Título
The role of education towards sustainable development: The case study of AIESEC & Harvesting Future Leaders’ Education Project in Jakarta, Indonesia
Autor
Louro, Rita Santos Gil
Resumo
pt
A Agenda 2030 com os seus dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constitui o
documento mais universal e ambicioso alguma vez adotado pelas Nações Unidas, cujo objetivo é
não deixar ninguém para trás, tendo em conta as necessidades de todas as pessoas, principalmente
dos grupos mais vulneráveis que constituem uma sociedade. A importância atribuída à inclusão
sublinha, portanto, a necessidade de identificar quem é deixado para trás e de que maneira.
O objetivo do estudo aqui apresentado é abordar a importância do papel da educação como
pilar fundamental na consecução da Agenda 2030. Analisar o contributo da AIESEC no
desenvolvimento de capacidades de liderança nos jovens, encorajando-os a pensar, a criticar e a
incentivá-los a tomarem atitudes tendo em vista a concretização de um mundo sustentável. Para
servir este propósito, a dissertação analisou o trabalho conduzido pela Harvesting Future Leaders
que tem como objetivo principal proporcionar uma educação de qualidade e inovadora a crianças
que vivem em zonas rurais em Jacarta, Indonésia.
Acima de tudo, o objetivo aqui em análise é tentar encontrar o procedimento que deve ser
utilizado e que melhor se adequa à concretização do desenvolvimento sustentável em qualquer
sociedade. Desta maneira, será analisado como é que este estudo sobre o desenvolvimento
sustentável deve passar de Quê? para Como? a fim de implementar a Agenda 2030. As pessoas
perguntam como é que podemos tornar objetivos ambiciosos em mais-valias para as sociedades -
para a qual a educação é a parte mais relevante da resposta.
en
The Agenda 2030 with its seventeen Sustainable Development Goals is the most comprehensive,
universal and ambitious document ever adopted by the United Nations, whose ultimate goals is to
leave no-one behind, taking into account the needs of all people, especially the different vulnerable
groups in the society. This focus on inclusiveness underscores the need to identify who is being left
behind and in what ways.
The purpose of the study is to elaborate on the importance of the role of education and its
positive impact as a potential foundation of the sustainable development agenda, while evaluating
how AIESEC has facilitated the development of leadership skills among the youth population by
encouraging them to think critically as well as take action towards the achievement of a more
sustainable world. As such, the dissertation assessed the work conducted by Harvesting Future
Leaders in providing quality and innovative education to rural children in Jakarta, Indonesia.
Moreover, the dissertation will consider that a key issue is to define the most effective
enabler and accelerator of sustainable development, to nurture the power of sustainability and
development multipliers of every society. Accordingly, it will be addressed the ways the debate on
sustainable development should turn from ‘what’ to ‘how’ in order to implement the Agenda 2030.
People are asking how we can turn ambitious goals into meaningful improvements, regarding which
education is a crucial part of the answer.