Título
Arquitetura vernacular: Construir o tempo
Autor
Ferreira, Luís André Araújo
Resumo
pt
A procura das linhas estruturantes da história da
arquitetura presentes nesta dissertação têm como
objetivo encontrar pontes entre o passado e o presente.
O estudo desenvolve-se em duas partes complementares,
na fundamentação teórica e na expressão dos conceitos
apreendidos no objeto arquitetónico inserido na Cova
do Vapor.
O entendimento do espaço, tempo e permanência
introduzidos por Aldo Rossi no seu livro The
Architecture of the City; (1982) constituí as bases do
conhecimento teórico ao pensamento do objeto
arquitetónico, e construção do seu carácter.
A leitura do livro Pride in Modesty; (2011) de
Michelangelo Sabatino permitiu construir a ponte
temporal na qual fluem os conceitos históricos da
arquitetura modernista e vernacular. Foi possível
confrontar os dois, colocando ambos no mesmo
intervalo histórico. Resultando na definição dos temas
da identidade e carácter que fervilhavam na Europa do
Séc. xx.
A arquitetura Vernacular introduzida por Dell Upton
em Common Places; (1986) e desconstruída por Amos
Rapoport em House Form and Culture; (1969) permitiu
a análise prática à arquitetura vernacular encontrada na
Cova do Vapor formulando as fundações do projeto.
en
The search for the guidelines of architecture history
presented in this dissertation have the objective of
finding bridges between the past and the present. The
study is developed in two complementary parts. The
construction of the theoretical foundation and the
expression of concepts accepted in this architectural
object inserted in Cova do Vapor.
The understanding of space, time and permanence
introduced by Aldo Rossi in his book, The Architecture
of the City; (1982) constituted the basis of theoretical
knowledge essential to the thought of the architectural
object, and construction of its character.
Reading Michelangelo Sabatino’s Pride in Modesty;
(2011), allow us to build a temporal bridge on which
historical concepts of modernist and vernacular
architecture flow. It was possible to confront the two,
placing both in the same historical break. Resulting in
the definition of the themes of identity and character
that boiled in the twentieth-century Europe.
A vernacular architecture introduced by Dell Upton in
Common Places; (1986) and deconstructed by Amos
Rapoport in House Form and Culture; (1969) allowed
for an analysis of vernacular architecture found in
the Cova do Vapor, formulating as foundations of the
project.