Título
Gestão dos novos media: A utilização das redes sociais como meio de consumo de conteúdos desportivos em Portugal
Autor
Teixeira, Frederico Lobato Baptista
Resumo
pt
Ao longo dos últimos anos, os Novos Media têm sido plataformas de partilha,
produção e transmissão de conteúdos têm assumido um papel fundamental na vida dos
indivíduos e da sociedade atual, sendo esse o reflexo que se pretende transmitir ao longo
desta dissertação com a transmissão de conteúdo desportivo.
Nesta pesquisa, pretende-se analisar a utilização que os canais desportivos fazem
dos Novos Media, em particular a SportTV Portugal e a Eleven Sports Portugal. Para
tal, ao longo da presente dissertação, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica tendo em
conta os autores e os modelos conhecidos na área de conhecimento da Comunicação,
Novos Media e transmissão de conteúdo desportivo, bem como, uma metodologia assente
em entrevistas semiestruturadas aos respetivos diretores de Redes Sociais de ambos os
canais, bem como, uma análise de conteúdo às páginas de Instagram e YouTube de ambas
as empresas.
O presente estudo permitiu concluir que as práticas exercidas por ambas as
organizações são bastante semelhantes, mas não idênticas, sendo que tal acontecimento
se verifica por possuírem diferentes modelos de negócio e diferentes naturezas e
identidades organizativas no que toca aos mercados em que ambas atuam. Assim, concluise
por um lado, que ambas se terem adaptado relativamente bem aos tempos modernos e
à forma como as TIC têm evoluído ao longo do tempo, por intermédio das Redes Sociais,
mas, por outro lado que apesar de ambas querem atingir o mesmo consumidor final, estas
apresentam linguagens diferentes na sua transmissão e partilha de conteúdos desportivos.
en
Over the past few years, New Media have been platforms for sharing, producing
and transmitting content and have assumed a fundamental role in the lives of individuals
and today's society, which is the reflex that is intended to be transmitted throughout this
dissertation with the transmission of sports content.
In this research, we intend to analyze the use that sports channels make of New
Media, in particular SportTV Portugal and Eleven Sports Portugal. To this end,
throughout this dissertation, a bibliographic search was carried out taking into account
the authors and models known in the area of knowledge of Communication, New Media
and transmission of sports content, as well as a methodology based on semi-structured
interviews with the respective directors. of Social Networks of both channels, as well as
a content analysis to the Instagram and YouTube pages of both companies.
The present study allowed us to conclude that the practices exercised by both
organizations are quite similar, but not identical, and this event is verified by having
different business models and different natures and organizational identities with respect
to the markets in which both operate. Thus, it is concluded on the one hand, that both
have adapted relatively well to modern times and to the way that ICT has evolved over
time, through Social Networks, but, on the other hand, despite both wanting to reach the
same final consumer, they present different languages in their transmission and sharing
of sports content.