Título
Ativos qualificados a nível do ensino superior desempregados: à procura de novo emprego
Autor
Baeta, Maria de Lurdes Fernandes
Resumo
pt
O desemprego dos que atingiram o topo do sistema educativo tem crescido nos últimos anos em Portugal. Ser licenciado, estar desempregado e vivenciar a experiência subjetiva do desemprego é o problema que aqui abordaremos. Uma parte significativa da elite académica e científica, que designamos nesta análise por Ativos Qualificados a Nível do Ensino Superior e em simultâneo detentora de qualificações e competências profissionais, encontra-se agora na fase etária adulta do seu ciclo de vida ativa na situação de desemprego. Confrontada com a instabilidade laboral da sociedade contemporânea, vê comprometida a sua estabilidade assalariada de outrora.
Procurámos perceber, as atitudes destes desempregados com níveis elevados de escolaridade e idades entre os 35 e 44 anos, analisando designadamente a satisfação, as expetativas e estratégias de vida e como interpretam o investimento em conhecimento à luz da experiência e do percurso profissional na atual situação de desemprego, do tempo de permanência nele e da condição de estar à procura de novo emprego.
Foi objeto de estudo perceber através do recurso à metodologia quantitativa a influência que os condicionalismos descritos exercem sobre as atitudes dos desempregados inquiridos. Analisámos para o efeito, uma amostra constituída por 185 participantes com habilitações ao nível do ensino superior desempregados, à procura de novo emprego e inscritos no Centro de Emprego de Loures, com idades compreendidas entre os 21 e 64 anos, para perceber as diferenças entre os diferentes grupos etários.
Os resultados permitiram concluir que o tempo na situação de desemprego depende da idade, e a permanência nesta situação é tanto maior quanto mais adulto seja o individuo desempregado licenciado. Ainda, com respeito à problemática do desemprego, este aumento advém na perceção dos mais adultos da atual crise económica portuguesa e do tecido empresarial.
en
Unemployment amongst those who have reached the top of the educational system in Portugal has grown in recent years. Having a degree, being unemployed and living the subjective experience of unemployment is the problem that we will look at here. A part of the academic and scientific elite, those who are designated in this analysis as the qualified assets at a higher educational level, who are simultaneously holders of professional skills and already at an adult stage of their active life cycle, is faced with the occupational instability of contemporary society in the situation of unemployment and sees its wage stability of yesteryear compromised.
We sought to understand the attitudes of these unemployed with high education levels by analyzing in particular their satisfaction, expectations and life strategies as well as how they understood their investment in knowledge, their experience and professional career, their current unemployment situation and duration in it, and the search for a new job in relationship with their age and perceptions of the labor market, the economic crisis and the conditions of Portuguese business.
The object of study was to understand, through the use of quantitative methodology, the influence that age and perceptions of the labor market exert on the attitudes of the unemployed respondents. For this purpose, we analyzed a sample constituted by 185 unemployed participants with degrees at the higher education level, registered at the employment center of Loures and currently looking for a new job, and aged between 21 and 64 years in order to understand the differences between the different age groups.
The results demonstrate that the time in unemployed depends on age, and the length of time in this situation is increased for the adults unemployed. Still, with regard to the problem of the unemployed, this increase corresponds to the in perception of the adults of the current Portuguese economic crisis and the conditions of business.