Teses e dissertações

Mestrado
Ciências em Emoções
Título

O papel da influência social informativa na codificação de desinformação

Autor
Pinheiro, Inês Moutinho
Resumo
pt
A memória é uma atividade social. No entanto, os mecanismos sociocognitivos subjacentes à emergência e transmissão da desinformação em contextos de interação social permanecem pouco explorados. Uma das possíveis explicações para o contágio social da memória (i.e., integração de informação falsa na memória, introduzida por uma fonte social) é a influência social. O presente estudo teve como objetivo explorar o efeito da influência informativa na emergência e transmissão de desinformação numa tarefa de interação social. Para tal, foi realizado um estudo experimental, no qual após a visualização de um vídeo o participante respondia a um questionário contendo informação correta e desinformação acerca do vídeo, em conjunto com um parceiro (i.e., comparsa não real) que numa condição respondia com elevada confiança e na outra com baixa confiança. Por fim, os participantes eram sujeitos a uma tarefa de evocação livre, na qual deveriam evocar, com o máximo de detalhe possível, a informação que recordavam do vídeo apresentado. Os resultados revelaram, como esperado, que durante o questionário foi aceite mais informação correta do que desinformação. Os resultados da tarefa de evocação replicaram o efeito da desinformação. Além disso, e tal como esperado, os participantes na condição de elevada confiança recordaram mais desinformação aceite pelo comparsa durante o questionário como sendo verdadeira, do que os participantes da condição de baixa confiança. Os resultados deste estudo sugerem que a influência informativa exercida por um parceiro de interação social que introduz desinformação, influencia de forma significativa a memória do participante.
en
Memory is a social activity. However, the socio-cognitive mechanisms underlying the emergence and transmission of misinformation in contexts of social interaction remain underexplored. One possible account for the social contagion of memory (i.e., integration of false information in memory, introduced by a social source) is social influence. The present study aimed to explore the effect of informative influence on the emergence and transmission of false information in a social interaction task. To this end, we developed an experimental study. After watching a video, participants answered a questionnaire containing correct and misinformation about the video. This task was completed together with a partner (i.e., a confederate) who, in one condition presented high confidence and in the other low confidence in the answers provided. Finally, participants performed a recall task in which they should describe with as much detail as possible the information presented in the initial video. The results revealed, as expected, that during the questionnaire, participants accepted more correct information than false. The results from the recall task replicated the misinformation effect. Moreover, as expected, participants in the high confidence condition recalled more false information accepted by the confederate as true during the questionnaire than participants in the low trust condition. The results from this study suggest that the informative influence exerted by a social interaction partner who introduces misinformation significantly affects participants' memory

Data

30-ago-2021

Palavras-chave

Interação social
Memória
Memory
Social interaction
Desinformação
Misinformation
Influência social informativa
Informative social influence

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo