Título
Repensar a missão do ensino superior através da educação holística: a perceção do empregador
Autor
Santos, Patrícia Alexandra Pedro
Resumo
pt
No contexto de uma sociedade e de uma economia baseadas no conhecimento, as Instituições do Ensino Superior (IES) têm assumido um papel instrumental de preparar os jovens para o emprego. Pretende-se, com este trabalho, explorar uma missão alternativa das IES, centrada na educação holística, e perceber que atributos os empregadores mais procuram nos jovens graduados.
Para esse efeito, procurámos distinguir os atributos ligados à missão empregabilidade dos atributos ligados à educação holística, tentando perceber quais são os mais valorizados. É um estudo qualitativo e exploratório, com base em entrevistas realizadas a representantes do departamento de Recursos Humanos, de organizações que operam em Portugal e que têm ligação às universidades.
Os principais resultados mostram uma tendência para a procura do perfil de competências ligado à empregabilidade, apesar de haver uma valorização crescente dada a alguns atributos ligados à educação holística.
Este estudo vem preencher uma lacuna relativamente à literatura sobre a perceção do empregador, pois é mais abrangente que o debate das competências. Para além disso, a educação holística é um tema pouco explorado em Portugal, sobretudo no âmbito do ensino superior.
en
In the context of a knowledge-based society and economy, Higher Education Institutions (HEI) have assumed an instrumental role in preparing young people for the labor market. With this work we intend to explore an alternative mission of the HEI focused on holistic education and to understand what skills employers search for in young graduates.
We made a distinction between the attributes related to the employability mission from the attributes related to holistic education, and tried to understand which are the most valued. This is a qualitative and exploratory study, built upon interviews with representatives of the Human Resources department of organizations that operate in Portugal and that have ties to universities.
The main results show a tendency towards the search for the skills profile with focus on employability, despite the growing significance given to some attributes related to holistic education.
This study fills a gap in the literature on the employer’s perception, as it is more comprehensive than the debate on skills. In addition, holistic education in not a well explored field in Portugal, particularly when related to higher education.