Título
Unidade terapêutica: desenvolvimento de um programa residencial de intervenção com crianças e jovens com história de maus-tratos
Autor
Lopes, Fábio Júlio Serrano
Resumo
pt
Os maus tratos a crianças e jovens, bem como a problemática da institucionalização tem sido alvo de maior atenção nos últimos anos no contexto nacional e internacional, concretamente no âmbito dos impactos que esses fenómenos têm tido no desenvolvimento das crianças, tendo a maioria das investigações demonstrado que ocorrem consequências negativas sobre vários domínios, como sejam o social, físico ou cognitivo. De entre os factores que têm suscitado o aumento do interesse na temática, destaca-se o facto de cada vez mais as instituições de acolhimento terem acolhidos jovens com idades mais avançadas, que evidenciam graves problemas comportamentais e de saúde mental, muitas vezes associados a experiências de maus tratos. Num relatório nacional de 2012, 19% das crianças e jovens que se encontram nas instituições de acolhimento evidenciam problemas de comportamento, dados que reforçam a necessidade de se implementarem estratégias de intervenção terapêutica para os problemas decorrentes da institucionalização e dos maus tratos. No presente trabalho realizou-se inicialmente uma avaliação de necessidades, na qual se delineou um estudo qualitativo. Os resultados demonstraram evidentes necessidades de melhoria no funcionamento de uma unidade terapêutica, nomeadamente ao nível da formação dos técnicos e da adequação dos perfis de jovens acolhidos aos objectivos da unidade. Partindo de um referencial teórico sobre os maus tratos e institucionalização desenvolveu-se um programa terapêutico de acolhimento institucional, e um modelo de avaliação que procura analisar os efeitos que ocorram durante a participação neste programa.
en
The abuse of children and youth, as well as the problem of institutionalization has been given more attention in recent years in the national and international context, particularly in the context of the impact that these phenomena have had on the development of children, with most investigations demonstrated negative consequences that occur on various fields such as the social, physical and cognitive . Among the factors that have sparked increased interest in the issue, we highlight the fact that more host institutions have welcomed young people to older ages, which show severe behavioral problems and mental health, often linked to experiences of maltreatment. In a 2012 national report, 19 % of children and youth who are in residential institutions show behavioral problems, data reinforce the need to implement intervention strategies to the problems arising from institutionalization and abuse. In the present work is an initial needs assessment, in which he outlined a qualitative study. The results showed initially improvement needs in the operation of a therapeutic unity, particularly in terms of training and technical adequacy of profiles of young people attending the objectives of the unit. From a theoretical framework about the abuse and institutionalization were developed a therapeutic program of institutional care, and an evaluation model that analyzes the effects that occur during participation in this program.