Título
A communication plan for a portuguese travel agency: Portugal with
Autor
Almeida, Ana Sofia Ferreira de
Resumo
pt
A Portugal With é uma agência de viagens portuguesa fundada em 2013 com o objetivo de
proporcionar uma experiência personalizada e pessoal aos seus clientes. Disponibiliza uma
vasta oferta de viagens, contando com o apoio de vários operadores nacionais e internacionais.
Tendo em conta a origem familiar desta empresa, o passa-palavra foi desde sempre o
principal meio de divulgação da marca. No entanto, a era digital dos dias de hoje e a situação
pandémica existente há mais de um ano, criaram uma necessidade de investir mais em
marketing, essencialmente digital, para aumentar o reconhecimento da marca e intensificar a
presença da mesma junto do público-alvo.
Desta forma, foi criado um Plano de Comunicação para o segundo semestre de 2021, com
o intuito de estudar as caraterísticas e comportamento do consumidor relativamente ao mercado
das agências de viagens e desta forma, auxiliar a Portugal With com uma estratégia que permita
atingir os objetivos acima mencionados.
Para desenvolver este plano de comunicação, a autora recorreu primeiramente a uma
revisão de literatura, análise externa e análise interna. Para além disso, realizou um questionário
online e uma entrevista com a responsável pela Portugal With, que forneceram uma visão clara
sobre a marca e as caraterísticas do público-alvo. Como consequência desta abordagem inicial
resultou o Plano de Comunicação proposto em que se definiu uma estratégia que permite
alcançar os objetivos definidos com ações de comunicação, de forma a melhorar o mix
promocional atual.
en
Portugal With is a Portuguese travel agency founded in 2013 with the aim of providing a
personalized and personal experience to its customers. It offers a wide range of trips with the
support of several national and international operators.
Taking into account the family origin of this company, spreading the word, has always been
the main way of publicizing the brand. However, today's digital age and the pandemic situation
that has existed for over a year have created a need to invest more in marketing, essentially
digital, to increase brand awareness and intensify its presence with the target audience.
In this way, a Communication Plan for the second half of 2021 was created in order to study
the characteristics and behavior of the consumer in relation to the travel agency market and,
thus, assist Portugal With, with a strategy that will achieve the above objectives mentioned.
To develop this communication plan, the author first made use of a literature review,
external analysis and internal analysis. In addition, she conducted an online survey and an
interview with the person responsible for Portugal With, who provided a clear view of the brand
and the characteristics of the target audience. As a result of this initial approach, the proposed
Communication Plan resulted in a strategy that allows reaching the objectives defined with
communication actions in order to improve the current promotional mix.