Título
As redes sociais como ferramenta de procura e oferta de trabalho: Um cruzamento das perspetivas dos profissionais de recrutamento e dos candidatos
Autor
Silva, Cátia Margarida Lucas e
Resumo
pt
O processo de recrutamento tem passado por grandes transformações nos últimos anos, em
função da necessidade das empresas recrutarem os candidatos mais competentes para se
manterem competitivas no mercado.
Esta dissertação procura perceber o impacto e efeitos do networking, como ferramenta, na
procura e oferta de trabalho, isto é, procuro perceber de que forma as redes de contactos e
relacionamentos dos candidatos e dos profissionais de recrutamento, são utilizadas e
influenciam o processo de recrutamento. Perceber o tipo de impacto torna possível perceber a
melhor forma de utilização do networking no processo de recrutamento, tornando o próprio
processo mais eficiente.
Em relação aos indivíduos percebemos que o envio de currículos é a principal estratégia para
procurar emprego. Contudo, os amigos e os familiares (os laços fortes) são também uma
potencial fonte de procura de emprego.
A eficácia desta ferramenta está nos resultados que produz. Assim, através da rede dos
colaboradores utilizada no sistema de referência é possível planear um processo de
recrutamento menos dispendioso e que traz mais qualidade em relação às pessoas recrutadas.
Tanto as ciências sociais como a Gestão de Recursos Humanos têm nos últimos anos tem
vindo a interessar-se pelo estudo dos efeitos das redes sociais no mercado de trabalho.
Procuramos contribuir, desta forma, para a análise e desenvolvimento do estudo nesta área,
com a análise do networking, como ferramenta, com consequências no processo de
recrutamento e na forma como se atua no mercado de trabalho.
en
The recruitment process has undergone major changes in recent years, due to the need for
companies to recruit the most competent candidates to remain competitive in the market.
This paper seeks to understand the impact and effects of networking as a tool in the demand
and supply of labor, that is, try to understand how networks of contacts and relationships to
candidates and recruitment professionals, and are used to influence the process recruitment.
Realize the kind of impact makes it possible to realize the best way to use networking in the
recruitment process, making the process itself more efficient.
Regarding individuals realize that sending out resumes is the main strategy to seek
employment. However, friends and family members (strong ties) are also a potential source of
job search.
The effectiveness of this tool is that produces the results. Thus, through the network of
employees used in the reference system can plan a recruitment process less expensive and
bringing more quality for individuals recruited.
The results show that social networks, either via internet or through their networks of
relationships are facilitative of obtaining employment, and the greater the contact networks of
individuals of a higher your likelihood of having access to information about employment
opportunities, consequently more likely to obtain employment.
The study also shows that there is equality in the minds of respondents, which contributes, in
our opinion, to the homogeneity found on networking practices in the recruitment process.