Teses e dissertações

Mestrado
Psicologia Social e das Organizações
Título

O que é doce nunca amargou? O impacto de diferentes tipos de açúcar na avaliação sensorial de limonadas

Autor
Doros, Alesia Ioana
Resumo
pt
A adoção de hábitos alimentares pouco saudáveis, como o consumo excessivo de açúcar, constitui uma das principais causas para o desenvolvimento de problemas de saúde. A perceção dos consumidores sobre produtos alimentares pode ser influenciada por elementos presentes nas embalagens, como as alegações nutricionais e de saúde. Estudos anteriores sugerem que alegações relacionadas com o tipo de açúcar podem influenciar a perceção de salubridade, teor calórico e o sabor esperado. No entanto, a investigação sobre o impacto dessas alegações ainda é escassa. Este estudo explorou o efeito da presença (vs. ausência) de alegações sobre o tipo de açúcar presente em limonadas, na perceção dos participantes. Para tal, 101 estudantes universitários avaliaram em várias dimensões cinco amostras de limonada adoçadas com mel, stevia, xarope de agave, sacarose, sacarina. Os resultados revelaram que a presença (vs. ausência) da alegação não influenciou a forma como os participantes avaliaram as amostras. O tipo de açúcar influenciou significativamente a avaliação das amostras de limonada, independentemente da presença ou ausência de alegações. Este estudo contribui para a literatura atual, dado ao seu carácter inovador, ao testar o impacto de alegações sobre o tipo de açúcar numa prova real de limonadas.
en
The adoption of unhealthy eating habits, such as excessive sugar consumption, is one of the leading causes of health problems. Consumers' perceptions of food products can be influenced by elements in the packaging, such as nutrition and health claims. Previous studies suggest that claims about the type of sugar can influence perceptions of healthiness, calorie content, and expected taste. However, research on the impact of these claims remains scarce. This study explored the effect of the presence (vs. absence) of claims about the type of sugar in lemonades, as perceived by the participants. To this end, 101 university students evaluated five samples of lemonade sweetened with honey, stevia, agave syrup, sucrose, and saccharin on various dimensions. The results showed that the claim's presence (vs. absence) did not influence how the participants evaluated the samples. The type of sugar significantly influenced the evaluation of the lemonade samples, regardless of the presence or absence of claims. Due to its innovative nature, this study contributes to the current literature by testing the effect of sugar-type claims in an actual lemonade tasting.

Palavras-chave

Alegações nutricionais
Perceção de alimentos
Nutrition claims
Açúcar -- Sugar
Food perception
Limonadas
Lemonades

Acesso

Acesso restrito. Solicitar cópia ao autor.

Ver no repositório  
Voltar ao topo
Política de Cookies
Este portal utiliza cookies e outras tecnologias na navegação do site ...