Título
The importance of participation in student organizations for soft skills development
Autor
Vieira, Francisco Machado Silva Passos
Resumo
pt
A importância do desenvolvimento de competências transversais no percurso académico de um
estudante surge, maioritariamente, das novas exigências do mercado de trabalho.
As matérias da gestão do desempenho, performance e do desenvolvimento de competências dos
colaboradores nas organizações têm vindo a alterar-se nos últimos anos. Antes, as hard skills eram
fundamentais, no entanto atualmente é necessário algo que mantenha as pessoas em linha com as
exigências do mundo em que vivemos e trabalhamos, e que facilite, cada vez mais, a necessária
interação com os outros. A tudo isto dá-se o nome de soft skills.
Como tal, é preciso perceber o nível de adaptabilidade do modelo de ensino do Ensino Superior
face a todo este novo paradigma do mercado de trabalho.
A participação dos estudantes em Organizações Estudantis permite-os desenvolver, ainda mais, as
soft skills, através do envolvimento em diferentes desafios e atividades e principalmente através
do nível de compromisso dado a cada uma das respetivas responsabilidades.
Esta investigação, tem como objetivo recolher fundamentação teórica sobre os temas acima
descritos e ao mesmo tempo, através de um inquérito online, obter um parecer pessoal de diversos
indivíduos com experiência e participação ativa em organizações estudantis, durante o seu
percurso académico.
Através deste estudo, torna-se evidente que a participação em Organizações Estudantis é cada vez
mais importante e deve ser valorizada pelos empregadores, tendo em conta a capacidade que estas
possuem em desenvolver, ainda mais do que o modelo de ensino do Ensino Superior, as
competências exigidas pelo mercado de trabalho.
en
The importance of developing transversal skills in a student's academic career arises mostly from
the new demands of the labor market.
Performance and competency management issues in organizations have changed in recent years.
Hard skills used to be fundamental, but the paradigm has changed, and today something different
is needed that keeps people in line with the demands of the world we live and work in, and
increasingly facilitates the necessary interaction with other people. This is so called soft skills.
As such, it is necessary to understand the level of adaptability of the higher education teaching
model in view of this whole new labor market paradigm.
Students' participation in Student Organizations enables them to further develop the skills sought
by employers by engaging in different challenges and activities and especially through the level of
commitment given to each of their responsibilities.
This research aims to gather theoretical grounding on the topics described above and at the same
time, through an online survey, obtain a personal opinion of several individuals with experience
and active participation in student organizations, during their academic course.
Thus, it has become evident, both through literary review and data collection, that participation in
Student Organizations is increasingly important and should be valued by employers, given their
ability to further develop than the teaching model of higher education, the skills required by the
labor market.