Título
The digital presence of emerging visual artists and its impact on career growth
Autor
Brito, Madalena Araújo Delgado Vila de
Resumo
pt
O principal objetivo do presente estudo é perceber como é que a presença digital de artistas
visuais impacta a sua carreira, mais especificamente num modelo de quatro áreas principais:
marca, envolvimento digital, rede de contactos e conversão (vendas). Para perceber qual é que
é o impacto da sua presença, é fundamental perceber primeiro como é que esta presença
funciona.
Para recolher dados através de pessoas que trabalham na área, com o conhecimento e
experiência para explorar estes tópicos e responder às questões de investigação, foram
realizadas oito entrevistas semiestruturadas. Todos os artistas entrevistados têm uma carreira
focada em ilustração e estão num nível inicial/emergente de carreira.
Os resultados demonstram que entre os entrevistados a vertente mais impactada é a da
marca. Isto acontece porque o aumento de visibilidade da marca do artista, o facto de este
conseguir mostrar quem é e o trabalho que faz acontece de forma simples e direta, através dos
seus canais digitais e sobretudo do seu perfil de Instagram.
O estudo inicia com uma revisão bibliográfica que o contextualiza. Encontra-se dentro da
visão do artista enquanto gestor de marca, que para ter sucesso na sua carreira tem que gerir a
sua própria marca – uma marca humana. Passando esta necessidade para o ano em que vivemos,
fez sentido explorar a sua presença digital. Presença digital pode ser descrita como a soma de
todas as suas atividades online, bem como as atividades realizadas pela sua audiência e partes
interessadas num ambiente digital.
en
The main objective of the present work is to understand how the digital presence of visual artists
impacts their career growth, more specifically in a framework of four key areas: branding,
engagement, networking, and conversion. To understand what the impact is, it is fundamental
to understand how it works at a first stage.
To collect data from people working in the area with the knowledge and experience to
explore these topics and answer to the research questions, eight semi-structured interviews were
conducted. All the artists interviewed have a career focused on illustration and are at an
entry/emerging career level.
Results show that within the interviewees the most impacted area is branding. This happens
as gaining brand visibility and showing the work they do and who they are behind it happens
in a direct and simple way through their digital channels, mainly their Instagram profile.
The study starts with a bibliographic review to contextualize it. Its view is in agreement
with the perspective of the artist as a brand manager, one that to succeed needs to manage their
own brand – a human brand. Taking this necessity of managing a brand and a business to the
current year we live in, it made sense to explore their digital presence. Digital presence can be
defined as the sum of their online activities, as well as the activities taken by their audiences
and stakeholders in a digital environment.