Teses e dissertações

Mestrado
Gestão de Novos Media
Título

Gestão dos novos media: A utilização das redes sociais como meio de consumo de conteúdos desportivos em Portugal

Autor
Teixeira, Frederico Lobato Baptista
Resumo
pt
Ao longo dos últimos anos, os Novos Media têm sido plataformas de partilha, produção e transmissão de conteúdos têm assumido um papel fundamental na vida dos indivíduos e da sociedade atual, sendo esse o reflexo que se pretende transmitir ao longo desta dissertação com a transmissão de conteúdo desportivo. Nesta pesquisa, pretende-se analisar a utilização que os canais desportivos fazem dos Novos Media, em particular a SportTV Portugal e a Eleven Sports Portugal. Para tal, ao longo da presente dissertação, foi efetuada uma pesquisa bibliográfica tendo em conta os autores e os modelos conhecidos na área de conhecimento da Comunicação, Novos Media e transmissão de conteúdo desportivo, bem como, uma metodologia assente em entrevistas semiestruturadas aos respetivos diretores de Redes Sociais de ambos os canais, bem como, uma análise de conteúdo às páginas de Instagram e YouTube de ambas as empresas. O presente estudo permitiu concluir que as práticas exercidas por ambas as organizações são bastante semelhantes, mas não idênticas, sendo que tal acontecimento se verifica por possuírem diferentes modelos de negócio e diferentes naturezas e identidades organizativas no que toca aos mercados em que ambas atuam. Assim, concluise por um lado, que ambas se terem adaptado relativamente bem aos tempos modernos e à forma como as TIC têm evoluído ao longo do tempo, por intermédio das Redes Sociais, mas, por outro lado que apesar de ambas querem atingir o mesmo consumidor final, estas apresentam linguagens diferentes na sua transmissão e partilha de conteúdos desportivos.
en
Over the past few years, New Media have been platforms for sharing, producing and transmitting content and have assumed a fundamental role in the lives of individuals and today's society, which is the reflex that is intended to be transmitted throughout this dissertation with the transmission of sports content. In this research, we intend to analyze the use that sports channels make of New Media, in particular SportTV Portugal and Eleven Sports Portugal. To this end, throughout this dissertation, a bibliographic search was carried out taking into account the authors and models known in the area of knowledge of Communication, New Media and transmission of sports content, as well as a methodology based on semi-structured interviews with the respective directors. of Social Networks of both channels, as well as a content analysis to the Instagram and YouTube pages of both companies. The present study allowed us to conclude that the practices exercised by both organizations are quite similar, but not identical, and this event is verified by having different business models and different natures and organizational identities with respect to the markets in which both operate. Thus, it is concluded on the one hand, that both have adapted relatively well to modern times and to the way that ICT has evolved over time, through Social Networks, but, on the other hand, despite both wanting to reach the same final consumer, they present different languages in their transmission and sharing of sports content.

Data

21-jan-2021

Palavras-chave

Social media
Novos média
New media
Desporto
Sports
Digital
Rede social
Information technologies
Tecnologia da Informação
Comunicação -- Communication

Acesso

Acesso livre

Ver no repositório  
Voltar ao topo