Título
A formação profissional e o desenvolvimento dos recursos humanos num banco público angolano: um estudo de caso
Autor
Silva, Ana Raquel Araújo da
Resumo
pt
Com o redesenhar da geografia económica, em que surgem novas economias em desenvolvimento, países como Angola começam a fazer-se notar, no contexto da economia mundial. Saído de uma guerra fraturante, de cerca de 30 anos, Angola é hoje um país que conhece um crescimento económico que o coloca como uma das potências económicas da África Subsariana a par com a África do Sul.
Neste contexto de crescimento, a banca angolana assume um papel relevante como intermediário e facilitador das transações financeiras e comerciais e conhece novos desafios, numa economia global.
Numa altura em que a economia e a Sociedade do Conhecimento são uma realidade inegável, as empresas olham para a formação profissional como um fator de competitividade e Angola não é exceção.
A competitividade leva a que os gestores angolanos tenham como uma das suas principais preocupações, a formação dos recursos humanos das suas empresas.
É neste último ponto que assenta a realização desta dissertação de mestrado.
Ao longo desta dissertação, estudou-se esta realidade, no Banco de Poupança e Crédito – Angola.
Tivemos como objetivo perceber se a formação profissional da empresa é um fator determinante e importante no desenvolvimento das carreiras profissionais dos trabalhadores, na própria empresa.
Concluiu-se que há por parte do Banco de Poupança e Crédito – Angola, há uma grande preocupação na formação dos seus trabalhadores, o que tem tido impacto, no crescimento competitivo, que se tem verificado nesta instituição bancária.
en
With new developing economies, including countries like Angola, beginning to emerge as a force in their own right in the world economy, economic geography is being rewritten. Angola has come out of a divisive war that lasted some 30 years, and has seen economic growth that has put it on a par with South Africa as one of the economic powerhouses of Sub-Saharan Africa.
Against this backdrop of growth, the Angolan banking sector has played an important role as an intermediary and facilitator of commercial and financial transactions. In the process, it has had to face up to new challenges in a global economy.
At a time when the economy and the so-called knowledge society are an inescapable reality, companies everywhere are looking to professional training as a factor of competitiveness. Angola is no exception.
Competition is what leads Angolan CEOs to focus on the training of human resources in their companies as one of their main concerns.
It is this last point that forms the framework for this master’s dissertation.
Throughout this thesis we studied how this issue was approached in the Banco de Poupança e Crédito - Angola. Our aim was to understand whether training, both in theory and in practice, was an important factor in the development of the careers of company employees.
The conclusion is that in the Banco de Poupança e Crédito - Angola, there is a major concern for the training of the bank’s staff, and this has had an impact on the increase in competitiveness witnessed at the bank.