Título
Homophobic bullying: intergroup factors and bystanders’ behavioral intentions
Autor
António, Ana Raquel Bernardino Mota de Jesus
Resumo
pt
Os bystanders estão presentes na maioria dos episódios de bullying e têm um papel relevante na facilitação ou inibição do bullying. Esta tese contribui para uma área de investigação que considera o bullying como um fenómeno intergrupal, examinando o papel de factores intergrupais que podem inibir ou promover as intenções de ajuda dos bystanders durante episódios de bullying homofóbico. Um estudo piloto demonstrou que o contacto alargado esteve associado a mais intenções de ajuda dos bystanders, através de maior empatia e menor ameaça (Capítulo 2). Dois estudos correlacionais demonstraram que as preocupações de contágio social estiveram associadas a reduzidas intenções de ajuda dos bystanders, e que a representação de grupo-único esteve associada a mais intenções de ajuda dos bystanders, através da redução das preocupações de contágio social (Capítulo 3). Dois estudos manipularam o contágio social, e apesar dos efeitos não significativos de ambas as manipulações, os resultados correlacionais foram consistentes com resultados anteriores (Capítulo 4). Dois estudos experimentais testaram o impacto do contacto imaginado e alargado nas intenções de ajuda dos bystanders mostrando que o contacto imaginado promoveu resultados mais positivos do que imaginar algo não relacionado, particularmente entre as participantes mais novas, e que o contacto alargado promoveu resultados positivos, particularmente entre as raparigas e os participantes mais novos (Capítulo 5). Um estudo experimental testou os efeitos de identidades comuns nas intenções de ajuda dos bystanders, revelando que, enquanto a dupla-identidade promoveu mais intenções de ajuda a vítimas de bullying homofóbico, a identidade de grupo-único desencadeou menos ameaça (Capítulo 6). No geral, esta tese sustenta a importância de considerar factores e processos intergrupais quando analisadas as intenções de ajuda dos bystanders de episódios de bullying homofóbico.
en
Bystanders are present in most of bullying episodes and have a relevant role facilitating or inhibiting bullying. This thesis builds on a field of research that considers bullying as an intergroup phenomenon, and examines the role of intergroup factors that may inhibit or promote bystanders’ helping intentions during homophobic bullying episodes. For this purpose, we conducted eight studies (Chapters 2-6). A pilot study showed that extended contact was associated with more bystanders’ helping intentions, via increased empathy and decreased threat (Chapter 2). Two correlational studies demonstrated that social contagion concerns were associated with less bystanders’ helping intentions, and one-group representations were associated with more bystanders’ helping intentions via decreased social contagion concerns (Chapter 3). Two experiments manipulated social contagion concerns, and despite the non-significant effects of both manipulations, correlational findings were consistent with previous findings (Chapter 4). Two studies tested, experimentally, the impact of imagined and extended contact on bystanders’ helping intentions (Chapter 5). Results showed that imagined contact promoted more positive outcomes than imagining something unrelated, particularly among female younger participants and extended contact triggered positive outcomes, particularly among female and younger participants. One experiment tested the effects of common identities on bystanders’ helping intentions, showing that while dual-identity triggered more behavioral intentions to help victims of homophobic bullying, one-group identity triggered less threat (Chapter 6). Overall, this thesis supports the importance of considering intergroup factors and processes while examining bystanders’ helping intentions during homophobic bullying episodes.