Título
Transformação e Era Digital: Análise de modelos de maturidade de transformação digital
Autor
Junior, Paulo Carrijo
Resumo
pt
Nas últimas décadas as tecnologias de informação sofreram grandes mudanças. Nesta evolução, a distinção entre tecnologias e processos que as organizações implementam estão tão ligadas aos seus clientes e mercados que as fronteiras entre as operações internas da organização e o seu ecossistema externo (clientes, mercados, concorrentes, reguladores) está a desaparecer.
Neste contexto, as organizações que desejam prosperar na era digital necessitam de efetuar mudanças substantivas com o objetivo de passar da implementação de tecnologias para tornar eficientes os seus processos de negócio para a verdadeira transformação do negócio, ou seja, devem acelerar o processo de Transformação Digital.
Os modelos de maturidade digital oferecem às organizações uma possibilidade simples de medir a qualidade de seus processos digitais. Os primeiros Modelos de Maturidade de Transformação Digital (MMTD) tiveram origem em 2013 e devido a este curto período de existência, sua aplicação no mundo digital ainda apresenta vários desafios.
As Empresas de Consultoria vêm tendo uma participação importante no desenvolvimento de modelos de maturidade, com vistas a ajudar as organizações a entenderem o ambiente digital e suas necessidades.
Nesse cenário, o objetivo deste trabalho é estruturar e analisar a literatura disponível no terreno de investigação sobre MMTD, tanto na literatura académica, quanto nas publicações de Empresas de Consultoria e Empresas de Estudo de Mercado. Comparar e analisar os modelos para clarificar a situação atual de desenvolvimento dos MMTD e contribuir com orientações aos empresários e profissionais de quais fatores importantes a serem considerados e analisados para a escolha do melhor MMTD.
en
In recent decades, information technologies have undergone major changes. In this evolution, the distinction between technologies and processes that organizations implement are so linked to their customers and markets that the boundaries between the organization's internal operations and its external ecosystem (customers, markets, competitors, regulators) are disappearing.
In this context, organizations that wish to prosper in the digital age need to make substantive changes in order to move from implementing technologies to make their business processes efficient to the true transformation of the business, that is, they must accelerate the Digital Transformation process.
Digital maturity models offer organizations a simple possibility to measure the quality of their digital processes. The first Digital Transformation Maturity Models (MMTD) originated in 2013 and due to this short period of existence, its application in the digital world still presents several challenges.
Consulting Companies have been playing an important role in the development of maturity models, with a view to helping organizations understand the digital environment and their needs.
In this scenario, the objective of this work is to structure and analyze the literature available in the field of research on MMTD, both in academic literature and in publications by Consulting Companies and Market Research Companies. Compare and analyze the models to clarify the current situation of development of MMTD and contribute with guidance to entrepreneurs and professionals on which important factors to be considered and analyzed for the choice of the best MMTD.