Título
Proposta de modelo de avaliação da maturidade na gestão de fornecedores: o caso da Albicerca
Autor
Coutinho, Margarida Ribeiro
Resumo
pt
A gestão da cadeia de abastecimento tem emergido como uma das áreas mais relevantes na
persecução de vantagem competitiva, na criação de valor e contribuição para a sobrevivência
das organizações no longo prazo. Esta emergência deve-se em grande parte ao dinamismo do
mercado e à globalização que fazem aumentar a competitividade, pelo que as organizações
precisam de encontrar novas formas de se adaptarem. É neste sentido, que emerge o foco nas
relações com os seus fornecedores.
Deste modo, o principal objetivo deste trabalho de investigação consiste na formulação de
uma ferramenta de avaliação que apoie as organizações no processo evolutivo da sua função de
gestão de fornecedores, através da construção de um modelo de maturidade, que permite a
avaliação de diversas dimensões da função bem como a descrição de cada nível de maturidade
com o objetivo de apresentar diretrizes com vista ao alcance de um maior nível de sofisticação
e maturidade.
A abordagem seguida para o desenvolvimento do modelo foi baseada na revisão de
literatura e na análise de modelos de desenvolvimento e de maturidade. Face ao exposto, foi
desenvolvido um questionário que foi aplicado à organização selecionada para a investigação,
com o objetivo de avaliar o grau de maturidade da sua função de gestão de fornecedores. Os
resultados revelam que a organização em análise expôs a realidade evidenciada pela literatura,
ou seja, que as organizações negligenciam a importância da gestão de fornecedores. Como tal
a empresa apenas atingiu o nível 2 no formulado modelo de maturidade na gestão de
fornecedores.
en
Supply chain management has emerged as one of the most relevant areas to achieve competitive
advantage, creating value, and contribute to the long-term survival of organisations. This
emergence is largely due to market dynamism and globalisation, which increases
competitiveness, so organisations need to find new ways to adapt. It is in this sense that the
focus on the relationships with suppliers emerges.
Thus, the aim of this research is the formulation of an evaluation tool that supports
organizations in the evolutionary process of their supplier management function, through the
construction of a maturity model, which allows the evaluation of several dimensions of the
function as well as the description of each maturity level with the aim of presenting guidelines
in order to reach a higher level of sophistication and maturity.
The approach used in the development of the model was based on a literature review and
the analysis of several development and maturity models. In order to assess the maturity level
of the supplier management function in the selected organization for the research, a
questionnaire was developed and applied to the organisation manager. The results reveal that
the organisation under analysis exposed the reality evidenced by the literature, i.e. that
organisations neglect the importance of supplier management. As such, the company has only
reached level 2 in the formulated maturity model for supplier management.