Título
Acceptance and intention to use drone delivery services in the city of Lisbon
Autor
Alvarez, Jonathan Alonso Villanueva
Resumo
pt
O rápido crescimento do e-commerce e da entrega de encomendas tornou as entregas ”last-mile” menos
eficientes ao longo dos anos. As empresas procuram continuamente encontrar soluções para o problema do
“last-mile”, onde a necessidade de reduzir os custos vai ao encontro da satisfação do cliente. Nesse contexto,
o serviço de entrega de encomendas por drones surge como um projeto de tecnologia inovador para
solucioná-lo. Embora a sua utilização esteja a expandir-se na Europa, a sua sensibilização e aceitação em
Portugal têm de ser dirigidas para planear as entregas de drones na logística urbana.
Este trabalho analisa a aceitação e intenção de utilização dos serviços de entrega por drones por parte
dos consumidores da cidade de Lisboa. A pesquisa baseia-se em dados primários recolhidos por inquérito
online respondido por 300 pessoas residentes em Lisboa, entre portugueses e estrangeiros com idades
compreendidas entre os 18 e mais de 65 anos. São avaliados aspetos como o impacto dos benefícios e
preocupações percebidas sobre a atitude e intenção de uso, assim como o nível de consciência e variáveis
como género, carta de condução e área de residência.
Os resultados do estudo mostram que a atitude em relação à entrega por drone tem impacto na intenção
de usá-lo, dependendo de como as pessoas percecionam os benefícios e as preocupações.
Do ponto de vista da gestão, este estudo serve como fonte de informação para empresas que planeiam
implementar serviços de entrega por drones, pois contém informações valiosas sobre os fatores de aceitação
dos consumidores.
en
The rapid growth of e-commerce and parcel delivery has made last mile deliveries less efficient over the
years. Companies are aware of that and continuously try to find solutions for the last mile problem, where
the need to lower the costs meets the customer satisfaction. In this context, drone delivery service appears
as an innovative technology design to solve these problems. Even though its use is expanding in Europe,
its awareness and acceptance in Portugal need to be addressed to plan drone deliveries in urban logistics.
This work examines the acceptance and intention to use drone delivery services by consumers in the
city of Lisbon. The research is based on primary data collected by a web survey answered by 314 people
living in Lisbon, within Portuguese and foreigners aged between 18 to over 65 years old. Aspects like the
impact of perceived benefits and concerns on attitude and intention to use are evaluated, as well as the level
of awareness and the impact of variables like gender, owning a driving license and area of residency.
The results of the study show that the attitude towards drone delivery has an impact on the intention to
use it, depending on how people perceive the benefits and concerns.
From a managerial perspective, this study serves as information sources for companies planning to
invest or implement drone delivery services, as it contains valuable information regarding the factors for
consumers’ acceptance.