Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Recursos Humanos e Consultadoria Organizacional
Título

Organizational culture in management consulting firms

Autor
Rodrigues, João Pedro Mestre de Silvestre
Resumo
pt
A cultura organizacional assume um papel fundamental na vida das organizações. O desenvolvimento da gestão de recursos humanos e o seu papel cada vez mais estratégico têm demostrado a importância da cultura organizacional e os seus efeitos em diversos aspetos das organizações. Com a complexidade e a competitividade associada às rápidas mudanças do mercado de trabalho atual, essa importância torna-se mais determinante para o sucesso das organizações. A cultura organizacional é um conceito muito abstrato e amplo que visa explicar o porquê de as coisas serem feitas de certa forma dentro das organizações. A maioria dos trabalhadores simplesmente segue o modo como as coisas são feitas sem jamais questionarem ou mesmo perceberem as implicações e fatores subjacentes que motivam a cultura organizacional da sua própria organização. Ao refletir sobre cultura organizacional percebe-se que os fatores que influenciam e compõem a cultura organizacional são diferentes de organização para organização e de setor para setor, e embora existam vários modelos, todos eles são muito generalistas. Portanto, a presente investigação tem por objetivo compreender quais são os principais fatores que influenciam e compõem a cultura organizacional das empresas de consultoria de gestão e desenvolver um modelo adequado para tais empresas. Esta investigação baseia-se em dados de 15 entrevistas e 107 questionários respondidos por consultores com uma variedade de idades, cargos, antiguidades, pertencentes a organizações de consultoria de gestão, que operam em Lisboa, com diversas áreas de intervenção e que oferecem diferentes tipos de consultoria. Os resultados e conclusões compreendem informações sobre os principais fatores que compõem e influenciam a cultura organizacional em empresas de consultoria de gestão.
en
Organizational culture assumes a fundamental part in the life of every organization. The development of human resources management and its increasingly strategic role have shown the importance of organizational culture and its effects in multiple aspects of organizations. With the complexity and competitivity associated with the rapid changes of today’s labour market, such importance becomes more determinant to the success of organizations. Organizational culture is a very abstract and broad concept that aims to explain why things are done in a certain way inside organizations. Most workers simply follow the way things are done without ever questioning or even realising the underlying implications and factors that motivate the organizational culture of their own organization. When reflecting about organizational culture one realises that the factors that influence and compose organizational culture are different from organization to organization and from sector to sector, and while several models exist all of them are very generalist. Therefore, the present investigation aims to understand what are the main factors that influence and compose the organizational culture of management consulting firms and to develop an adequate model for such companies. This investigation is based on data from 15 interviews and 107 questionnaires responded by consultants with a variety of ages, positions, seniorities, from management consulting organizations, operating in Lisbon, with several different intervention areas and that offer different types of consulting. The results and conclusions comprise information concerning the main factors behind the organizational culture in management consulting firms.

Palavras-chave

Gestão de recursos humanos
Human resources management
Managemet consulting
Consultoria de gestão
Cultura organizacional -- Organizational culture

Acesso

Acesso livre

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