Título
Plano de negócio: Do it in Portugal
Autor
Maricato, André Correia
Resumo
pt
Devido às condições geográficas, históricas e culturais, o turismo é umas das atividades mais importantes para Portugal, tendo um grande impacto na economia, através do seu potencial exportador e de criação de emprego.
Com o desenvolvimento do acesso à Internet, este foi um dos sectores que mais rapidamente se ajustou aos novos comportamentos do consumidor, e, hoje em dia, a Internet é uma constante em todas as etapas da viagem. Para além disto, a abertura das fronteiras e o desenvolvimento económico permitiu que o número de turistas aumentasse, assim como a sua exigência e a necessidade de encontrar experiências diferentes.
Surge assim a ideia de analisar um segmento pouco explorado na venda de produtos turísticos online. Enquanto que a oferta de voos e hotéis está bastante desenvolvida, a oferta de atividades não tem o mesmo nível de maturidade. Assim, pretende-se criar uma plataforma de troca de experiências e venda de atividades únicas. Este plano de negócios foi desenvolvido para avaliar o potencial económico desta ideia e desenvolver o conceito associado a um conjunto de serviços que permita gerar um retorno do capital a investir. A análise começa com uma revisão de literatura associada ao processo de planeamento e compra de viagens, comunidades online e à definição de modelos de negócio online. De seguida realiza-se uma análise situacional para perceber se as condições existentes permitem o desenvolvimento do negócio. Posteriormente define-se a estratégia e o modelo de negócio da empresa. E por fim é realizada uma análise da viabilidade do projeto.
en
The geographic, historic and cultural conditions, make tourism one of the main economic activities in Portugal, having big impact in the exports and job creation.
With the development of the Internet access, this was one of the industries that adjusted more quickly to new consumer behaviors, and nowadays, the existing mobile technology provide Internet access to tourists across all of the trip phases.The free movement of people and the economic development were drivers to the growth in the number of tourists and their demand to find unique experiences.
With this in mind, surges the idea to analyze an underexplored segment in the online commerce of touristic products. Whereas this market is highly developed in flights and accommodation products, there isn’t the same maturity in touristic activities. Therefore, the ambition is to create a platform to exchange experiences and sell unique activities.
This business plan was written to evaluate the idea economic potential and to develop a set of services that allows to get return in the investment. The analysis begins with a literature review on tourism and trip planning and purchasing behavior, and the role of online communities in travel search. Then the market conditions are assessed through a situational analysis and the opportunities, threats and key success factors are listed. Afterwards the strategy and business model are defined. And finally is made a financial analysis of the project.