Título
Experiences over possessions: Millennials and the experience economy
Autor
Costa, Ana Carolina Saúde
Resumo
pt
Hoje em dia, consumidores de todo o mundo estão a optar por experiências de lazer sobre a
posse de bens materiais. Um grupo em particular é considerado como o principal responsável
por impulsionar esta mudança de consumo - a geração millennial. À medida que os millennials
se tornam a geração com maior poder de compra e o gasto global na economia da experiência
continua a aumentar, torna-se premente entender a dinâmica deste ambiente.
Assim, o objetivo desta dissertação é compreender melhor a relação entre a geração millennial
e a economia da experiência e, mais precisamente, a preferência deste grupo por experiências
sobre posses e o papel desempenhado pelas próprias categorias experienciais (entretenimento,
educação, escape e estética).
Como tal, para descobrir quais os tipos e elementos experienciais mais valiosos para os
millennials e os resultados particulares que desejam de cada categoria de experiência, foi
concebido um questionário para avaliar os seus comportamentos e atitudes neste tema. Os dados
recolhidos foram analisados através de estatísticas descritivas.
Os resultados mostram que os millennials apresentam uma forte preferência geral por compras
experienciais em relação às materiais. No entanto, as experiências estéticas são consideradas
menos relevantes que roupas e acessórios ou mesmo dispositivos eletrónicos, o que sugere que
nem todos os tipos de experiências de lazer são preferíveis a bens materiais. Para além disso,
tornou-se evidente que os millennials desejam experiências que correspondam às suas distintas
expectativas emocionais e que sejam experiencialmente diversas.
en
Nowadays, consumers all over the world are opting for having leisure experiences over owning
material possessions. One group in particular is said to be primarily responsible for driving this
consumer shift - the millennial generation. As millennials become the generation with the
highest global spending power and global expenditure on the experience economy continues to
rise, it is pressing to comprehend the dynamic of this environment.
Hence, the objective of this dissertation is to better understand the relation between the
millennial generation and the experience economy and, more precisely, this cohort’s preference
for experiences over possessions and the role played by the experiential categories themselves
(entertainment, educational, escapist and esthetic).
As such, to discover which experiential realms and elements are more valuable to millennials
and the deeper personal outcomes they desire from each experience type, a questionnaire was
devised to assess their behaviors and beliefs on this matter. The collected data was analyzed
through descriptive statistics.
Findings show that millennials exhibit a strong overall preference for experiential purchases
over material ones. Yet, esthetic experiences are deemed less relevant than clothes and
accessories or even electronic devices, which suggests that not all types of leisure experiences
are preferred to material possessions. Additionally, it became evident that millennials desire
experiences that correspond to their distinct emotional expectations and that are experientially
diverse.