Título
A communication plan for Landescape: A Portuguese cultural and adventure travel agency
Autor
Silva, Cristiana Sofia Vieira da
Resumo
pt
A Landescape é uma agência nacional de viagens de cultura e aventura fundada em 2016 com
o objetivo de proporcionar experiências únicas, responsáveis e locais através de viagens em
grupo guiadas por um líder de viagens português.
Este conceito de viagens não é amplamente conhecido e a agência precisa investir mais em
marketing para aumentar o seu reconhecimento e intensificar a intenção de compra do públicoalvo, bem como criar uma estratégia para abordar segmentos B2B para viagens customizadas.
Portanto, um Plano de Comunicação para 2021 foi criado, com o intuito de apoiar a
Landescape a atingir esses objetivos e estudar as características singulares e o comportamento
do consumidor associados a este tipo de agências de viagem.
Além disso, com o surgimento da pandemia, a indústria do turismo foi fortemente afetada
e, por isso, uma comunicação eficaz tornou-se ainda mais relevante para reconquistar a
confiança dos viajantes.
Para atingir estes objetivos, a autora recorreu a uma revisão de literatura, análise externa e
análise interna para adquirir os conhecimentos base e orientações necessárias para criar o plano,
bem como um questionário "online" e uma entrevista com a responsável pela comunicação da
Landescape, que garantiram uma visão clara do que a marca representa e do "status quo" do
mercado-alvo.
Consequentemente, o Plano de Comunicação proposto considerou esta pesquisa ao definir
a estratégia de marketing, determinar os objetivos e mensagem, e ao criar sugestões para
melhorar o "mix" promocional atual e delinear novas campanhas e atividades.
en
Landescape is a national cultural and adventure travel agency founded in 2016 that aims to
provide unique, responsible and local experiences through group trips guided by a Portuguese
travel leader.
This travel concept is not widely known yet and the agency needs to invest more in
marketing to increase awareness and intensify purchase intention from the target audience, as
well as to create a strategy to approach B2B segments for customized trips.
Therefore, the author decided to create a Communication Plan for 2021, to help Landescape
achieve these goals and study the unique characteristics and consumer behaviour associated
with this type of travel agencies.
Moreover, with the emerge of a pandemic the tourism industry was strongly affected and
therefore effective communication become even more relevant to regain travellers’ trust.
In order to achieve these objectives, the author resorted to a literature review, external
analysis and internal analysis to acquire the base knowledge and guidelines necessaire to design
the plan, as well as an online questionnaire and an interview with Landescape’s Communication
Manager, which together ensured the author had a clear view of what the brand represents and
the "status quo" of the target market.
Consequently, the Communication plan purposed considered this research while defining
the marketing strategy, determining the objectives and message, and creating suggestions to
improve the current communication mix and designing new campaigns and activities.