Título
The role of human capital in economic growth: Evidence from OECD countries
Autor
Almeida, João António Saraiva Rocha de
Resumo
pt
Esta investigação pretende estimar a relação entre o capital humano e o crescimento económico de diferentes países da OCDE, com base em dados em painel recolhidos entre 2005 e 2015. Para avaliar os efeitos da tecnologia e suas repercussões no capital humano, foi efetuada uma análise exploratória para uma amostra de 12 países, com base na qual foram estimados modelos de regressão linear controlados por efeitos fixos e aleatórios.
Concluiu-se que a generalidade dos dados relacionados com o capital humano aponta para um resultado insignificante da percentagem da população com ensino superior para explicar o crescimento económico, como também demonstrado por outros autores, como Henderson (2010) e Durlauf et al. (2008). No entanto, a contribuição do ensino básico e secundário para o desenvolvimento económico é maior do que o convencionalmente percecionado.
A análise foi subdividida em dois períodos, a fim de compreender o efeito da educação sobre as economias da OCDE, quer num contexto de crise quer num de recuperação económica. Os resultados sugerem diferentes níveis de influência em relação ao abandono escolar e aos gastos públicos com educação. De um modo geral, a economia parece ser afetada negativamente por essas duas variáveis durante um período de crise, em contraste com um cenário de recuperação, onde os efeitos dessas variáveis são insignificantes. Foi ainda evidenciado o papel fulcral do comércio em ambos os ciclos económicos.
Este trabalho mostra que a conexão entre educação, tecnologia e crescimento económico continua a ser um assunto multifacetado, dependendo da abordagem e dos métodos adotados.
en
This research aims to estimate the relationship between human capital and economic growth of different OECD countries, using panel data collected from 2005 to 2015. To assess the effects of technology and its repercussions in human capital an exploratory analysis was performed for a sample of 12 countries, from which linear regression estimations controlled by fixed and random effects were established.
It was found that matters regarding human capital point toward an insignificant outcome of tertiary education for explaining economic growth. This is in accordance with authors such as Henderson (2010) and Durlauf et al. (2008). Nevertheless, the contribution of primary and secondary schooling to economic development is greater than what has conventionally been perceived.
The analysis was subdivided into two periods, in order to perceive the education effect on the OECD economies, either in a crisis or in an economic recovery context. The results suggest different levels of influence regarding children out of school and public expenditures on education. In general, economic development appears to be negatively affected by these two variables during a crisis period, in contrast with a recovery scenario where the effects of such variables are meaningless. The important effect of trade over economic growth in every circumstance was also highlighted.
This work shows that the connection between education, technology and economic growth remains a multifaceted subject, depending on the approach and the methods adopted.