Teses e dissertações

Mestrado
Marketing
Título

The digital presence of emerging visual artists and its impact on career growth

Autor
Brito, Madalena Araújo Delgado Vila de
Resumo
pt
O principal objetivo do presente estudo é perceber como é que a presença digital de artistas visuais impacta a sua carreira, mais especificamente num modelo de quatro áreas principais: marca, envolvimento digital, rede de contactos e conversão (vendas). Para perceber qual é que é o impacto da sua presença, é fundamental perceber primeiro como é que esta presença funciona. Para recolher dados através de pessoas que trabalham na área, com o conhecimento e experiência para explorar estes tópicos e responder às questões de investigação, foram realizadas oito entrevistas semiestruturadas. Todos os artistas entrevistados têm uma carreira focada em ilustração e estão num nível inicial/emergente de carreira. Os resultados demonstram que entre os entrevistados a vertente mais impactada é a da marca. Isto acontece porque o aumento de visibilidade da marca do artista, o facto de este conseguir mostrar quem é e o trabalho que faz acontece de forma simples e direta, através dos seus canais digitais e sobretudo do seu perfil de Instagram. O estudo inicia com uma revisão bibliográfica que o contextualiza. Encontra-se dentro da visão do artista enquanto gestor de marca, que para ter sucesso na sua carreira tem que gerir a sua própria marca – uma marca humana. Passando esta necessidade para o ano em que vivemos, fez sentido explorar a sua presença digital. Presença digital pode ser descrita como a soma de todas as suas atividades online, bem como as atividades realizadas pela sua audiência e partes interessadas num ambiente digital.
en
The main objective of the present work is to understand how the digital presence of visual artists impacts their career growth, more specifically in a framework of four key areas: branding, engagement, networking, and conversion. To understand what the impact is, it is fundamental to understand how it works at a first stage. To collect data from people working in the area with the knowledge and experience to explore these topics and answer to the research questions, eight semi-structured interviews were conducted. All the artists interviewed have a career focused on illustration and are at an entry/emerging career level. Results show that within the interviewees the most impacted area is branding. This happens as gaining brand visibility and showing the work they do and who they are behind it happens in a direct and simple way through their digital channels, mainly their Instagram profile. The study starts with a bibliographic review to contextualize it. Its view is in agreement with the perspective of the artist as a brand manager, one that to succeed needs to manage their own brand – a human brand. Taking this necessity of managing a brand and a business to the current year we live in, it made sense to explore their digital presence. Digital presence can be defined as the sum of their online activities, as well as the activities taken by their audiences and stakeholders in a digital environment.

Data

23-jan-2023

Palavras-chave

Branding
Canais digitais
Digital channels
Engagement
Networking
Rede de contactos
Conversion
Conversão
Digital presence
Human brand
Marca humana
Arts marketing
Marketing das artes
Media sociais -- Social media
Artistic career
Carreira artística
Presença digital

Acesso

Acesso livre

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