Título
Estágios: benefícios para a empregabilidade e inserção profissional
Autor
Santos, Inês Daniela Tavares dos
Resumo
pt
O mercado de trabalho português é atualmente palco de incertezas, instabilidade e acima de
tudo, insegurança para quem está agora a entrar no mercado de trabalho levando a que, em
muitos casos, os jovens no fim do percurso académico recorram a formas de trabalho precárias
para ganhar experiência profissional. Os decisores políticos têm desenhado medidas de política
ativa de emprego para facilitar a transição dos jovens para o mercado de trabalho, especialmente
os estágios.
Este estudo explora a perceção sobre os benefícios das experiências de estágio
designadamente na inserção profissional e subsequente empregabilidade de uma amostra de
jovens do ensino superior em Portugal. A realização deste estudo justifica-se pela contribuição
em aprofundar o conhecimento sobre os benefícios do estágio, visando várias áreas de
formação, graus académicos e instituições universitárias.
A análise empírica apoia-se em dados recolhidos a partir de um inquérito original aplicado
através de redes sociais a jovens estudantes ou diplomados do ensino superior que tivessem
realizado pelo menos um estágio (n = 94) seja ele profissional, curricular, extracurricular ou
das ordens profissionais. Os resultados empíricos indicam que a realização do primeiro estágio
foi benéfica para a aquisição de conhecimentos e competências, bem como a aquisição de
experiência profissional, bastante valorizada pelos empregadores. Todavia, não há um consenso
sobre os benefícios relativos às condições de emprego.
Os resultados desta pesquisa podem ser úteis para uma reflexão sobre esses benefícios e
introdução de eventuais alterações nesta medida que visa garantir uma transição mais fácil dos
jovens para o mercado de trabalho.
en
The Portuguese labor market is currently the scene of uncertainty, instability and, above all,
insecurity for those who are now entering in the labour market. In many cases, this is leading
to young people, at the end of their academic careers, to resort to precarious forms of work in
order to gain professional experience. Policy makers have designed active employment policy
measures to facilitate the transition of young people into the labour market, especially
internships.
This study explores the perception of the benefits of internship experiences, namely in the
professional insertion and subsequent employability of a sample of young adults of higher
education in Portugal. The aim of this study is justified by the contribution to deepen the
knowledge on the benefits of the internship, aiming at several areas of formation, academic
degrees and institutions.
The empirical analysis is based on data collected from an original survey applied through
social networks to young students or graduates of higher education who had completed at least
one internship (n = 94) professional, curricular, extracurricular or of the orders. The empirical
results indicate that the accomplishment of the first internship was beneficial for the acquisition
of knowledge and skills, as well as the acquisition of professional experience, highly valued by
employers. However, there is no consensus on the benefits of employment conditions.
The results of this research may be useful for reflecting on these benefits and introducing
possible changes to this measure to ensure an easier transition of young people in the labor
market.