Título
Work engagement and job performance in military contexts: The moderator role of Individual Orientation to Collectivism (IOC)
Autor
Yüce, Cumhur
Resumo
pt
Esta tese examinou o papel moderador da orientação individual para o coletivismo na relação
entre o work engagement e o desempenho no trabalho em contextos militares. Começámos por
descrever a literatura do work engagement e do desempenho no trabalho e a relação entre estes.
Para abordar a questão de como e quando o work engagement dos militares está associado a
níveis mais elevados de desempenho no trabalho, desenvolvemos dois estudos. O primeiro
estudo foi qualitativo e pretendeu analisar o que caracterizava um bom desempenho militar,
bem como as estratégias que os militares usam para melhorar seu desempenho. Os resultados
do Estudo 1, com entrevistas a 25 militares ou líderes militares seniores em serviço ativo,
oriundos de diferentes organizações militares, mostraram que embora existam algumas
semelhanças com o modelo que Campbell (1990, 2012) usou para descrever o desempenho no
trabalho, existem algumas singularidades do contexto militar. Uma destas singularidades é
nomeadamente uma maior focalização no coletivo como fator saliente do desempenho no
trabalho em contextos militares. Assim, realizámos um segundo estudo usando um desenho
cross-sectional com recurso a múltiplas fontes: 150 oficiais e os seus supervisores (N = 33).
Nesse estudo, analisámos o impacto que a orientação individual para o coletivismo tem na
relação entre o work engagement do oficial e o desempenho no trabalho (relatado pelo seu
supervisor). Os resultados mostraram que o work engagement dos oficiais estava positivamente
associado ao seu desempenho no trabalho somente quando eles tinham uma maior orientação
individual para o coletivismo. De acordo com os resultados dos dois estudos, argumentamos
que para melhorar o desempenho individual no trabalho em contextos militares, os gestores
militares devem investir na orientação individual dos funcionários para o coletivismo,
treinando-os nesse sentido e reforçando essa orientação por meio de práticas de socialização.
en
This thesis examined the moderating role of individual orientation to collectivism in the
relationship between work engagement and job performance in military contexts. We began by
describing the work engagement and job performance literature and the relationship between
them. To address the question of how and when would work engagement of military be
associated with higher levels of job performance, we developed two studies. The first study was
qualitative and pretended to analise what characterized a good performer in the military, as well
as the strategies that militaries use to enhance their performance. Results of Study 1, with
interviews to 25 staff officers or senior military leaders in active service from different military
organizations, showed that although there are some similarities with the job performance model
that Campbell (1990, 2012) used to describe job performance, there are some singularities of the
military context. Namely, a focus on the collective had been identified as a salient factor of job
performance in military contexts. Thus, we conducted a second study using a multi-source cross
–sectional design with 150 military staff officers and their supervisors (N=33). In that study, we
analysed the impact of individual orientation to collectivism for the relationship between staff
officers’ work engagement and job performance (reported by the supervisor) in a military
context. The results demonstrated that staff officers’ work engagement was positively associated
with their job performance (reported by their supervisor) only when they had higher levels of
orientation to collectivism. According to the results of the two studies, we argue that in order to
improve individual job performance in military contexts, military managers should invest on staff
officers’ orientation to collectivism by training them and reinforcing that orientation through
socialization practices.