Título
Como a sustentabilidade influencia o comportamento de compra dos consumidores
Autor
Gomes, Mariana Henriques
Resumo
pt
Os hábitos da sociedade e as suas preocupações têm sofrido algumas alterações nos últimos
tempos. Enquanto consumidores temos uma maior consciência do impacto da nossa pegada
ambiental. Esta consciencialização levou a um novo padrão que rege a sociedade e as empresas,
assistindo-se a um aumento da preocupação ambiental por parte dos governos, empresas,
associações e organizações.
Assim sendo, o objetivo principal deste estudo é perceber como a sustentabilidade
influencia o comportamento de compra dos consumidores. Perante isto, coloca-se a questão
primordial desta dissertação – “A sustentabilidade influencia o comportamento de compra do
consumidor nos produtos de cosmética?”.
A fim de reunir informação sobre o tema, realizou-se uma extensa pesquisa sobre
sustentabilidade, desenvolvimento sustentável, marketing sustentável, comportamento do
consumidor, características e fatores que influenciam o seu comportamento de compra, o
processo de decisão, o mercado de cosmética, os impactos socioeconómicos da indústria, e por
fim, a sustentabilidade ambiental dos produtos cosméticos. Para além da pesquisa existiu a
realização de um inquérito online, que contou com uma amostra de 252 participantes.
Este estudo permitiu concluir que existe uma clara perceção sobre temas sustentáveis, e
que a maioria da amostra toma decisões ambientalmente conscientes. No entanto, permitiu
chegar à conclusão de que o preço ainda tem uma maior influência comparativamente ao
impacto ambiental do produto na tomada de decisão. Assim sendo, este estudo permite concluir
que ainda existe um longo percurso a percorrer para que a sustentabilidade influencie por
completo as decisões de compra dos consumidores.
en
Society's habits and their concerns have undergone some changes in recent periods.
As consumers, we are more aware of the impact of our environmental footprint. This awareness
has led to a new paradigm that governs society and companies, increasing the environmental
concern by governments, companies, associations and organizations.
Therefore, the main goal of this study is to understand how sustainability influences
consumer buying behavior, from which arises the main question of this dissertation- "Does
sustainability influence consumer buying behavior in cosmetic products?".
In order to gather information on this topic, extensive research was carried out on
sustainability, sustainable development, sustainable marketing, consumer behavior, the
characteristics and factors that influence their purchasing behavior, decision-making process,
the cosmetic market, the socio-economic impacts of industry and, finally, the environmental
sustainability of cosmetic products.
Besides the extensive research, an online survey was conducted, which included a sample
of 252 participants.
This study allowed concluding that there is a clear perception about sustainable concepts,
and that the majority of the sample takes environmentally conscious decisions. However, it has
also led to the conclusion that the price still has a greater influence compared to the
environmental impact of the product on consumer decision. Therefore, this study allows
concluding that there is still a long way to go for sustainability to fully influence consumers
purchasing decision.