Título
O papel da influência social informativa na codificação de desinformação
Autor
Pinheiro, Inês Moutinho
Resumo
pt
A memória é uma atividade social. No entanto, os mecanismos sociocognitivos subjacentes à
emergência e transmissão da desinformação em contextos de interação social permanecem
pouco explorados. Uma das possíveis explicações para o contágio social da memória (i.e.,
integração de informação falsa na memória, introduzida por uma fonte social) é a influência
social.
O presente estudo teve como objetivo explorar o efeito da influência informativa na
emergência e transmissão de desinformação numa tarefa de interação social.
Para tal, foi realizado um estudo experimental, no qual após a visualização de um vídeo o
participante respondia a um questionário contendo informação correta e desinformação acerca
do vídeo, em conjunto com um parceiro (i.e., comparsa não real) que numa condição respondia
com elevada confiança e na outra com baixa confiança. Por fim, os participantes eram sujeitos
a uma tarefa de evocação livre, na qual deveriam evocar, com o máximo de detalhe possível, a
informação que recordavam do vídeo apresentado.
Os resultados revelaram, como esperado, que durante o questionário foi aceite mais
informação correta do que desinformação. Os resultados da tarefa de evocação replicaram o
efeito da desinformação. Além disso, e tal como esperado, os participantes na condição de
elevada confiança recordaram mais desinformação aceite pelo comparsa durante o questionário
como sendo verdadeira, do que os participantes da condição de baixa confiança.
Os resultados deste estudo sugerem que a influência informativa exercida por um parceiro
de interação social que introduz desinformação, influencia de forma significativa a memória do
participante.
en
Memory is a social activity. However, the socio-cognitive mechanisms underlying the
emergence and transmission of misinformation in contexts of social interaction remain
underexplored. One possible account for the social contagion of memory (i.e., integration of
false information in memory, introduced by a social source) is social influence.
The present study aimed to explore the effect of informative influence on the emergence
and transmission of false information in a social interaction task.
To this end, we developed an experimental study. After watching a video, participants
answered a questionnaire containing correct and misinformation about the video. This task was
completed together with a partner (i.e., a confederate) who, in one condition presented high
confidence and in the other low confidence in the answers provided. Finally, participants
performed a recall task in which they should describe with as much detail as possible the
information presented in the initial video.
The results revealed, as expected, that during the questionnaire, participants accepted more
correct information than false. The results from the recall task replicated the misinformation
effect. Moreover, as expected, participants in the high confidence condition recalled more false
information accepted by the confederate as true during the questionnaire than participants in
the low trust condition.
The results from this study suggest that the informative influence exerted by a social
interaction partner who introduces misinformation significantly affects participants' memory