Título
Plataforma FLUIDS ID: estudo do processo comunicativo em E-Portefólios para a inclusão social e empregabilidade em Real Life e Second Life
Autor
Crucho, Sandra Sofia Pereira Lourenço da Angélica
Resumo
pt
O projecto Fluids Identify (FLUIDS ID) pretende dar resposta às solicitações de alunos
que, prestes a entrar no mundo do trabalho, recorrem a ferramentas WEB 3.0, acessíveis
e inclusivas a todo e qualquer cidadão para poderem inscrever os seus e-portefólios e
construírem as suas Histórias de Vida.
Os e-portefólios acrescentam ao ambiente de aprendizagem a possibilidade de um
feedback entre professor e aluno. A possibilidade de momentos de partilha e
colaboração entre alunos ou entre uma comunidade de aprendizagem mais alargada,
privilegiando a motivação do aluno e o seu envolvimento na construção do seu
conhecimento; proporcionando-lhe condições favoráveis à construção de um portefólio
reflexivo em interacção social com os membros da comunidade.
Para responder a estas expectativas foi concebida uma plataforma com características
abertas e flexíveis que respeita a metáfora do puzzle, capaz de responder aos diversos
perfis, onde locais fixos e flexíveis pretendem, de forma eficiente, responder a
diferentes perfis de aprendizagem e respeitar os princípios da diversidade de escolha e
acessibilidade ao conhecimento.
O sistema tecnológico que serve de suporte aos portefólios electrónicos é muito
importante e deve ser construído de forma a permitir ao aluno o seu próprio arquivo
digital para armazenamento dos seus trabalhos (“working portfolio”). Além disso, o
aluno vai construindo o seu espaço de reflexão pessoal (“portefólio reflexivo”) através
das reformulações dos seus trabalhos e na sequência dos comentários (feedback) do
professor e da sua auto-reflexão.
en
The Project FLUIDS ID intends to aid students that are about to start their working life,
they can use WEB tools 3.0, inclusive and accessible to every citizen to be able to enroll
their e-portfolios and build their life stories.
The e-portfolios add to the learning environment the possibility to have the feedback
between teacher and student. The possibility of sharing and cooperation between
students or in a wider learning community, focusing the student motivation and it’s
enrollment in the construction of knowledge, giving favorable conditions to the
production of a reflexive portfolio in social interaction within the members of the
community.
To meet this expectations a platform with flexible and open characteristics was built,
respecting the ‘puzzle metaphor’, able to meet multiple profiles, where fixed and
flexible places intend, in an efficient way, to respond to different learning profiles and
respect the diversity of choice principles, and accessibility to knowledge.
The Technological system that supports the electronic portfolios is very important and
must be built in such a way that it allows the student its own digital storage, to keep
track of its work ‘working portfolio’. In addition, the student will build its own personal
reflections space (‘reflexive portfolio’) through the drafting of its work as the result of
the feedback from its teacher and self-reflection.