Título
Projecto Melika: uma iniciativa de desenvolvimento social no meio rural em Angola
Autor
Moinheiro, Judite de Freitas
Resumo
pt
Esta dissertação visa apresentar uma iniciativa local, um sonho que se transformou em
obra: projecto Melika, que emergiu, sem meios financeiros específicos, apenas sustentado
pelo envolvimento dos membros da própria comunidade e do trabalho de voluntários. O
referido projecto existe desde 1999 e está localizado nas aldeias disseminadas pelas Comunas
de Capelongo e Mulondo, no Município da Matala, na Província da Huíla, Angola. Foi
concebido e implementado sob orientação das Irmãs de Santa Doroteia residentes em Freixiel
desde Abril de 1999. É um projecto multifacetado: dedica-se à saúde, à promoção integral da
mulher rural e à educação.
Esta análise toma a área educativa para analisar os factores que estão na base do sucesso
da escola e de seus núcleos. Recorre-se, para suporte teórico, aos conceitos de capital social,
acção colectiva e desenvolvimento local.
Pela análise realizada, as conclusões apontam como principais factores de sucesso da
escola e seus núcleos, o facto de o projecto ter começado por potenciar recursos locais, o
intenso desejo que os adultos têm de preparar um futuro promissor para os seus filhos e às
interacções activas dos vários intervenientes do projecto.
en
This paper aims to present a local initiative, a dream that turned into work: Melika
project, which emerged without specific economic funding, sustained only by the
involvement of members of the community and the work of volunteers. This project has been
around since 1999 and is located in the Communes of scattered villages of Capelongo and
Mulondo in the municipality of Matala, in Huila Province, Angola. It is designed and
implemented under the guidance of the Sisters of Saint Dorothy resident in Freixiel since
April 1999. It is a multifaceted project, dedicated to health, integral promotion of rural
women and education.
This analysis takes the field of education to analyze the factors underpinning the success
of the school and their cores. We apply, for theoretical support, to the concepts of social
capital, collective action and local development.
For the analysis, the findings point to key success factors in school and their nuclei, the
fact that the project has begun by enhancing local resources, the intense desire that adults
have to prepare a future for their children and active interactions of project stakeholders.