Título
A relação educador-criança: preditores da perceção dos dois elementos da díade
Autor
Soares, Inês Galamba
Resumo
pt
As dinâmicas relacionais no jardim de infância refletem o papel importante da relação Educador-Criança, fornecendo à última apoio e segurança na exploração do ambiente escolar. Estas relações são importantes para o desenvolvimento da criança, principalmente quando são caracterizadas como relações de qualidade. O principal objetivo deste estudo foi compreender os preditores das perceções do educador (relativos à proximidade e do conflito) e da criança (no que diz respeito ao suporte à autonomia), relativamente à qualidade da relação. Foram consideradas as características do educador (formação), da criança (género, problemas de comportamento, competência social e verbal), do grupo (tamanho) e da situação familiar (fatores de risco), bem como as perceções sobre a qualidade da relação dos dois elementos da díade. Participaram neste estudo 342 crianças (167 meninas e 175 meninos), com idades compreendidas entre os 40.5 meses e os 75.6 meses (M = 59.99; DP = 7.97), e 58 educadoras de jardins de infância públicos e privados, da Área Metropolitana de Lisboa, tendo sido recolhida informação junto das educadoras, das crianças e das mães. Os resultados evidenciaram que as educadoras relataram maior proximidade com meninas; com crianças com mais competências sociais e com mais problemas de comportamento, relatando também relações mais conflituosas com crianças com mais problemas de comportamento. As crianças relataram maior suporte à autonomia quando frequentavam salas com um menor número de crianças e quando apresentavam menores competências verbais. Com os principais resultados podemos compreender que as variáveis ao nível da criança se mostraram mais importantes em todos os modelos.
en
Relational dynamics in early childhood education reflect the important role of the Teacher-Child relationship, providing the ultimate support and security in exploring the school environment. These relationships are important for the child's development, especially when they are characterized as quality relationships. The main objective of this study is to understand the predictors of both teacher’s (in terms of closeness and conflict) and child’s (concerning autonomy support) perceptions, regarding the quality of the relationship. Following that it was considered the characteristics of the teacher (training), the child (gender, behavioral problems, social competence and verbal competence), the group (size), and the family (risk factor), as well as the perceptions about the quality of the relationship between the two elements of the dyad. The study included 342 children (167 girls and 175 boys) aged 40.5 months to 75.6 months (M = 59.99; SD = 7.97), and 58 public and private early childhood teachers from the Lisbon Metropolitan Area. The information was collected from the teachers, children and mothers. The results showed that the teachers reported greater closeness to female children; to children with more social competence and more behavior problems. Early childhood teachers also reported more conflicting relationships with children with more behavior problems. Children reported greater autonomy support when they attended classrooms with fewer children and when they had lower verbal competence. With the main results we can understand that the variables at the child level were more important in all models.