Título
The impact of claims about sugar content on perceived healthfulness, calories and taste of food products
Autor
Coelho, Sofia Andreia Sanches Santos
Resumo
pt
O consumo excessivo de açúcar pode ter numerosas consequências para a saúde dos indivíduos.
Uma estratégia para lidar com este problema envolve fornecer informação aos consumidores
sobre as propriedades dos produtos, incluindo alegações nutricionais. O impacto deste tipo de
informação na perceção de alimentos e tomada de decisão dos consumidores tem sido
amplamente investigado. Porém, a investigação sobre a influência de alegações nutricionais
sobre o teor de açúcar de alimentos é ainda escassa. Este estudo visa examinar como diferentes
alegações de açúcar influenciam perceções de salubridade, calorias e sabor dos consumidores
comparativamente com as versões regulares dos produtos. A amostra incluiu 200 indivíduos
Portugueses (83% mulheres, MIdade = 30.26, DP = 11.22), que se voluntariaram para colaborar
num estudo online. Especificamente, pedimos aos participantes que avaliassem a salubridade,
calorias e sabor percebido de quatro categorias de produto (i.e., iogurtes, gelados, bolachas e
cereais) emparelhadas com quatro alegações acerca do teor de açúcar (i.e., "0% açúcar", "sem
açúcar", "sem açúcar adicionado", "baixo teor de açúcar"), face à versão regular do produto.
Os resultados mostraram que todos os produtos com alegações de açúcar foram avaliados como
mais saudáveis, menos calóricos e menos saborosos do que os produtos regulares (i.e., sem
estas alegações). A alegação "baixo teor de açúcar" foi percecionada como a menos saudável,
mais calórica e mais saborosa das alegações. Este estudo contribui para a literatura atual ao
mostrar que as perceções de salubridade, calorias e sabor podem ser diferentes dependendo da
alegação de açúcar específica presente no pacote do produto.
en
Excessive sugar consumption can have numerous consequences for individuals' health. One
strategy to address this problem involves providing consumers with information about
products’ properties, including nutrition claims. The impact of this type of information on
consumers’ perception of food and decision making has been thoroughly investigated.
However, research regarding nutrition claims about sugar content is still scarce. This study aims
to examine how different claims about sugar content influence consumers’ perceptions of
healthfulness, calories and taste, in comparison to the regular versions of the products. The
sample included 200 Portuguese individuals (83% women, MAge = 30.26, SD = 11.22), who
volunteered to collaborate in an online study. Specifically, we asked participants to evaluate
perceived healthfulness, calories and taste of four product categories (i.e., yogurts, ice creams,
cookies and breakfast cereals) linked with four claims about sugar content ("0% sugar", "sugar
free", "No added sugar", "low sugar"), in relation to the product’s regular version. Results
showed that all products with claims about sugar content were rated as healthier, less caloric
and less tasty than the regular products (i.e., without these claims). The "low sugar" claim was
perceived as the least healthy, most caloric and tastiest of the claims. This study contributes to
the current literature by showing that perceptions of healthfulness, calories and taste can be
different depending on the specific claim about sugar presented in the product’s packaging.