Título
Do oceano aos meus pés: O caso de estudo pedagógico da Rothy’s
Autor
Ramos, Sara Oliveira
Resumo
pt
O agravamento de crises ambientais e problemas sociais têm levado as empresas a serem cada
vez mais pressionadas pelos stakeholders a aplicar estratégias sensíveis às consequências que
as suas operações possam ter. Deste modo, as empresas são desafiadas a encontrar formas
inovadoras de permanecerem competitivas no mercado, adotando estratégias que menorizem
os impactos para o meio ambiente e promovam o bem-estar da sociedade no geral.
No presente trabalho, é apresentado um caso de estudo pedagógico baseado numa empresa
americana chamada Rothy’s, que recolhe garrafas de plástico de aterros sanitários e plástico
marinho de zonas costeiras para produzir, de forma sustentável, sapatos e malas para mulher.
Assim, o caso de estudo pedagógico permite verificar a integração da Sustentabilidade, em
todas as suas dimensões (económica, social e ambiental) na estratégia da empresa, bem como
os potenciais benefícios de tal integração. O caso ilustra ainda a temática da Economia Circular
e a possibilidade de implementar ações que permitam a criação de valor partilhado entre a
empresa e a sociedade.
O estudo deste caso adivinha-se útil não só para estudantes de gestão, como para empresas
e empreendedores atraídos e motivados pela área da estratégia empresarial orientada para a
Sustentabilidade. A procura de novos estilos de desenvolvimento económico é cada vez mais
necessária, pelo que este instrumento é dirigido aos atuais estudantes, que serão os futuros
gestores, como forma de alavancar os seus conhecimentos para a criação de soluções que
ajudem a resolver problemas globais da atualidade.
en
The worsening environmental crisis and social problems have led companies to be increasingly
pressured by stakeholders to implement strategies sensitive to the consequences that their
operations may have. Thus, companies are challenged to find innovative ways to remain
competitive in the market by adopting strategies that reduce impacts on the environment and
promote the well-being of society as a whole.
This paper presents a case study based on an American company called Rothy's, which
collects plastic bottles from landfills and marine plastic from coastal areas to produce, in a
sustainable way, shoes and bags for women.
Thus, the pedagogical case study allows to verify the integration of Sustainability, in all its
dimensions (economic, social and environmental) in the company's strategy, as well as the
potential benefits of such integration. The case also illustrates the issue of Circular Economy
and the possibility of implementing actions that allow the creation of shared value between the
company and society.
This case study is useful not only for business management students, but also for companies
and entrepreneurs attracted and motivated by the area of business strategy oriented to
sustainability. The search for new styles of economic development is increasingly necessary,
so this instrument is addressed to current students, who will be the future managers, as a way
to leverage their knowledge to create solutions that help solve today's global problems.