Título
Práticas de participação e desenvolvimento social das crianças em contexto de educação de infância: O efeito moderador da qualidade
Autor
Marujo, Carolina Soares
Resumo
pt
O presente estudo quantitativo teve como objetivo principal estudar associações entre as práticas de participação dos educadores de infância (i.e., percebidas e observadas) e o desenvolvimento das crianças, nomeadamente as suas competências sociais (i.e., englobando assertividade, cooperação e autocontrolo), investigando o papel moderador da qualidade das interações educador-criança (i.e., englobando suporte emocional, organização da sala, suporte instrucional). Participaram neste estudo 336 crianças e 58 educadoras de infância da região da área metropolitana de Lisboa. No que diz respeito às práticas de participação, foram encontradas associações significativas, positivas, entre a dimensão Expressão e Responsabilidade da Criança (i.e., práticas percebidas) e as competências sociais das crianças, e entre a dimensão Condições Observadas para a Participação (i.e., práticas observadas) e as competências sociais das crianças. No entanto, não foi possível confirmar o papel moderador da qualidade das interações nas associações testadas. Além disso, encontraram-se associações significativas com variáveis ao nível da criança: o sexo e as competências sociais, medidas num primeiro momento da recolha. Os principais resultados deste estudo, um dos primeiros a investigar associações entre participação e o desenvolvimento das crianças, são discutidos em pormenor. Estes resultados afiguram-se importantes para a investigação futura na área da participação, além de sugerirem diferentes possibilidades e implicações práticas para a promoção da mesma.
en
The main objective of this quantitative study was to investigate the associations between early childhood education teachers' participation practices (i.e., perceived and observed) and children's social development, namely their social skills (i.e.., including assertiveness, cooperation and self-control), investigating the moderating role of the quality of educator-child interactions (i.e., including emotional support, classroom organization, instructional support). Participants in this study were 336 children and 58 early childhood education teachers from Lisbon metropolitan area. With regard to participation practices, we found positive, significant associations between Children's Expression and Responsibility (i.e., perceived practices) and children’s social skills, and between Observed Conditions for Participation (i.e., observed practices) and children’s social skills. However, we could not confirm the moderating role of the quality of interactions in the proposed associations. In addition, we found significant associations with two variables at the child-level: gender and social skills measured at a first point of data collection. The main findings of this study, one of the first to investigate associations between participation and children’s development, are discussed in detail. These findings are important for future research in the field of participation and suggest different possibilities and practical implications for promoting it.