Título
O impacto das alegações nutricionais sobre substitutos de açúcar naturais na perceção de salubridade, sabor e teor calórico dos alimentos
Autor
Sério, Ana Sofia Nunes
Resumo
pt
O excesso de peso e a obesidade são algumas das consequências de um excessivo consumo de açúcares. Com vista a promover comportamentos alimentares mais saudáveis, os rótulos alimentares e, especificamente, as alegações nutricionais fornecem importantes informações aos consumidores. No entanto, a investigação sobre o impacto destas informações na avaliação dos alimentos, nomeadamente as que destacam a presença de diferentes tipos de açúcares naturais, é ainda diminuta. Neste trabalho procuramos explorar de que forma as alegações nutricionais relativas ao açúcar têm impacto na avaliação da salubridade, sabor e teor calórico de diferentes alimentos. Participaram num estudo online sobre a perceção dos consumidores face a produtos com diferentes tipos de açúcar 206 indivíduos (MIdade = 29.87; 76,2% mulheres; 49% trabalhadores). Foram avaliadas, em relação à sua versão regular, quatro categorias de produtos (iogurtes, gelados, cereais e bolachas) com diferentes tipos de açúcar (sacarose, açúcar de cana, stevia e mel). Os resultados demonstraram que estas alegações nutricionais têm impacto na avaliação dos produtos. Comparativamente à sua versão regular, alimentos com stevia e mel foram avaliados como mais saudáveis e alimentos com sacarose e açúcar de cana como menos saudáveis. Quanto à avaliação do sabor e teor calórico, verificou-se que os alimentos com stevia foram percebidos como menos saborosos e menos calóricos, e os com as restantes alegações como mais saborosos e mais calóricos. Esta investigação contribui para a promoção do aumento da literacia em saúde, tornando os consumidores menos vulneráveis a efeitos inferenciais na avaliação dos produtos e, consequentemente, para escolhas alimentares mais saudáveis.
en
Overweight and obesity are some of the consequences of excessive sugar consumption. Food labels and, more specifically, nutrition claims, provide important information to consumers in order to promote healthier eating behaviors. However, research on the impact of this information on food assessment, particularly highlighting the presence of different types of natural sugars still scarce. In this work we sought to explore how nutrition claims to sugar have an impact on the evaluation of the healthfulness, taste and caloric value of different foods. An online study on the perception of consumers about products with different types of sugar was conducted with 206 participants (Mean age = 29.87; 76.2% women; 49% workers). Four categories of products (yogurts, ice cream, breakfast cereals and cookies) with different types of sugar (sucrose, sugar cane, stevia and honey) were evaluated in relation to their regular version. The results showed that these nutrition claims have an impact on the evaluation of products. Compared to their regular version, food with stevia and honey were evaluated as healthier and food with sucrose and sugarcane as less healthy. Regarding the evaluation of taste and caloric value, food with stevia were perceived as less caloric, and those with as other claims as tastier and more caloric. This research contributes to promoting increased health literacy, by making consumers less vulnerable to inferential effects in the evaluation of products and, consequently, to healthier food choices.