Título
Organizational culture in management consulting firms
Autor
Rodrigues, João Pedro Mestre de Silvestre
Resumo
pt
A cultura organizacional assume um papel fundamental na vida das organizações. O
desenvolvimento da gestão de recursos humanos e o seu papel cada vez mais estratégico
têm demostrado a importância da cultura organizacional e os seus efeitos em diversos
aspetos das organizações. Com a complexidade e a competitividade associada às rápidas
mudanças do mercado de trabalho atual, essa importância torna-se mais determinante para
o sucesso das organizações. A cultura organizacional é um conceito muito abstrato e
amplo que visa explicar o porquê de as coisas serem feitas de certa forma dentro das
organizações. A maioria dos trabalhadores simplesmente segue o modo como as coisas
são feitas sem jamais questionarem ou mesmo perceberem as implicações e fatores
subjacentes que motivam a cultura organizacional da sua própria organização.
Ao refletir sobre cultura organizacional percebe-se que os fatores que influenciam e
compõem a cultura organizacional são diferentes de organização para organização e de
setor para setor, e embora existam vários modelos, todos eles são muito generalistas.
Portanto, a presente investigação tem por objetivo compreender quais são os principais
fatores que influenciam e compõem a cultura organizacional das empresas de consultoria
de gestão e desenvolver um modelo adequado para tais empresas.
Esta investigação baseia-se em dados de 15 entrevistas e 107 questionários respondidos
por consultores com uma variedade de idades, cargos, antiguidades, pertencentes a
organizações de consultoria de gestão, que operam em Lisboa, com diversas áreas de
intervenção e que oferecem diferentes tipos de consultoria. Os resultados e conclusões
compreendem informações sobre os principais fatores que compõem e influenciam a
cultura organizacional em empresas de consultoria de gestão.
en
Organizational culture assumes a fundamental part in the life of every organization. The
development of human resources management and its increasingly strategic role have
shown the importance of organizational culture and its effects in multiple aspects of
organizations. With the complexity and competitivity associated with the rapid changes
of today’s labour market, such importance becomes more determinant to the success of
organizations. Organizational culture is a very abstract and broad concept that aims to
explain why things are done in a certain way inside organizations. Most workers simply
follow the way things are done without ever questioning or even realising the underlying
implications and factors that motivate the organizational culture of their own
organization.
When reflecting about organizational culture one realises that the factors that influence
and compose organizational culture are different from organization to organization and
from sector to sector, and while several models exist all of them are very generalist.
Therefore, the present investigation aims to understand what are the main factors that
influence and compose the organizational culture of management consulting firms and to
develop an adequate model for such companies.
This investigation is based on data from 15 interviews and 107 questionnaires responded
by consultants with a variety of ages, positions, seniorities, from management consulting
organizations, operating in Lisbon, with several different intervention areas and that offer
different types of consulting. The results and conclusions comprise information
concerning the main factors behind the organizational culture in management consulting
firms.