Teses e dissertações

Mestrado
Estudos Internacionais
Título

The role of education towards sustainable development: The case study of AIESEC & Harvesting Future Leaders’ Education Project in Jakarta, Indonesia

Autor
Louro, Rita Santos Gil
Resumo
pt
A Agenda 2030 com os seus dezassete Objetivos de Desenvolvimento Sustentável constitui o documento mais universal e ambicioso alguma vez adotado pelas Nações Unidas, cujo objetivo é não deixar ninguém para trás, tendo em conta as necessidades de todas as pessoas, principalmente dos grupos mais vulneráveis que constituem uma sociedade. A importância atribuída à inclusão sublinha, portanto, a necessidade de identificar quem é deixado para trás e de que maneira. O objetivo do estudo aqui apresentado é abordar a importância do papel da educação como pilar fundamental na consecução da Agenda 2030. Analisar o contributo da AIESEC no desenvolvimento de capacidades de liderança nos jovens, encorajando-os a pensar, a criticar e a incentivá-los a tomarem atitudes tendo em vista a concretização de um mundo sustentável. Para servir este propósito, a dissertação analisou o trabalho conduzido pela Harvesting Future Leaders que tem como objetivo principal proporcionar uma educação de qualidade e inovadora a crianças que vivem em zonas rurais em Jacarta, Indonésia. Acima de tudo, o objetivo aqui em análise é tentar encontrar o procedimento que deve ser utilizado e que melhor se adequa à concretização do desenvolvimento sustentável em qualquer sociedade. Desta maneira, será analisado como é que este estudo sobre o desenvolvimento sustentável deve passar de Quê? para Como? a fim de implementar a Agenda 2030. As pessoas perguntam como é que podemos tornar objetivos ambiciosos em mais-valias para as sociedades - para a qual a educação é a parte mais relevante da resposta.
en
The Agenda 2030 with its seventeen Sustainable Development Goals is the most comprehensive, universal and ambitious document ever adopted by the United Nations, whose ultimate goals is to leave no-one behind, taking into account the needs of all people, especially the different vulnerable groups in the society. This focus on inclusiveness underscores the need to identify who is being left behind and in what ways. The purpose of the study is to elaborate on the importance of the role of education and its positive impact as a potential foundation of the sustainable development agenda, while evaluating how AIESEC has facilitated the development of leadership skills among the youth population by encouraging them to think critically as well as take action towards the achievement of a more sustainable world. As such, the dissertation assessed the work conducted by Harvesting Future Leaders in providing quality and innovative education to rural children in Jakarta, Indonesia. Moreover, the dissertation will consider that a key issue is to define the most effective enabler and accelerator of sustainable development, to nurture the power of sustainability and development multipliers of every society. Accordingly, it will be addressed the ways the debate on sustainable development should turn from ‘what’ to ‘how’ in order to implement the Agenda 2030. People are asking how we can turn ambitious goals into meaningful improvements, regarding which education is a crucial part of the answer.

Palavras-chave

Inovação
Innovation
Children
Inclusão social
Educação
Education
Sociologia da educação
Desigualdade social
Indonésia
Inequality
Estudo de casos
Qualidade do ensino
EFA
Agenda 2030
ESD
AIESEC
Harvesting Future Leaders
EPT
EDS
Jacarta -- Indonésia
Criança -- Child
Desenvolvimento sustentável -- Sustainable development

Acesso

Acesso livre

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