Teses e dissertações

Mestrado
Educação e Sociedade
Título

Desigualdades sociais e desempenho escolar: O caso de uma escola do 1º ciclo de ensino secundário em Benguela /Angola

Autor
Uhengue, Lino
Resumo
pt
O setor da educação em Angola tem vindo nos últimos anos exercer grandes esforços e transformações no sentido de promover, cada vez mais, uma educação de qualidade e equidade para todas as crianças. Não obstante, essas transformações para ampliar a eficiência do sistema educativo, para controlar as taxas de insucesso, das interrupções e de abandono escolar constante, ainda prevalecem grandes desigualdades educativas, carecendo de uma análise atenta sobre as condições económicas e sociais das famílias. É, nes-te contexto, que se propôs realizar esta investigação, no sentido de dar o nosso humilde contributo, com objetivo de entender se as desigualdades sociais, e o envolvimento das famílias influenciam, ou não, o desempenho escolar dos seus filhos, assim como, conhecer as aspirações e as expectativas escolares e profissionais dos alunos. Feita a recolha dos dados, através da aplicação de um inquérito por questionário a alunos do 1º ciclo de ensino secundário de uma escola da província de Benguela (Angola), e a respetiva análise foi possível constatar que: 1) Existe uma relação fundamental entre a escolaridade das famílias e o desempenho escolar dos alunos inquiridos; 2) As famílias com condições sociais mais desfavorecidas têm maior envolvimento na vida escolar mas os seus filhos obtém sempre os piores resultados escolares do que os filhos de famílias socialmente mais favorecidas. As suas aspirações e expectativas escolares e profissionais também se revelam ambiciosas, embora inseguras em não poderem realizar o que idealizam.
en
The education sector in Angola has in recent years exerted great efforts and transformations in order to increasingly promote a quality and equity education for all children. Nevertheless, these transformations to increase the efficiency of the educational system, to control failure rates, interruptions and constant school dropouts, still prevail great educational inequalities, lacking a careful analysis of the economic and social conditions of families. It is in this context that we proposed to carry out this research in order to make our humble contribution to understanding whether social inequalities, and the involvement of families, influence their children's performance at school or not, as well as to knowing the aspirations and professional expectations of students. The data was collected by applying a questionnaire survey to 1st cycle pupils in a school in the province of Benguela (Angola), and its analysis showed that: 1) There is a fundamental relationship between the schooling of the families and the school performance of the surveyed students; 2) Families with more disadvantaged social conditions are more involved in school life, but their children always get the worst school results than children from socially disadvantaged families. Their school and professional aspirations and expectations are also ambitious, although they are insecure about not being able to accomplish what they idealize on the part of those in more disadvantaged families.

Data

22-dez-2020

Palavras-chave

Educação
Desempenho escolar
Social Inequalities
Education
School Performance
Envolvimento parental
Parental involvement
Desigualdade social
Aspirações escolares e profissionais
School and professional aspirations

Acesso

Acesso livre

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