-Escola: práticas educativas na/para/com e pela natureza
Autor
Cruz, Rafael Branco
Resumo
pt
Esta investigação de natureza exploratória dedicou-se a perceber as potencialidades evidenciadas
quando crianças e adultos se encontram em interação com a Natureza num contexto educativo. Os
referenciais teóricos focam-se na Natureza como sujeito para, em seguida, percebê-la não só como
escola, mas também como educadora e agente ativo nas práticas educativas, e ainda, em estudos sobre
infância. A abordagem aplicada no terreno utilizou a etnografia com crianças como opção metodológica.
Foram realizadas entrevistas com 44 crianças. O objetivo das entrevistas foi de buscar o que as crianças
e os adultos estavam a sentir, a aprender e a desenvolver naquele instante de contacto com a Natureza.
A pesquisa foi realizada no contexto do projeto da Escola da Floresta Bloom em parceira com a Escola
Básica da Várzea de Sintra, uma escola pública portuguesa do 1º ciclo. Analisaram-se as seguintes
dimensões: 1) Educação dos/pelos sentidos; 2) Práticas educativas como ponte entre a floresta e a escola;
e 3) Práticas educativas inclusivas. As análises e reflexões finais apoiam-se em torno das perguntas
surgidas no campo: “o que é que a Natureza te ensina?” e “o que é que tu aprendes com a Natureza?”.
Conclui-se que faz bastante sentido o desemparedamento da educação de infância em busca de práticas
educativas na/para/com/pela Natureza a fim de desenvolver habilidades e competências
socioemocionais, cognitivas e físicas.
en
This exploratory research was dedicated to understanding the potentialities evidenced when children
and adults interact with nature in an educational context. The theoretical references focus on Nature as
a subject and then perceive it, not only as a school, but also as an educator and active agent in educational
practices, as well as in studies on childhood. The field approach used ethnography with children as a
methodological option. Interviews were conducted with 44 children. The purpose of the interviews was
to seek what children and adults were feeling, learning and developing at that moment of contact with
nature. The research was carried out in the context of the Bloom Forest School project in partnership
with the Várzea de Sintra Basic School, a Portuguese public elementary school. The following
dimensions were analyzed: 1) Education of / through the senses; 2) Educational practices as a bridge
between the forest and the school; and 3) Inclusive educational practices. The final analysis and
reflections are based around the questions that arise in the field: "What does Nature teach you?" and
"what do you learn from nature?" It is concluded that the mismatch of early childhood education in
search of educational practices in / to / with / by Nature makes a lot of sense in order to develop socioemotional, cognitive and physical skills and competences.