Título
Relações sociais no jardim de infância: a relação educador-criança e a qualidade das amizades entre pares
Autor
Marcelino, Catarina Pires da Costa
Resumo
pt
As relações que as crianças estabelecem durante o período pré-escolar, proporcionam oportunidades de desenvolvimento, quer ao nível das suas competências sociais quer pessoais. Tanto a relação com os educadores como as relações com os pares, constituem contextos fundamentais para interações. O presente estudo teve como objetivo investigar os preditores da qualidade das amizades das crianças em contexto de jardim de infância, relatada pelo educador, considerando as características individuais da criança (i.e., sexo, idade, competências sociais, problemas de comportamento e número de amigos); as características da díade (i.e., critério para identificar a relação de amizade); e a proximidade e o conflito na relação entre o educador e a criança. Participaram neste estudo 342 crianças (167 meninas e 175 meninos), com idades compreendidas entre os 40.5 e os 75.6 meses (M = 59.99, DP = 7.97), e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhida informação junto das educadoras e das crianças. Os resultados demonstraram que as educadoras relatam relações de amizade de maior qualidade – com mais envolvimento positivo – em crianças com mais competências sociais, mais competências verbais, mais problemas de comportamento e que fazem parte de díades identificadas com base no critério mais conservador (i.e., nomeações e avaliações recíprocas, cumulativamente), e relatam relações de amizade de menor qualidade – com mais conflito – em crianças com mais competências sociais, mais problemas de comportamento e que apresentam maior conflito com a educadora. Os resultados obtidos permitem aprofundar o nosso conhecimento acerca das variáveis associadas à qualidade das relações de amizade de crianças em idade pré-escolar.
en
The relationships children establish during early childhood provide important opportunities for development, in terms of their social and personal skills. Relationships with teachers and peers are fundamental contexts for future interactions. This study aimed to investigate the predictors of friendship quality in preschool children, considering the individual characteristics of the child (i.e., sex, age, social skills, behavioural problems, and number of friends); the characteristics of the dyad (i.e., criteria to identify friendships), and the proximity or conflict in the relationship between teachers and children. The study included 342 children (167 girls and 175 boys), aged between 40.5 months and 75.6 months (M = 59.99, SD = 7.97), and 58 early childhood education teachers from public and private centers in the Lisbon Metropolitan Area. Data were collected from teachers and children. The results showed that teachers report higher levels of friendship quality – positive involvement – in children with more social skills, more verbal skills, more behavioural problems, and in dyads identified with the most conservative criteria (i.e., reciprocal nominations and evaluations, cumulatively), and report lower levels of friendship quality – higher conflict – in children with more social skills, more behavioural problems, and who present more conflict with the teacher. Findings deepen our knowledge regarding the variables associated with higher friendship quality among preschool children.